RS é o Estado onde mais brasileiros suicidam-se todos os anos. Lítio exagerado na água pode ser uma das causas.

Ao lado, peça da campanha publicitária do Mês de Combate ao Suicídio, setembro. CLIQUE AQUI para examinar a questão da toxidade do lítio.

O presidente da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (APRS), Flávio Shansis disse ontem aos deputados gaúchos que enquanto, no Brasil, ocorrem cinco suicídios em cada 100 mil habitantes, no Estado as ocorrências superam dez no mesmo universo populacional. Já nas regiões dos vales do Taquari, Rio Pardo e Jacuí o índice é superior a 40 episódios em cada 100 mil habitantes, equiparando as três regiões aos maiores índices mundiais.O que ele disse:

- Há cidades gaúchas que registram 50 óbitos a cada 100 mil habitantes, ultrapassando a maior taxa mundial, que é da Guiana, e chega a 44,2 mortes por 100 mil pessoas.

O  número de suicídios no Rio Grande do Sul pode ser ainda maior em decorrência da sub-notificação. As estatísticas mostram que a maior parte das mortes ocorre por enforcamento nos pequenos municípios. 

E as razões, segundo o médico:

- Questões ambientais, culturais e genéticas, reforçadas por casamentos consanguíneos, estão entre os fatores desencadeadores. Além disso, a falta de lítio na água é outra hipótese que devemos averiguar.


CLIQUE AQUI, também, para examinar reportagem da BBC Brasil sobre outras questões que desencadeiam suicídios no RS, com estatísticas.
A reportagem é desta terça-feira.

Flávio Shansis defendeu a necessidade de verificar o nível de lítio, elemento químico encontrado na natureza e utilizado no tratamento de distúrbios de humor, especialmente do transtorno bipolar, da água consumida pela população. O lítio em excesso causa alta toxidade. 

Os deputados vão procurar a Corsan para saber com que frequência são feitas as medições de componentes existentes na água vendida para a população.

28 comentários:

Emmanuel disse...

Lítio?
Ahh ... larguem mão de besteira!
É só olhar o estado da economia - que aliás não é só no RS - para entender porque o povão está se matando ....

Anônimo disse...

As regiões do taquari e rio pardo é altamente fumageira. É ali que estao instaladas as principais fábricas e é na redondeza que o fumo é produzido com grande quantidade de agrotóxicos. Não seria esta a chave para resolver esta questão?

Anônimo disse...

falta de litio nada...

a vida esta uma merda, principalmente no Brasil...

meu pai, com apenas o primario conseguiu, atraves do trabalho puro e simples, sustentar uma familia de seis membros, adquirir casa propria ao longo dos anos, ter automovel e, no final da vida, uma casa de praia...

quem pode ter isso hoje em dia sendo um trabalhador comum com renda modesta?

hoje, com 40 anos, ha uma enormidade de pessoas morando ainda com os pais pela total incapacidade de se sustentar...

e todo esse "fracasso" recai nos ombros de quem esta tentando construir uma vida...

ja nao bastam mais os diplomas comuns...

o mercado de trabalho exige mais, mais, mais, mais, mais e mais, e mais, e mais...

Anônimo disse...

Isto é caso para o MP e a PF.

Anônimo disse...

É lítio exagerado ou falta de lítio? Vou enviar ao Prévidi para ele incluir entre as besteiras da imprensa sem revisão...

Anônimo disse...

O lítio é usado até na fabricação de baterias, os íons de lítio, ou outras. Tem um grande poder oxidativo.Na verdade,estamos sendo envenenados todos os dias.Até pelos alimentos chamados saudáveis,como frutas e verduras,com agrotóxicos.

Anônimo disse...

Lítio exagerado na água ou falta de lítio?

Anônimo disse...

FALTA FALTA FALTA DE LITIO,NÃO EXAGERADA,TOME LITIO

Alberto disse...

'Culpa do litio'? Essa foi boa...

Anônimo disse...

Reportagem incrível! Nos EUA, nos estados onde há pouco lítio na água, há o maior número de crimes. Este estudo é da década de 90. No Brasil, o psiquiatra da entrevista, não falou que a sua entidade somente permite o uso do carbonato de lítio, este tóxico, e proibiu o orotato de lítio, que é eficiente e eficaz em distúrbios de humor. Chega a ser estúpida, senão, estranha as suas afirmações.
A propósito: quem está por trás desta entidade? As indústrias farmacêuticas que querem vender remédios; aliás, o Brasil, é o maior consumidor de drogas para dormir e para acordas, com a anuência de senhores deste tipo.
Que estude mais e consulte a importância do lítio.
O mesmo ocorre em relação à melatonina, proibida no Brasil, hormônio natural para dormir, que não causa dependência e custa 6 dólares em qualquer supermercado dos EUA. Por que este senhor não fala sobre a melatonina e o fato de a sociedade médica estar calada sobre o assunto e receitando drogas para os pacientes dormir a elevados custos, não só financeiros? Quem ganha com isto?

Anônimo disse...

O estúpido não percebeu, ainda, que somos o estado com menor exposição ao sol, devido ao inverno rigoroso? Até os pássaros ignorantes sabem que o sol tem sido usado com sucesso para retardar Alzheimer e Esclerose Múltipla, os quais têm depressão por trás. O mesmo serve para a depressão suicida.

Quando teremos uma lava-jato na relação médicos/laboratórios?

Anônimo disse...

Sr. Editor,
Não é o lítio em excesso na água, mas sim a carência dele que pode levar a um processo de depressão, e consequentemente pode culminar em suicídio. Potássio e magnésio são dois elementos químicos importantíssimos para manter lítio em condições adequadas e evitar processos depressivos.
É a minha contribuição para uma situação que conheço de perto e que é extremamente grave.
Zulma

Anônimo disse...

ASSESSOR DE PALOCCI TENTA SUICÍDIO:

Brasil 06.10.16 12:18

O operador de Antonio Palocci, conhecido como Brani, preso pela Lava Jato, tentou mesmo o suicídio na última sexta-feira, como publicamos aqui.

Lauro Jardim disse que ele tomou 40 comprimidos

É muito melhor delatar.

Anônimo disse...

Vou dar minha opinião a respeito do índice de suicídios. Perguntem aos Espíritas ou budistas, o que acontece com o ser que tira a própria vida. O dia em que o mundo tiver o conhecimento espírita da vida, das sucessivas reencarnações, de vida após a vida, essa tragédia humana, de auto-destruir-se não ocorrerá mais. Sei que é uma explicação que a maioria não reconhece como válida. Mas é assim que funciona, vc não mata o corpo, a vida continua e os problemas continuarão mtas vezes pior. Acredite existe vida após a vida.

Anônimo disse...

a tecnologia comeu milhares de empregos que nao voltam mais...

nao ha espaço para todos os que tem diplomas academicos, pois as vagas em empregos qualificados sao limitadas...

um unico computador hoje faz facilmente o trabalho de dezenas de operarios...

a vida esta uma merda, repito...

a falta de perspectiva de um futuro minimamente digno é o que leva as pessoas à esse ato desesperado...

trabalha-se a vida inteira para mais tarde se sofrer de doenças cujos remedios nao podem ser pagos com a esqualida aposentadoria recebida...

ha milhares de aposentados cuja rende so serve mesmo para bancar os carissimos planos de saude para que nao tenham que padecer nos corredores do "SUS maravilha" do país...

obvio que ha a depressao clinica, aquela causada por desfunçoes biologicas...

mas quando se chega nesse nivel ai relatado no post, resta obvio que os fatores externos, como economia e falta de perpesctiva futura, sejam os grandes responsaveis pela consumação desse ato extremo...

Anônimo disse...

Ué, mas essa "culpa" também não é do PT???

Anônimo disse...

Vá fazer uma visitinha ao interior do RS pra ver o quão deprimente é aquilo tudo principalmente no inverno.
Vida dura no meio do barro, dias nublados, frio e chuva por dias a fio e perspectivas de melhora zero.
É evidente que existe causas hereditárias e culturais somadas a isso, mas culpar o Lítio?
Que eu saiba lítio é um antidepressivo e não o contrário.

Anônimo disse...

Estamos nos matando por causa do liPTio.Produto que há anos atrás assaltou a prefeitura,com as mentiras do orçamento participativo.Depois,tomaram o governo do estado,e mandaram a Ford embora.Daí disso tudo,criou-se esse estado em que nos encontramos.Sem empregos,sem ICM,e com muitas dívidas.
Agora o povo deu adeus ao líPTio.
Agora nos mataremos menos.

Anônimo disse...

E O NORDESTE?

- Importante observar que a renda nos estados do Nordeste é menor do que nas outras regiões;

- O desemprego por lá é muito maior (pouca ou quase nenhuma industrialização);

- Eles tem uma qualidade de vida muito menor (grande porcentagem daqueles municípios não tem sistema de tratamento de esgoto e saneamento básico e acesos à água potável);

- São os maiores índices de mortalidade infantil;

- O consumo per capita de calorias é muito menor do que no resto do Brasil;

- todos os indicadores sociais são muito ruins;

- Estão passando pela maior seca dos últimos 40 anos.

NO ENTANTO, a criminalidade é maior no sul e no sudeste (regiões mais ricas); e o índice de

suicídios é maior por aqui?

Muito estranho!!!!




Anônimo disse...

Numa capital onde o PT e o PSOL fazem 30% de votos, sobra pouca alternativa.

Anônimo disse...

Estudos mostram que houve um grande aumento do número de suicídios nos últimos 10 anos, e que isso pode ter algo a ver com os governos petralhas de Lula e Dilma!

Anônimo disse...

Com certeza vai aumentar esse índice de suicídios se o Inter for rebaixado graças à administração arrogante, incompetente e pífia do Píffero!

Anônimo disse...

PT SE CHAMA LITIO?

PT DESGRAÇOU O BRASIL A ECONOMIA PESSOAL E FAMILIAR E BOTA A CULPA NO LITIO?

O POVO JÁ BOTOU A CULPA NO PT, PELO ANUS DA URNA O PT JÁ SENTIU E DILMA E LULA TAMBÉM

Anônimo disse...

Bota mais essa na carcundo do PT que é larga editor.

Anônimo disse...

O CVV implantou o código 188 gratuito em todo o estado do RS para que as pessoas possam desabafar...os números são surpreendentes.muitas pessoas ligando e encontrando alguém do outro lado para ouvir e desabafar

Anônimo disse...

A pesquisa fala também em suicídio DO ESTADO? Sim quem elegeu Colares, Olívio e Tarso pra governador.

Anônimo disse...

Não quero ser chato, mas falta religiosidade (não confundam religiosidade com aquele discurso doente das neopentecostais). Falo de uma visão espiritualizada da vida e tudo o que isso implica. Quem tem uma fé (seja qual for) na espiritualidade, sente que nada é desesperador e que tudo isso é passageiro.

Anônimo disse...

Com certeza a culpa é do PT, bando de filhos da puta!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/