Leandro Fontoura: do Fórum Social a Donald Trump

Em 2005, os organizadores do Fórum Social Mundial planejaram criar em Porto Alegre um território livre de refrigerantes de marcas estrangeiras. Na orla do Guaíba, sob o calor de janeiro, os idealistas que saíram de diversas partes do mundo para participar do evento não encontrariam nos isopores dos ambulantes bebidas produzidas por multinacionais.

A decisão atendia a duas bandeiras caras aos movimentos de esquerda que, desde 2001, colocavam de pé as tendas do evento criado em contraposição ao Fórum Econômico Mundial. A primeira era valorizar empresas locais. Fazia parte do pacote abastecer os locais de alimentação com produtos da agricultura familiar. A segunda consistia em combater, simbolicamente, a força das multinacionais e incentivar o debate sobre o poder das grandes empresas, do petróleo e do setor automotivo, por exemplo, sobre as nações mais frágeis.

Era o auge do discurso antiglobalização da esquerda. A integração econômica de cima para baixo aumentaria as desigualdades sociais no mundo.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

7 comentários:

Anônimo disse...

Não entendeu nada. Misturou alhos com bugalhos. nas EUA não tem direita e esquerda coisa nenhuma. O que acontece é que o americano nativo esta de saco cheio do politicamente correto. A politica do Obamismo fracassou principalmente quanto a segurança internacional e no plano fracassado do seguro sau´de. O Trump usou o pseudo xenofobismo para trair os americanos que trabalham e pagam o pato.
Pisou no tomate é verdade mas vai ser uma eleição muito apertada.
Joel Robinson

Gustavo disse...

psdb virou direita?..
estratégia das tesouras funcionando bem..

Anônimo disse...

A esquerdalha quando chega ao poder são os primeiros a se associarem às megaempresas capitalistas, principalmente empreiteiras, para roubarem recursos públicos ou receberem "doações" por favorecimentos e facilidades para estas empresas!

Anônimo disse...

Para o pelego que escreveu o texto, "Extrema direita", "direita populista" é quem ousa não acreditar na mixórdia migratória promovida pela ditadura burocrática esquerdalha Fabiana da união européia e pelas ditaduras islãmicas, que controlam o oriente.

Para o pelego que escreveu o texto, os militantes do "Foro Social Mundial" a serviço do globalismo esquerdo-islamista, que reuniu grupos tão moderados, antipopulistas, tolerantes e democráticos como Chaves, Castro, Morales, Farc e Hisbolah, são apenas esquerda antiglobalização...

Anônimo disse...

"A surpresa é que esse movimento vem embalado por um discurso antiglobalização."
É antiglobalista, caro POlíbio, que é outra coisa.
Às vezes penso que sua luta contra o PT reflete apenas posições muito pessoais.

Anônimo disse...

EUA está parecendo o Brasil, tem que votar no menos ruim.

Anônimo disse...

nos estados unidos é proibido ter partido comunista- parabens a eles

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/