Ação sobre trens mal comprados da Trensurb será ajuizada até o final do ano pelo MPF


O contrato malfeito foi fechado no governo Dilma.

O repórter Jefferson Klein, Jornal do Comércio, foi atrás das investigações sobre a compra de 15 novos trens para o Trensurb, um contrato recheado de interrogações e descobriu que atualmente algumas unidades estão em processo de recall. Os trens foram entregues à Trensurb pelo Consórcio FrotaPoa (composto pelas empresas Alstom e CAF), entre maio de 2014 e março de 2015. Eles nunca chegaram a operar todos ao mesmo tempo. 

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Devido a esse cenário, o procurador da República Celso Tres adianta que, até o final do ano, pretende ajuizar na Justiça Federal uma ação civil pública para ressarcir os prejuízos da companhia e usuários. A medida terá como alvos os ex-dirigentes da Trensurb (Marco Arildo Prates da Cunha e Humberto Kasper) que adquiriram os trens e o consórcio que forneceu os equipamentos. Tres reforça que a intenção é que seja reparado o dano ocasionado pelos problemas verificados com esses veículos. O preço total pago pela Trensurb pela aquisição foi de R$ 243,7 milhões, incluindo, além dos próprios trens, o fornecimento de projeto, materiais e equipamentos especiais, mão de obra para montagem e testes, treinamento e garantia. No momento, conforme a empresa, nove trens que passaram pelo processo de recall foram autorizados para operação e o décimo deve ser liberado nesta semana. 

CLIQUE AQUI para ler toda a reportagem, que é bem consistente. 

15 comentários:

Miss Pedalada 2016 disse...

Políbio, tá tudo bem, tá tudo certo, a ação judicial chega em boa hora. Mas e o apartamento de Miami/EUA entra nessa ??

Anônimo disse...

DE 1985 PARA CÁ, O PAÍS SÓ FALOU EM DIREITOS, DIREITOS E DIREITOS. ESSE FOI O MAL DA NAÇÃO E DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS. DERAM DIREITOS DEMAIS AOS SEUS CIDADÃOS/FILHOS SEM COBRAR-LHES OS DEVIDOS DEVERES. O POVO FOI INDUZIDO A ENTRAR NUM MUNDO CONSUMISTA SEM O DEVIDO PREPARO INTELECTUAL/PROFISSIONAL/FINANCEIRO. OS GOVERNOS DE ESQUERDA INCUTIRAM NA CABEÇA DO POVO QUE, COM UM PEQUENO PUNHADO DE DINHEIRO NA MÃO, PODE-SE TER QUASE TUDO NA VIDA. NÃO É ASSIM. A HORA DA MUDANÇA É AGORA! OU É JAIR OU JÁ ERA! A TERRA BRASILEIRA SERÁ POVOADA POR GENTE QUE TRABALHARÁ PARA ENGRANDECER A NAÇÃO! TODOS OS BRASILEIROS SEGUIRÃO NUM NOVO RUMO. PARA CIMA E AVANTE! VAMOS SEGUIR A BÚSSOLA DO CAPITÃO! BOLSONARO 17!

Anônimo disse...

Lendo esta matéria, lembre de uma coisa: certo "ex-presidente" da Trensurb, que, registre-se, não tem seu nome envolvido na compra desses trens, a partir do ano que vem ficará sem mandato, e sem mandato, perde muita coisa, volta a ser cidadão comum, sem as benesses e privilégios legais de ser parlamentar federal.

Anônimo disse...

Tem que ir fundo e cadeia para esses ladroes do dinheiro público.

Anônimo disse...

O PRocurador Celso Tres está certo. Está certo em "não fazer boca de urna", como alguns membros do Judiciário e MPF estão fazendo.

Anônimo disse...

Nada do governo da aberração Dilma deu certo. Ate ela ter nascido é um erro da natureza. Lula pegpu esta debilóide e botou lá em Brasília e o país foi pro buraco.Os outros debilóides e retardados continuam votando em PT.

Anônimo disse...

A combinação perfeita dos ladrões do PT-partido-quadrilha é: TRENS MAL COMPRADOS E PROPINAS BEM PAGAS! Quer ver se o homem ou mulher são petralhas???
É só falar PAGO PROPINA! Se for homem petralha, ele oferece a bundinha, se for petralha mulher, ela abaixa as calcinhas! Porque? Porque são capitalistas!

Anônimo disse...

Senhor editor, tens certeza do valor R$ 243,7 milhões?
Estes trens foram adquiridos numa condição especial, uma tal de RDC, onde houve a redução de 54% do seu valor em impostos, ou seja o valor de aquisição com os impostos é hoje de R$ 375,3 milhões de reais, sem nenhuma correção monetária em dólares, pois na época de sua aquisição um dólar valia R$ 1,82.portanto com o dólar valendo, hoje R$3,75 o custo atualizado destes trens é R$ 773,28. Sem considerar o termo aditivo de um valor superior a R$ 40,0 milhões também pago as este consórcio, coisa que ninguém fala. Como se percebe a estória não está muito bem contada, além do apartamento em Miami há outras benesses que rolaram, quiçá ainda rolam por ai, não só para ex-presidentes

Anônimo disse...

Alem de tudo que foi, aqui comentado, existem outras razões para considerar esta compra como infeliz:

1- as justificativas para a compra de trens, como aumento de demanda não aconteceu, hoje a demanda diária é de 175 mil passageiros dia, proporcionalmente a menor da história.
2- a Licitação foi direcionada, para que a Alstom e CAF vencessem.
3- a direção da Trensurb, a ALSTOM e CAF já sabiam quem ia vencer a licitação, bem antes da apresentação das propostas.
4- os técnicos da Trensurb aceitaram modificações nas especificações dos trens, sem nenhuma contrapartida.
5- O sistema de operação e manutenção foi projetado para 25 trens e não 40.
6- Para adequar todo o sistema e utilizar 40 trens a demanda deveria aumentar e a Trensurb teria que investir R$ 400 milhões.
7- A Trensurb abriu duas sindicâncias para averiguar irregularidades, mas já sabemos que não vai dar em nada, pois atual direção não esta interessada em descobrir nada, porque poderia comprometer amigos da antiga gestão.


Anônimo disse...

É mentira que já forma liberados 9 trens novos para a operação. Atualmente apenas 5 trens novos estão disponíveis para a circulação. A direção da Trensurb está mentindo para a imprensa. Basta ligar para o Centro de Controle Operacional da Trensurb e perguntar. Fone: 3363 8094

Anônimo disse...

Mesmo que o Consórcio libere os 15 trens a Trensurb não tem condições operacionais para circular com 40 trens e nem demanda necessária. Não era preciso comprar estes trens e considero, no mínimo improbidade administrativa das direções anteriores e conivência da atual direção.

Anônimo disse...

Por que a licitação foi direcionada.
1- Dia 02/08/2012, dia da Audiência Pública, a Direção da Trensurb informou aos interessados na licitação, que não poderia haver consórcio, que o valor não poderia ultrapassar os R$220 milhões e foi apresentada as especificações técnica dos trens.
2- Dia 08/10/2012 foi lançado o edital, quando foi informado que poderia haver consórcio e o valor da compra poderia ser até R$244 milhões.
3- Dia 23 e 24 de outubro de 2012 a Alstom e Caf recebem o atestado de visita técnica, documento exigido conforme edital. Estas foram as únicas empresas que receberam este atestado, portanto a partir desta data todos já sabiam quem apresentaria propostas. Foi neste momento que as empresas se consorciam.
4- No dia 12 e 13 de novembro de 2012 a equipe técnica da Trensurb reúne-se com a Alstom e CAF para elaborar o projeto básico e alterar as especificações dos trens a favor do consórcio e sem nenhuma contrapartida para a Trensurb.
5- No dia 26 de novembro de 2012 é assinado o contrato. Como o consórcio sabia que seriam os vencedores apresentaram um desconto de 0,1 % do preço global.

Quem entende um pouco de licitação pode verificar que houveram várias irregularidades neste processo. Sem contar que não precisaria comprar estes trens.


Anônimo disse...

Uma das evidências mais claras, que demostram que a Trensurb não foi projetada para 40 trens e sim 25, são as constantes pichações que sofrem os trens, por ficarem nos terminais por falta de espaço nos pátios de operação e manutenção.
Essa improbidade tem que ser investigada com rigor e profundidade.

Anônimo disse...

Em 2014 a CGU apontou a Trensurb sobre possíveis irregularidades na aquisição dos trens novos e em 2015 reconsiderou os apontamentos após as explicações da empresa.

Os apontamentos foram os seguintes:
1- A compra dos trens foram alteradas de 6 carros para 4 carros;
2- A substituição de aço inox para aço inox austenítico;
3- Fragilidade na estimativa de preços dos trens;
4- Falta de justificativas dos quantitativos dos sobressalentes:
5- Requisitos da qualificação técnica das empresas;

Foi muito fácil se defender destes apontamentos.

Mas o que ficou de fora destes apontamentos:

1- As estimativas que justificaram a compra dos trens aconteceram;
2- A Trensurb estava preparada técnica e fisicamente para operar 40 trens.
3- As especificações dos trens foram alteradas durante o processo;
4- Havia necessidade de comprar 15 trens.

Se fossem feitos estes apontamentos seria muito complicado se defender.

Anônimo disse...

Erro na psotagem das 7:32

1- As estimativas que justificaram a compra dos trens não aconteceram.

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