Artigo, Alfredo Fedrizzi, Zero Hora - Por que fomos embora de Porto Alegre

Ao lado, o símbolo oculto de Porto Alegre e do RS ?


Iniciou-se mais uma campanha eleitoral. No primeiro debate na Rádio Gaúcha, todos seguiram o que dizem as pesquisas: a insegurança que está batendo à porta de todos. Uma cidade mais inovadora também bateu recorde de citações. Não sei bem o que cada um entende por "cidade inovadora"!

Resolvi ouvir porto-alegrenses que deixaram a cidade para morar em São Paulo, Rio de Janeiro, Nova York, Miami, Londres, São Francisco, entre outras metrópoles. Pessoas bem formadas, inquietas e empreendedoras que, por algum motivo, saíram daqui. Perguntei: por que foram embora? O que POA precisaria ter para vocês voltarem a viver e trabalhar aqui?

Eis uma síntese das respostas, que tratam do nosso jeito de ser. Todos foram muito críticos com a cidade! Por uma questão de espaço, no próximo artigo vou falar do que acham dos aspectos funcionais da cidade:

– Não temos capacidade de olhar para o futuro. Estamos sempre olhando para o passado.

– Se você fica em POA, você se enfia numa espécie de "buraco negro" onde é muito mais difícil se expor para o Brasil e para o mundo.

– Porto Alegre parece um pouco "ultrapassada".

CLIQUE aqui para ler todo texto.

30 comentários:

Anônimo disse...

este Fedrizzi é um idiota

Anônimo disse...

Porque estamos indo embora do RS??????????????

Anônimo disse...

Acho que é por isso que os gaúchos votam em ideologias do século XIX. Votam em partidos que pregam a modernidade e praticam o atraso.A esquerda fala muito em democracia, quando assume o poder faz de tudo para praticar a ditadura e se manter em no poder eternamente.

Anônimo disse...

Acredito que a origem de nossos problemas é a forte tendência de esquerda de POA.
Isso, após o processo de globalização, é um desastre para qualquer lugar.

Anônimo disse...

Exatamente, não é só porto Alegre é parte do Rio grande do Sul, que vive do e no passado. Enquanto não perdermos a arrogancia gaudéria e a mesmice ficaremos geograficamenter, politicamente, econpomicamente na rabeira do Brasil. A potencialidade esta perdida em ideologismos ultrapassaods e arcaicos. Basta ver os canditados e suas propostas e quem manda no RS? Sindicalismo pelego, esquerdalha virulenta nas entidades publicas e privadas.
Recila Rio Grande, olhe para frente. Agora vem o famoso 20 de setmbro que deveria ser esquecido e não comermorado pois é o exemplo de tudo que foi dito.
Joel Robinson

Anônimo disse...

Encheram o bolso de dinheiro aqui, explorando os outros e agora estão gozando as delícias em outras capitais.
Por favor, fiquem por lá, não apareçam mais aqui, este lixo humano que despreza sua terra, não precisamos deles. Não fazem falta.
No fundo, querem se fazer de importantes
Só faltou escrever que estes que estão nos Estados Unidos, lá são pessoas de SEGUNDA CHASSE

Anônimo disse...

Quem não se adapta, tem que sair mesmo. Não farão falta. Querem multiculturalismo? Vão para São Paulo.
Uma pergunta ao editor: farão uma pesquisa com quem prefere permanecer em Porto Alegre?

Anônimo disse...

Desafio uma pessoa a passar a pé pelo viaduto Otávio Rocha e dizer que isso é turismo. Ontem contei mais de 50 pessoas acampadas nos seus 2 lados.

Desfio uma pessoa a passar a pé no viaduto dos Açorianos e ver no que a Municipalidade transformou aquilo. Quase 2 anos de destruição e abandono feito pela Prefeitura.

Eram pontos turísticos. Poder público criminosamente omisso.

Anônimo disse...

Patrimonialismo, Esquerdismo, Petismo, Trabalhismo, Getulismo, Brizolismo, Jornalismo esquerdista, Cargas Tributárias Federal e Estadual, Engenharia Social, Construtivismo, Fanatismo esportivo, ideal rousseauniano do homem, Vulgaridade musical e de entretenimento, etc...
Parece que não citou nada disso. Não faz falta para o Rio Grande do Sul pois a Capital já está perdida.

Flavio Paranhos disse...

De uma coisa tenho certeza: Se o Fedrizzi e sua turminha petista forem embora de Porto Alegre, isto aqui começa a virar uma Boca Ratón!

Anônimo disse...

Ok, tudo bem, se compararmos com a realidade de centros maiores do país e no mundo. Entretanto, comparada a outras cidades de igual porte da América do Sul, Porto Alegre dá um banho. Ou será que ficamos muito atrás de Montevidéu e Córdoba? Manaus? Curitiba? Recife? Belém? Goiânia? Ou que tal Santa Cruz de la Sierra? La Paz? Neste quadro é bem compreensível que para algumas pessoas estes horizontes pareçam estreitos. Nossa danação sempre foi estar no meio do caminho entre Buenos Aires e o centro do país.

Magno disse...

Isso ainda é o resultado de 16 anos de PT que implantou aquele padrão de "Berlim Oriental" em POA.
Mas, tem mais: predominam funcionários públicos e esta gente é muit atrasada, pois não pensam em melhorar nada apenas manter seu status quo. Qualquer coisa que mexa ou que represente a necessidade de trabalho lhes causam tremores.
Pouco me importa se não gostarem. É justamente um sinal de que esta é a verdade, pois como se sabe, a verdade dói em quem não tem caráter.

Anônimo disse...

A culpa é do "espetaculoso aumento" de 8,13% destinado aos servidores do Poder Judiciário!

Anônimo disse...

Ótima, Elias:
Morar, passar ou visitar porto triste faz mal á saúde.

Anônimo disse...

Porto Alegre é um lixo de cidade e com tendencias de esquerda ultrapassada se continuar assim vamos virar uma Cuba basta olhar os prédios e viadutos.
Cidade sem futuro se não mudar a mentalidade.

Anônimo disse...

Depois de 30 anos de desgovernos de esquerda, sendo 16 de atraso petista, estamos mais para Havana do que para Berlim Oriental.
Mas se a trotskista vencer, Porto Alegre se tornará a Caracas gaudéria. E teremos que atravessar a fronteira para comprar comida em Viamão ou Canoas.

Anônimo disse...

Cidade de funcionários públicos que só pensam em sí e em como obter mais vantagens e aumentos. Isso aqui não tem mais chance de dar certo. Sou do interior e quando vim pra cá no início dos anos 90s a cidade ainda parecia ter um futuro, mas isso foi naquela época.

Anônimo disse...

O anônimo das 13:27 fez um comentário equilibrado, mas esqueceu um detalhe importante. Recife, Goiânia e Curitiba são cidades com porte e problemas semelhantes com os de Porto Alegre. Porém estas três dão sinais de que estão buscando um desenvolvimento de forma muito mais concisa, investindo em infra-estrutura e assim atraindo investimentos. Sobre as demais não tenho conhecimento para falar. Agora achar que tão somente as pessoas de esquerdaa impedem o desenvolvimento de Porto Alegre é um ledo engano. É muitas vezes a cultura do povo que gosta de viver em uma província. Um exemplo claro disto é o anônimo das 12:30. Respondendo a ele: Multiculturalismo é essencial para arejar idéias e atrair investimentos quando você quer desenvolver uma metrópole e promover uma maior interação econômica.

Anônimo disse...

O RS perdeu o bonde do desenvolvimento em 1950, quando elegeu o Ernesto Dornelles mas quem mandava era o Brizola. Havia uma boa estrutura industrial para crescer igual a São Paulo porem faltava energia elétrica. Walter Jobim havia deixado um plano com financiamento para construir uma rede de hidroelétricas que resolveriam o problema. Contudo, o Brizola e seu assecla Noé (da CEEE) não queriam entregar as riquezas da terra aos americanos (leia-se CEERG ou American Light and Power). Nada se fez e o resto é história.

Anônimo disse...

Sai de Porto alegre ha 20 anos, para Sao paulo. Quem ai ficou, hoje, esta numa M de dar do. Apenas os funcionarios publicos tao mais ou menos.

A cidade acabou. Vagabundos pra todo lado, o pior eh que se criou a cultura de que ser vagabundo eh cool, apos decadas de petismo nas escolas.

Prossigam votando nesses lixos esquerdistas, em alguns anos o Sul vai se separar do brasil, porque ninguem mais vai querer essa terra arrasada. E ainda por cima arrogante.

Anônimo disse...

O publicitário Fedrizzi fez seu pé de meia aqui. Agora, no crepúsculo profissional, vem dar uma de filósofo. Pra ver como Poa tem espaço pra todos os tipos...

Anônimo disse...

Tem vaga aí em S P para uma jornalista que também fala mal o tempo todo do R S ?!!

É uma tal de dona Redonda !

Anônimo disse...

Políbio,

O 12:35 enxerga mais longe que o tal Fedrizzi.

Enquanto existir protagonismo do PT/PSOL/PCdoB, Porto Alegre e o RS estarão fadados ao ostracismo.

Ou damos um "pé na bunda" desta esquerda bolorenta ou continuaremos comendo mer**.

JulioK

Anônimo disse...

PIOR É QUE É VERDADE. Vejam o barraco que armaram para que nada fosse construido no antigo Estaleiro Só. O mesmo vale para o porto. Perderam o trem da historia, ou seja, a oportunidade de modernizarem a cidade, atraindo mais pessoas e gerando mais empregos.

Roberto disse...

Realmente: "Porto lalegre é "dimais"!

Anônimo disse...

Sair de Porto Alegre para viver no RIO DE JANEIRO ???

Anônimo disse...

Bons exemplos são o Paraná e Santa Catarina, que apesar dos problemas estão se tornando potências. E o RS está ficando para trás por conta do esquerdismo e sindicalismo. É o que aconteceu com algumas cidades na Itália, que ficaram hibernando no atraso durante anos. Até saturaram e deram uma acordada de vêz, mudaram para melhor após se libertarem destes dois fatôres.

Custos no Setor Público disse...

A gauchada guasca e botocuda é autossuficiente e feliz com sua Porco Alegre, seus buracos, suas pixações, sua rede elétrica exposta, suas praças imundas, seus mendigos de estimação, seus drogados e traficantes, suas favelas vossas de cada dia, seus esgotos entumpidos, seu arroio medúvio, seu muro da Mauá, seus órgãos públicos inoperantes, seus servidores incompetentes e, claro, com o Forum Social Mundial...

E quem não está feliz, que vá embora!

Anônimo disse...

Este artigo nada faz além de repetir velhas "críticas" esquerdistas a Porto Alegre (acusam o povo da cidade de "conservador", de se achar melhor que o brasil, etc). O fato deste tipo de asneira cretina encontrar eco entre alguns leitores deste blog (brasileiros de fora do RS) é muito revelador quanto à verdadeira orientação política destes.

Anônimo disse...



Essa Elis Regina sempre foi uma chata de galocha.

Só mulher e bicha é que gostam dessa porcaria.

Fez bem ao ir para São Paulo encher o saco deles por lá..

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/