Brasil terá menos investimentos em energia por falta de linhas de transmissão

O atraso em obras de transmissão e a falta de apetite do investidor nos últimos leilões de concessão começam a barrar investimentos bilionários na área de geração de energia elétrica.

Nesta semana, uma nota técnica do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) revelou que, em alguns estados do país, a rede de transmissão não tem mais capacidade para escoar eletricidade de novos projetos. Ou seja, investimentos previstos para esses locais terão de ser adiados até que novas linhas sejam licitadas.

A restrição atinge Bahia, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul – consideradas regiões de grande potencial eólico e solar. Diante da constatação da nota técnica, 758 projetos nos três estados ficarão de fora do leilão de geração previsto para dezembro. No total, esses empreendimentos somam mais de 7 mil megawatts (MW) de energia (eólica e solar), impedidos de sair do papel.

O potencial comprometido com a falta de capacidade do sistema de transmissão pode ser ainda maior. Isso porque, mesmo nos estados onde o ONS mostra alguma folga na rede, há gargalos que vão restringir os investimentos.

6 comentários:

Anônimo disse...

SE A JUSTIÇA FIZER O PT DEVOLVER AOS COFRES PÚBLICOS TODO O DINHEIRO QUE ROUBARAM,PODE-SE FAZER INVESTIMENTOS EM VÁRIAS ÁREAS,A COMEÇAR PELA ENERGIA ELÉTRICA.

Anônimo disse...

Machos foram os militares que tiveram de fazer tudo do "zero", tanto na "geração" quanto na "transmissão" de energia elétrica, uma desgraça desnecessária estes socialistas chorões que só pensam e arrecadar e torrar o dinheiro dos impostos do contribuinte com futilidades e superfaturamento de obras inacabadas.......

Unknown disse...

Em compensação, vamos 'estocar vento'!!!

Anônimo disse...

pt quebrou o setor eletrico

Anônimo disse...

A GERENTONA, especialista elétrica, tem seguidores aqui, no RGS, propondo a quebra geral!


Anônimo disse...

Onde estão os privatistas??
Viram que tem coisas que ninguém quer?
A Ceee tem linhas de transmissão, isso eles querem, mas ampliar não!
Os otarios querem entregar às linhas prontas para o privado!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/