Foi bom tocar no assunto. Eu considero que deveríamos remodelar o nosso ensino superior e colco como exemplo a sistema da Itália o qual conheço bem. Nos anos de 2003-2004 a Itália remodelou a forma de sua Istruzione superiore (Universitá) a fim de colocá-la nos padrões de ensino superior da União Europeia. O sistema universitário italiano passou a ter três ciclos de estudos:
1- Primeiro ciclo: são as graduações normais, que duram três anos; 2-Segundo ciclo: são os mestrados e as pós-graduações, que duram dois anos; 3-Terceiro ciclo: são os doutorados e outros diplomas acadêmicos referentes a pesquisas mais avançadas, nesses casos a duração de cada curso pode variar. Deixo aqui uma tabela que resume as varias classes os anos de ensino. A par disso eles tem o que se chama Escolas Politécnicas onde a formação Técnica é privilegiada.
Políbio, tem algo de muito errado e injusto nessa lista, porque a FACINEPE, aquela do Magnífico Reitor José Fortunati, deveria ter lugar cativo no podium.
4 comentários:
No Brasil, segundo a publicação, só as públicas se salvaram. Preocupante!
Foi bom tocar no assunto. Eu considero que deveríamos remodelar o nosso ensino superior e colco como exemplo a sistema da Itália o qual conheço bem.
Nos anos de 2003-2004 a Itália remodelou a forma de sua Istruzione superiore (Universitá) a fim de colocá-la nos padrões de ensino superior da União Europeia.
O sistema universitário italiano passou a ter três ciclos de estudos:
1- Primeiro ciclo: são as graduações normais, que duram três anos;
2-Segundo ciclo: são os mestrados e as pós-graduações, que duram dois anos;
3-Terceiro ciclo: são os doutorados e outros diplomas acadêmicos referentes a pesquisas mais avançadas, nesses casos a duração de cada curso pode variar.
Deixo aqui uma tabela que resume as varias classes os anos de ensino.
A par disso eles tem o que se chama Escolas Politécnicas onde a formação Técnica é privilegiada.
Políbio, tem algo de muito errado e injusto nessa lista, porque a FACINEPE, aquela do Magnífico Reitor José Fortunati, deveria ter lugar cativo no podium.
a culpa da péssima qualidade é da ideologia retrógrada e, do "freirismo" que está presente em todos níveis da educação brasileira.
Postar um comentário