Não é verdade que Santa Catarina usa contêineres para triagem de presos

Na África, contêineres são usados para presos em zonas de guerra, como na Eritréia (ao lado).

Um dia após presos terem ateado fogo na carceragem da Delegacia de Policia de Pronto Atendimento de Canoas, o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, admitiu que está em estudo, e com boa possibilidade de ser adotado, o uso de contêineres para abrigar detentos recém-ingressos no sistema prisional. Ou seja, como centro de triagens.

O que ele disse ontem:


— O uso de contêineres é uma boa possibilidade que está em estudo. Estamos trabalhando na busca de soluções rápidas. Um técnico foi enviado a Santa Catarina para estudar a utilização dos contêineres. Há outros fatores a serem levados em conta, como custos e o local. Outras alternativas também estão sendo estudadas.

O editor foi atrás de informações junto ao Departamento Estadual de Administração Penal, subordinado à secretaria da Justiça e Cidadania de Santa Catarina, constatando que a informação sobre o uso de contêineres para triagem não existe e nunca existiu em Santa Catarina. Na Penitenciária existem contêineres, mas não se destinam a triagem. 

Existem alternativas melhores e até mais rápidas, conforme disse estatarde o deputado Ênio Bacci, que proporá formalmente que o governador Ivo Sartori mude a lei que permutou a sede da FDRH por um novo presídio:

- Se já temos um pronto, 2.400 vagas por ocupar, o de Canoas, a questão é autorizar o uso dos recursos da permuta nos gastos para terminar de equipar e operar tudo. Isto é uma emergência e pode ser feito em poucos dias ou semanas. 

A liberação de presos em Porto Alegre, permitirá a abertura de vagas suficientes para triagem e abrirá espaço para presos condenados. 

6 comentários:

Anônimo disse...

QUEM DISSE ISSO E ESTÁ SE ACHANDO É O APRESENTADOR DA RECORD,QUE ELE QUE DEU A IDEIA.E AGORA O EDITOR CONFIRMA QUE NÃO PASSA DE BALELA.TODOS QUERENDO SE PROMOVER.POR ISSO QUE SEMPRE DIGO,ANTES ESCUTEM A VOZ DE QUEM REALMENTE SABE:POLÍBIO BRAGA! O RESTO É ESPECULAÇÃO.BOA TARDE POLÍBIO.

Anônimo disse...

Bota os presos nos quartéis que estão vazios.

Anônimo disse...

Aguardemos a divulgação do lucro que o bispo obterá com a Romaria da Medianeira.
O bispo construiu um edifício com dinheiro dos romeiros.
A quem interessar,já estão sendo vendidos doces da romaria.
Todos os insumos,são doados pelos fiéis,em troca de graças celestiais,mas quem fica com o dinheiro,é o bispo.
O bispo não tem custo algum.
O lucro é 100%.
Alguém possui negócio melhor?

Anônimo disse...


Os contêineres prisão existem no país desde 2009, portanto ninguém é o pai da criança aqui no sul, só vão copiar o que já existiu em outras unidades da federação, e que não deu certo. Tais dispositivos já foram alvo de muitas matérias na mídia, o primeiro estado a adotar foi o Espirito Santo. Veja matéria de fevereiro de 2009 no Jornal Nacional;
https://www.youtube.com/watch?v=l-T2FYvXyo0

A realidade das cadeias brasileiras;
https://www.youtube.com/watch?v=ptA9-JLBfM8

Habeas Corpus concedido pelo STJ a preso que estava em contêiner (estendido aos demais);
https://ww2.stj.jus.br/processo/pesquisa/?src=1.1.2&aplicacao=processos.ea&tipoPesquisa=tipoPesquisaGenerica&num_registro=200901410634

Como podemos ver trata-se de mais um falácia do governo Sartori, mais uma enrolação, mais um estelionato contra a segurança dos gaúchos.

Anônimo disse...

Quantos presídios daria para construir com o auxílio moradia do judiciário ?
Dinheiro existe, tá mal aplicado.

Anônimo disse...


Só faltou combinar qual a facção que vai administrar a nova casa prisional. Assim como já ocorre com as outras casas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/