Dica de Leitura - 1494, o Tratado de Tordesilhas.

O editor comprou na Livraria Cultura, Porto Alegre, que mandou busca em São Paulo.

1494
Stephen R. Bown
Globo Livros
281 páginas
R$ 39,90

O editor buscou a dica original em Veja, no momento em que a revista contou como foi a internação do presidente Michel Temer em São Paulo. Foi o livro de cabeceira do presidente.Considerado um dos maiores acordos diplomáticos e políticos de todos os tempos, o tratado e suas consequências abriram caminho para o surgimento do conceito moderno de liberdade dos mares – o uso desimpedido das vias aquáticas do mundo para comércio e viagens. Recheado de informação histórica, 1494 mescla relatos de época com detalhes que contribuem para resgatar os ambientes da época. Mérito do escritor Stephen R. Bown, especializado em livros históricos, sobretudo enfocando grandes exploradores e história da ciência.

18 comentários:

Anônimo disse...

...sempre achei estranho o tratado de Tordesilhas ter sido firmado em 1494 se o Brasil iria ser descoberto somente em 1500. Como conseguiram mapear o Brasil ntes de ser descoberto? Essa "estória" sempre foi mal contada...kkk

Anônimo disse...

O puxa-saquismo do editor para com o Temer parece não ter limites que agora chega ao ridículo de propor a mesma leitura do golpista enquanto este estava internado em SP. Patético!!!!

Anônimo disse...

depois do livro de cabeceira, só falta juntar as escovas de dentes ehehehehe

Anônimo disse...

É GÓPI

Anônimo disse...

É, Polibio, História e Geografia a muito tempo sairam do curriculum escolar, ou se fizeram estas matérias, os cabras das 15:41, das 15:52 e das 16:30 "colaram todas as provas" e só, conformem atestam suas confissões de ignorância.O primeiro cuéra estranha o Brasil ter sido mapeado antes da descoberta! Claro que ele nunca ouviu falar em PARALELOS-LONGITUDES E LATITUDES! Este tratado mostra simplesmente até onde foram as imaginações dos estudiosos portugueses e dos espanhóis! Os portugueses, depois de muitas conjuminações, APOSTARAM que só haveria terra ANTES da LINHA DE TORDESILHAS, que pelo TRATADO seriam TODAS SUAS! Já os espanhóis APOSTARAM que as terras ficariam DEPOIS DESTA LINHA COMBINADA. Muitos anos depois de descoberto o Brasil é que descobriram-portugueses e espanhóis ONDE PASSOU REALMENTE A LINHA DO TRATADO ASSINADO.Esta Linha reta vai de LAGUNA-Santa Catarina reto rumo ao norte, praticamente ficando a metade o Brasil para Portugal e a outra metade para a Espanha. Vendo a enorme quantidade de terras que couberam a Espanha, a coroa portuguesa incentivou a criação de Bandeiras para o interior-terras dos espanhóis,que seriam tomadas pelos bandeirantes para o Império português. Bandeirantes-Fernão Dias Paes Leme, Borba Gato e tantos outros, que arregimentaram homens, armas e mantimentos para adentrar ao interior do continente, procurando riquezas-ouro, diamantes, esmeraldas e prender indios, fazendo-os escravos e fundando currutelas-aldeamentos.
O surpreendente é a metodologia aplicada pelos técnicos portugueses e espanhóis, cada das equipes querendo "LUDIBRIAR" a outra nesta "aposta" onde teria terra para se apossar e onde seria simplesmente mar. Sem falar
que ambos os lados lutavam para indicar o papa, que era quem declarava a validade dos tratados e quem poderia puxar a brasa para o assado de um ou outro lado. Este é apenas um muquirana relato deste TRATADO DE TORDESILHAS

Anônimo disse...

Porcaria de tratado que abriu portas para formação da maior suruba que é o Brasil.

Anônimo disse...

Aos idiotas lullistas:
Se Lulla soubesse ler, seu livro de cabeceira seria a sua própria biografia : "O meu passado me condena".

Anônimo disse...

AMERICA, DESCOBERTA 1492 !!! ORA,ORA,POIS,POIS...

TRATADO DE TORDESILHAS 1494,PORTUGAL E ESPANHA.

DEPOIS.... BRASIL,BEM DEPOIS RIO DE JANEIRO...MUUUUITO DEPOIS BRASILIA

BEM DEPOIS LULA,O PT QUADRILHA E O CAOS TOTAL.


LER UM POUQUINHO NÃO FAZ MAL,AJUDA A ENTENDER.

DIZIA RESPEITO A DELIMITAÇÃO DE TERRAS, CELEBRADO EM TORDESILHAS NA ESPANHA, E O BRASIL PARECIDO COM LIMITES DE HOJE SÓ BEM DEPOIS.

Anônimo disse...

Ah, vai chupar limão!

Anônimo disse...

Temer é um estadista preparado. Culto, poliglota e inteligente. Agora temos presidente. Bem diferente de Lula e Dilmandioca.

Anônimo disse...

Graças à Deus as sombras dos desgovernos Lula e Dilma sendo aos poucos afastadas e o país voltando à normalidade.

Anônimo disse...

Sr. editor, não adianta dar dicas de leituras para integrantes de quadrilha, eles só gostam de ler a cartilha do pt.

Anônimo disse...

Lendo isso tudo a gente entende como tem ignorante nesse mundo. O cidadão que escreve toda essa besteira é metido a entendido e só sabe o que lhe ensinaram pra. Se já existia um mapa traçado antes de 1500, obviamente que o Brasil não poderia ter sido descoberto em 1500. É por causa desse tipo de aluno idiota que só decora e não interpreta nada que estamos no estado que estamos.

Anônimo disse...

Um pouco de história diferente da que ele decorou na escola para o anónimo da 29:05:

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/descobrimento-do-brasil-cabral-nao-foi-o-primeiro-a-chegar-ao-pais.htm

Anônimo disse...

Patético é você que procura de todas as formas criticar o editor, até mesmo quando ele nos dá uma sugestão de leitura.

Anônimo disse...

Duas coisas sobre o Tratado de Tordesilhas: a primeira é que ele nunca foi respeitado, já que os portugueses invadiram a área da espanha e tornaram o Brasil muito maior do que ele seria originalmente, lembrando que todo RS estava em terras espanholas. A Segunda questão é o fato de somente a parte portuguesa permaneceu unida, formando o Brasil, enquanto que a América espanhola se dividiu em varios paises na america do Sul e central.

Anônimo disse...

Muito bem, anônimo 10:37, demonstraste conhecimento de história, que não pode ser exigido dos "ACADÊMICOS DA ESCOLA PETRAGLIA", como mostra o "mirabolante intérprete" das 23:55,este, pelo jeitão, um "GRANDE LEITOR" como um tal de LULA DA SILVA.

Anônimo disse...

O mollusco sabe ler ??????

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/