Entidades atacam quebra de sigilo de jornalista da revista Época

Juíza autorizou abertura de dados telefônicos de profissional da ‘Época’ que investigava contas secretas na Suíça

Um habeas corpus da Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) foi impetrado na última sexta-feira em favor do jornalista Murilo de Queiroz Ramos, da revista “Época”, cuja quebra de sigilo telefônico foi determinada em agosto pela juíza Pollyanna Kelly Alves, da 12ª Vara Federal do Distrito Federal, após a publicação, em fevereiro do ano passado, da reportagem “A lista das contas de brasileiros no HSBC na Suíça”. De acordo com a Aner, o ato da juíza é ilegal. O habeas corpus foi distribuído ao desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

A decisão judicial contra Murilo, um dos autores da reportagem, foi provocada por um inquérito do delegado da Polícia Federal João Quirino Florio, que investiga o vazamento de dados fiscais sigilosos de brasileiros no caso SwissLeaks. As informações obtidas pelo jornalista estão contidas nos relatórios de inteligência financeira do Conselho de Controle das Atividades Financeiras (Coaf).

Em abril, João Quirino requisitou a quebra do sigilo telefônico de Murilo após afirmar que a Receita, a Coaf e o Banco Central não conseguiram identificar a origem do vazamento. O pedido do delegado à juíza foi realizado antes mesmo de que fosse tomado formalmente o depoimento do jornalista, segundo despacho obtido pela “Época”. 


11 comentários:

Anônimo disse...

Está na hora de associações e dos movimentos de rua se oporem radicalmente contra essa juíza. E garantir a segurança constitucional do país, juízes desse tipo não prestam, e devem ser afastados imediatamente do serviço público, e mover ação administrativa de investigação e demissão da juíza, é o mínimo que se espera em um país onde se preza a constituição, não dá mais para levar adiante a Ditadura do Judiciária que se instala no país, sob a orientação do Foro de São Paulo e do radicalismo comunista bolivariano e petralha. Basta ! É preciso reagir a esses crimes do judiciário. Só para lembrar, essa semana o PGR (Janot) também agiu contra o Brasil, interferindo no ato do Executivo para controlar a bagunça das contas públicas, num ato claro de Lesa a Pátria, deveria ser sumariamente demitido também, daí por ação do Senado Federal que o pôs lá. Em nome do Sérgio Moro (que até hoje não fez nada, na verdade, porque Lula e Dilma e muitos outros políticos, estão soltos - quantas provas ainda serão necessárias ??? é evidente que há algo errado), todo o resto está ameaçado pela forma alvoroçada que a Ditadura do Judiciário avança sobre o país, já que o bolivarianismo foi derrotado nas urnas, eles usam agora o Judiciário para impor-se no poder. Limpeza no Jundiciário já, e o Juiz que cumpra a lei, e só, inclusive que seja anulada qualquer julgamento que tenha comentários e explicações ideológicas do juiz no alvará da decisão, ele não está lá pra isso! A justiça brasileira é extremamente ilegal e inconstitucional !!!

Anônimo disse...

Quebra de sigilo de jornalista?

Anônimo disse...

sim estao atacando como sempre a veja porque ela desmacara e mostra documentos, provas sobre o pt

Anônimo disse...

Sem paixoes. Jornalista nao e imune, nem melhor que ninguem. Todos sao iguais perante a lei.

Rocco disse...

Tem dedo dos poderosos nisso... Querem abafar o assunto, tentando identificar as fontes de um jornalista.. seria a censura implantada ??? Cadê o prosseguimento das investigações dessas contas ??

Anônimo disse...

Não há tanto assim para nos edmirar.
Depois que Lewandowski fatiou a constituição,para beneficiar Dilma,ficou aberta a porteira para juízes incompetentes (leia-se PTs) fazerem o que quiserem,inclusive a quebra do sigilo profissional do jornalista.
Acabaram com os direitos individuais da sociedade.
Cuidemo-nos do judiciário!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Antes de se questionar se é lícito o vazamento de informações confidenciais, eventualmente sob sigilo da justiça, convém perguntar a quem interessa o vazamento? Com que propósito alguém vaza uma informação e outro lhe dá publicidade? Seria para denunciar ou para prevenir os envolvidos? Na Lava Jato ficou patente as motivações dos vazamentos em consonância com o timing da agenda política do país a fim de promover o golpe do impeachment da Presidenta eleita Dilma Rousseff, a favor dos interesses do candidato derrotado nas urnas e de seu partido, o PSDB. E no swissleaks, quem se beneficia com a publicização dos nomes dos sonegadores de impostos e demais crimes correlatos?

O objetivo desta convocação é pressionar para que eles digam que o PT sabia que o PSDB recebia propina, assim o MP processa o PT por deixar os coitadinhos dos tucanos honestos serem forçados a receber propinas em sua obras, santo é o nome de todos tucanos, ali só tem Santo e estão carecas de tanto tentar melhorar este país.

Anônimo disse...

CASO UMA MIDA mostre pra todos a tua conta corrente bancária,invadindo a tua privacidade, mudarias de opinião ou não, ANONIMO das 10:27?


ganhatudo disse...

É direito do jornalista preservar o sigilo de sua fonte. Será que se fosse depor ele revelaria sua fonte espontaneamente? Certamente que não, pois se o fizesse estaria traindo a fonte.
É direito do investigador, no caso, o Delegado de Polícia tentar por todos os meios lícitos descubrir o autor do vazamento, já que ilegal.
O jornalista é o elo entre o vazador e a publicidade. Certamente será o principal alvo das investigações.
ou existe outra forma?

Anônimo disse...

Juíza Petralha!
Cretina!
Isso é pra intimidar !
Os próprios juízes devem estar furiosos!
Grande 171!

Anônimo disse...

Claro que não anonimo das 10:27, o vazamento está liberado só se for contra Lula, Dilma e o PT.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/