Análise - Surpresa baixista com o IPCA de novembro reforçou cenário favorável para a inflação

Com Dilma e o PT, a inflação passou dos dois dígitos e em trajetória de alta. Em menos de dois anos, o governo Temer fez o índice despencar de modo vigoroso e com viés de baixa.

Os economistas do Bradesco acabam de enviar esta análise para este blog:

O IPCA registrou alta de 0,28% em outubro, de acordo com os dados divulgados na última sexta-feira pelo IBGE. O resultado veio abaixo da nossa projeção e da mediana das expectativas do mercado, ambas em 0,35%. Em relação ao nosso número, a surpresa concentrou-se nos itens de alimentação, que apresentaram deflação maior que a esperada. A desaceleração em relação a outubro refletiu a menor variação de sete dos nove grupos que compõem o índice, com destaque para os preços de alimentos, que passaram de uma queda de 0,05% para outra de 0,38%. Destacou-se também a desaceleração dos preços de vestuário, que passaram de uma alta de 0,71% para outra de 0,10%. Os núcleos continuaram bem comportados, dando suporte ao ciclo de flexibilização monetária em curso. Com esse resultado, o IPCA acumulou elevação de 2,8% nos últimos doze meses, ligeiramente acima dos 2,7% observados na leitura anterior. As surpresas recentes com a inflação nos levaram a reduzir nossa projeção de IPCA para deste ano de 3,1% para 2,8%. Para 2018, continuamos projetando alta de 3,9%.

6 comentários:

Anônimo disse...

Temer abre os cofres eheheh...viva o dinheiro roubado pra propaganda do governo de ladrões

Anônimo disse...

Pois e, o segredo e aumentar o gaz de cozinha a gasolina e o diesel. Como outros governos não Pensarão nisto?

Anônimo disse...

Coisa Boa, com o temer estão voltando o bom e velho Fogão a lenha o fogareiro e querosene a vela e o lampião. Bons tempos estão de volta

Anônimo disse...

Ao primeiro Anónimo, te fod...quem escolheu temer foram vocês petralhas agora que engulam

Anônimo disse...

Só ele ou tu vive fora do país seu "inteligente"?

Anônimo disse...

Tu ja nasceu assim ou foi este blog que te deixou assim?