Congresso decreta o impeachment da cúpula do CNJ do Peru

O Congresso do Peru aprovou nesta sexta-feira, por unanimidade, a destituição dos integrantes do Conselho Nacional da Magistratura (CNM). Os sete conselheiros do órgão estão envolvidos em um escândalo de corrupção envolvendo os mais altos níveis do judiciário peruano revelado após a divulgação das suas conversas telefônicas. O CNM tem funções similares ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Brasil. Os afetados são Hebert Marcelo Cubas, Baltazar Morales, Maritza Aragón, Orlando Velásquez, Ivan Noguera, Guido Águila e Julio Gutiérrez Pebe.

Conhecida a votação, Vizcarra afirmou que "a remoção dos membros do CNM "é um passo fundamental para reformar o sistema judicial". Em sua conta no Twitter, o presidente saudou a decisão do Congresso. "Agora vamos seguir trabalhando para devolver a todos os peruanos a confiança em suas instituições", disse.

Neste sábado, o presidente do país, Martín Vizcarra, juramentou o novo ministro da Justiça, Vicente Zeballos, em substituição a Heresi, também destituído e envolvido no escândalo. 

7 comentários:

Anônimo disse...

Aqui no Brasil TAMBÉM é necessário, onde colocar em grades os do TSJ, STF, TCU, TSE e CNJ tem que ocorrer para limpar o Brasil e livrá-lo destes crápulas.

Anônimo disse...

Polibio, conheço o Peru e penso em mudar para este país,

Anônimo disse...

Belo exemplo a ser seguido no Brasil. Nossas Instituições estão fragmentadas com as indicações político partidarias, perdendo a confiança da população. Quem ainda acredita na nossa Justiça?

Anônimo disse...

Os conselhos tem funções básicas.Aparelhamento para pressão sobre o sistema e desvio dos tramites normais e empregos com salários exorbitantes para camaradas.

Anônimo disse...

O problema do Brasil é que aqui tanto o STF como o congresso são corruptos e cúmplices.

Anônimo disse...

As coisas estão mudando e tem gente que ainda não percebeu, em todas as partes do mundo a mudança virá para melhor.Quem não consegue viver com seu trabalho honesto e apela para subterfugios5, deve ser punido com severidade.

Anônimo disse...

No bBrasi a farra da gangue do STF continua.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/