Empreiteiro diz que dinheiro sujo saiu do mesmo lugar para Dilma e Aécio

Em depoimento ao Tribunal Superior Eleitoral, o dono da UTC Engenharia, Ricardo Pessoa, que é delator da Lava Jato, confirmou ter feito doações às campanhas presidenciais de Dilma Rousseff e de Aécio Neves, presidente do PSDB. Segundo ele, foram R$ 7,5 milhões para Dilma e R$ 4,5 milhões para o tucano.

Questionado sobre a origem dos recursos, Pessoa declarou que o dinheiro saiu do mesmo caixa das empresas do Grupo UTC, que era unificado.

Num dos trechos da sessão, o advogado de Dilma, Flávio Caetano, teve com o empresário seguinte diálogo: 

- A origem de doação a Aécio e Dilma é a mesma?
- Sim, senhor.

20 comentários:

Anônimo disse...

vocE escreveu errado ELE DISSE QUE PRA DILMA FOI CAIXA DOIS E PRO AECIO NEVES - NAO

Anônimo disse...

LEIA DIREITO ISTO AI FOI COISA DO UOL QUE COLOCOU PELA METADEPOIS LAMBE AS BOTAS DO PT QUER COLOCAR TODOS NO MESMO MORRE DE INVEJA DO PSDB, RICARDO PESSOA AMIGAO DE LULA Q FREQUENTOU ANOS O SITIO DELE É O CHEFE DO CLUBE DAS EMPREITEIRAS, ELE DISSE QUE NO CASO DA SUA EMPREITEIRA NAO FOI DINHEIRO DE CAIXA DOIS NEM PRA DILMA NEM PRA AECIO , LEIA DIREITO E CORRIJA, A ORIGEM É A MESMA MAS NAO FOI CAIXA 2

Anônimo disse...

O UOL COLOCOU O TITULO TENDENCIOSO, MAS LEIA A MATERIA TODA=O RICARDO PESSOA FOI BEM CLARO E DISSE QUE A DOAÇAO NAO FOI PROPINA NEM PRA DILMA NEM PRA AECIO NAO FOI PROPINA NEM CAIXA 2 NEM PRA AECIO NEM PRA DILMA NEM PRO ALUISIO NUNES SENADOR DO PSDB-NAO FOI PROPINA - ARRUME AÍ

Mordaz disse...

Não faz sentido o PT estar roubando a Petrobras para o dono da UTC Engenharia, Ricardo Pessoa, dar para a oposição, para o Aécio. A conta é o mesmo do que você paga suas contas e a que você paga as extorsões.

Anônimo disse...

Lava Jato não quer saber de tucano Mesmo com "todo mundo na bandeja para ser comido":

08/10/2016 - GGN:

No vídeo em que fornece detalhes sobre o chamado "acordão" para "estancar a sangria" que a Lava Jato representa para a classe política, o delator Sergio Machado mostra que tem condições de citar nomes de parlamentares do PSDB que discutiram a tentativa de obstruir a investigação com o senador Romero Jucá (PMDB). Porém, como se vê na gravação, os investigadores preferiram seguir com o interrogatório sem perguntar quem são os tucanos envolvidos no esquema para frear a Lava Jato.

A partir dos 18 minutos e 50 segundos de vídeo, a força-tarefa se mostra mais interessada em arrancar de Machado uma declaração que serviria, posteriormente, para preencher manchetes de jornais: a de que existiu um "acordão" para "estancar" a Lava Jato envolvendo políticos de várias vertentes. A conversa começa no seguinte ponto:

Lava Jato: O senhor falou em solução política [para barrar as investigações]. Discutiram alguma iniciativa para limitar a Lava Jato?

Sergio Machado: Na conversa com o senador Romero, ele falou que esteve há poucos dias com o PSDB, que estava interessado no assunto. Ele aventou as hipóteses de manter a operação no que estava ou aguardar uma constituinte, que poderia acontecer em 2018, onde seria limitado o poder do Ministério Público.

Lava Jato: Então o senador conversou com parlamentares do PSDB para costurar um acordo…

Sergio Machado: Isso estava acontecendo com vários politicos interessados no assunto. Tinha muita gente peocupada com isso em Brasília.

Lava Jato: E a solução seria o que? Estancar...

Sergio Machado: Uma das soluções seria estancar, a outra seria a constituinte.

Nesse momento, o delator é interrompido pelos membros da força-tarefa que pendem "um minutinho” para registrar as falas sobre estancar a Lava Jato. Um deles dita o que está indo para o papel: “Jucá confidenciou tratativas com o PSDB para limitar a Lava Jato, mas não se limitava ao PSDB." Machado concorda e tenta retomar desse ponto, mas os investigadores não perguntam dos tucanos.

(...)

Ex-tucano, Machado tentou flagrar Jucá falando de um esquema de distribuição de propina para eleger Aécio Neves (PSDB) presidente da Câmara em 2001.

O delator disse que, se o PSDB caísse na Lava Jato, "o primeiro a ser comido vai ser o Aécio", e acrescentou: "O Aécio não tem condição, a gente sabe disso, porra. Quem que não sabe? Quem não conhece o esquema do Aécio? Eu, que participei de campanha do PSDB...". Jucá respondeu: "É, a gente viveu tudo."

Não é a primeira vez que a equipe da Lava Jato é flagrada não avançando sobre informações cedidas por delatores que envolvem o PSDB.

O GGN revelou, em setembro, que Eike Batista procurou a força-tarefa para entregar o que sabia a respeito de pagamentos da campanha do PT ao marqueteiro João Santana. Para demonstrar boa vontade, ele levou uma lista de doações oficiais e "privadas" - sugerindo pagamentos em contas estrangeiras - que ele teria feito nos últimos anos, e destacou que havia nomes do PSDB no papel. A reação da Lava Jato foi devolver o documento para os advogados de Eike.

(...) Ao solicitar a prisão de Jucá, Renan e Sarney, a Procuradoria Geral da República indicou que o acordão foi executado, em parte, quando Michel Temer assumiu a presidência e nomeou, para ministérios, Jucá e Sarney Filho, entre outros nomes indicados pelo PSDB. Os tucanos emplacaram o ministro da Justiça Alexandre de Moraes, que se envolveu recentemente em polêmicas que colocam em xeque a independência da Lava Jato em Curitiba. O Supremo, contudo, rejeitou, o pedido da PGR.

Unknown disse...

Doar não era ilegal. O problema é de onde vem o dinheiro que abastece esse caixa único. Se for abastecido com dinheiro público... cadeia neles.

Paulo Helmich disse...

- A UTC diz que foi tudo doação normal de campanha, para Aécio e para Dilma, com a diferença de que O PT ACHACAVA A EMPRESA, AMEAÇANDO-A COM O CANCELAMENTO DE CONTRATOS COM A PETROBRÁS!!! Isso se enquadra no CRIME DE CONCUSSÃO, mas não caracteriza pagamento de propina!!!
- Mas há uma razão para Ricardo Pessoa sustentar que NÃO HOUVE CONTRATO SUPERFATURADO que tenha originado propina ao PT: se ele admitisse isso, teria de DEVOLVER O VALOR DO SOBREPREÇO, ACRESCIDO DE MULTAS E JUROS, incidindo ainda em diversos crimes de corrupção ativa, formação de quadrilha, etc., e isso quebraria a empresa dele!!!
- Da forma como Ricardo Pessoa depôs ao Judiciário, ELE SE FAZ DE VÍTIMA DO PT, MAS NÃO ASSUME CRIME ALGUM!!!
- Ao MPF e à PF cabe AVERIGUAR SE NÃO HOUVE SUPERFATURAMENTO DE CONTRATOS DA UTC COM A PETROBRÁS!! Se encontrarem provas de superfaturamento, cairá por terra essa esperteza do empresário!!!!!

Anônimo disse...

- UMA COISA É CERTA: SE A PF E O MPF NÃO ENCONTRAREM CONTRATOS COM SOBREPREÇO, DESSAS EMPRESAS COM A PETROBRÁS, TODA A LAVA JATO VAI PRO LIXO, POIS NÃO FICARIA CARACTERIZADO O PAGAMENTO DE PROPINAS AOS PARTIDOS QUE COMPUNHAM OS GOVERNOS LULA E DILMA!!!!!

Anônimo disse...

Comunistinha acéfalo

Anônimo disse...

e TU, PTRALHA das 17:53, vais devolver o dinheiro desviado da PETROBRAS que recebestes para bostas textos aqui?

Anônimo disse...

Vergonhoso o que o editor está fazendo. Esta se nivelando a escumalha esquerdista, manipulando as notícias, ou pior reproduzindo as vigarices do UOL que se iguala ao blogs sujos. Tudo isto para prejudicar o adversário do seu candidato e do seu partido em POA, Sebastião Mello do PMDB. Talvez seja por isto que o editor pública os comentários dos mortadelas petralhas que reproduzem textos da esgotosfera da ORCRIM, como neste post por exemplo ás 17:53, pois a maioria é atacando principalmente os tucanos, atual alvo do editor que é do PMDB.
O próprio site Antagonista, tanto citado e reproduzido pelo editor deu a mesma notícia mas não distorcida, de que Ricardo Pessoa declarou que era achacado pelo pt e pelos tucanos ao contrário era apenas solicitado doação oficial.
O blogueiro está se desmoralizando a passos rápidos, esta que nem o Reinaldo Azevedo da Veja que depois que o pt caiu, mostrou a verdadeira face e caráter!
VERGONHA!

Pablo Z

Anônimo disse...

Acho que mesmo que fosse verdade, não teria a menor importância. Importa QUEM MANDOU ROUBAR, QUEM DEU AS CONDIÇÕES PARA O ROUBO, QUEM SE CORROMPEU. E isso é obra de quem estava no governo, porque só estes tinham este poder. Se o cara pegou o dinheiro e depois TRAIU os corruptos e deu para a oposição, isso não é problema da oposição. Senão também teríamos que culpar o supermercado em que delator aí fez compras, afinal o dinheiro do rancho também era roubado.

Anônimo disse...

Essa quadrilha de ladrões que acabaram com a 7ª empresa do mundo, a PTebrás, sim PTebrás, pq esse partido o mais corruPTo da história MUNDIAL, privatizou a Petrobrás criada por Getúlio, agora quer colocar todo o mundo num mesmo saco de ladroagem. Assaltar a PTbrás para fazer doação para o Aécio, contra outra quadrilha....!!!

Anônimo disse...

Cadeia para o Aécio, e também para o FHC, mas antes o Lula e a Dilma pra cadeia também, e o fim do PT. O PSDB e o PT se aliaram nos últimos 22 anos, afim de implantar o comunismo, através do Foro de São Paulo, e agiram em conjunto, portanto que vão Aécio, FHC, Serra, Lula, Dilma, Falcão, Marina, tudo pra cadeia.

H. Romeu Pinto disse...

Lá vem este petralha de merda tentar defender o indefensável. Teus heróis estão presos ou a caminho da prisão, o resto é mimimi. VTNC petralha.

Anônimo disse...

o psdb nao ta no petrolao a justiça ja disse que quem estava no poder 13 anos era o pt e os 3 partidos do petrolao sao pt, pmdb e pp, aecio nao é aliado de pt por que receberia algo ou benficio do pt, isto nao teria cabimento qualquer um sabe disto, ricardo pessoa disse que tinha um caixa que doava a partidos e isto nao é crime pois TODOS PARTIDOS sao financiados no brasil -TODOS, isto nunca foi crime crime é caixa 2, ele disse que o pt dizia q se ele nao doasse perderia contratos , tambem ja disse que injetava DiRETO NA CONTA DO PT E QUE VACARI tesoureiro do pt buscava grana de mochila

Anônimo disse...

calma, pessoal. o editor não falou no junior...vcs estão preocupados com que? a delação da odebrecht vem aí...mas fiquem frios porque só depois da eleição.

Anônimo disse...

Veja que o Aécio, na oposição mesmo assim roubava direto.
Imagine agora dentro do governo...
E é o heroi da direita junto com o
cunha, o Sarney, o Jucá, o Padilha....

Anônimo disse...

Deixe de mentir fake ai de cima foro de sao pAulo nao é do psdb e NUNCA FOI, foi criado por lula e fidel nos anos 80, FAZEM PARTE PT E SEUS PUXADINHOS VERMLHOS DAS BANDEIRAS VERMELHAS ALIDOS DAS FARC E ORGANIZAÇES CRIMINOSSAS MAIS O PDT E PSB DO FALECIDO EDUARDO CAMPOS. PSDB NUNCA FOI ALIADO DESTES PARTIDOS, DEIXE D MENTIRAS, PSDB É ALIADO AO DEM E OS DEMAIS PARTIDOS CONTRA O PT E CONTRA OS BOLIVARIANOS, QUEM TA COMBANTENDO OS BOLIVARIANOS AGORA É O SERRA QUE CORREU COM MADURO E O EVO MORALES= SE INFORME ANTES DE FALAR M- SEU PAPAGAIO, PSDB NAO É SOCIALISTA É SOCIAL- PARTIDO SOCIAL DEMOCRATICO BRASILIEIRO, ASSIM COMO SEU ALIADO PSC DO BOLSONARO- PARTIDO SOCIAL CRISTAO, SOCIAL NAO É SOCIALISTA= ESTUDE ANTES DE VOMITAR ASNEIRAS

Anônimo disse...

AECIO NAO É LADRAO DEIXE DE MENTIR VC AI DE CIMA FAKE PAgo, ele esta 30 anos na politica e nao tem nda contra ele, se vc tem leve suas provas,... e se tive r a justiça q pode dizwr e nao vc com calunias e difamaçoes..... chore

odebrecht amigao intimo de anos e anos de lula, odebrecht quem fez mais negocios com o pt, copa, obras, obras no exterior...anos de amizade, kkkk, sim, mui amigos- odebrecht o poderoso maior dos empreiteiros ja disse ha tempo q se seu filho amrcelo fosse preso teria que aumentara cadeia p caber dilma e lula, quem entrega o pt sao os seus proprios, e nao tem nada de seletivo pois que ta no poder é o pt e quem entrega o pt sao os seus

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/