IBGE: atividade do setor de serviços apresentou ligeira queda em maio

O volume de vendas do setor de serviços apresentou leve queda de 0,1% na passagem de abril para maio, descontada a sazonalidade, conforme divulgado ontem na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE. 

O resultado sucedeu retração de 1,6% no mês anterior. 

Apesar do discreto recuo, apenas o segmento de serviços de informação e comunicação, que entra no cálculo do PIB, registrou declínio no período de 0,2%. Dentre as demais categorias que são utilizadas para o cômputo do PIB, transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio subiram 0,5% na margem, enquanto outros serviços cresceram 1,2%. Na comparação interanual, o volume total de serviços caiu 6,1%, acumulando variação negativa de 4,8% nos últimos doze meses. Assim, os dados até agora apontam para ligeira queda do PIB de serviços no segundo trimestre. O setor é um dos mais resilientes da economia e, por conta disso, os sinais de estabilização da atividade aparecem nele com maior defasagem. 

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/