Dica de livro - Octávio, O Civil

Octávio é o único civil dos 18 do Forte. Na foto, eles marcham para depor o governo corrupto de Epitácio Pessoa e acabar com a traiçoeira e atrasada Velha República. Foram todos massacrados, mas os ideais dos tenentes resultaram vitoriosos na Revolução de 1930.


Este livro de história contemporânea do jornalista gaúcho Afonso Licks, conta a história do patriota gaúcho Octávio Corrêa, filho de Quaraí, RS, o único civil que tomou em armas e saiu do Forte de Copacabana a pé para depor o governo do presidente Epitácio Pessoa, enfrentando 8 mil homens. O pano de fundo é a história dos 18 do Forte, entre os quais os então tenentes Siqueira Campos e Eduardo Gomes, que conseguiram sobreviver ao massacre.
Muitos personagens gaúchos também povoam a história, como Pinheiro Machado, os Guinle que construíram o Copacabana Palace;  Borges de Medeiros, Hermes da Fonsêca e até Edmundo Bittencourt, dono do Correio da Manhã e também de casas de prostituição no Rio.

O editor leu e recomenda vivamente (em Porto Alegre, o livro está na Martins Livreiro).
Quatro Projetos
149 páginas
R$ 45,00

O livro permanecerá este mês em apresentação no Forte Copacabana, conforme disse o jornalista ao editor.

2 comentários:

Julio disse...

Boa Noite,

Eduardo Campos? Não seria Eduardo Gomes?

Abraços.

Flavio Dutra disse...

Recomendo. O Afonso Licks faz o resgate de um episódio importante da nossa história.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/