Artigo, Luis Milman - Alguém mais, além de Josué Guimarães, foi espião da KGB ?

Neste artigo, Luís Milman fala sobre o silêncio obsequioso da mídia sobre a notícia surgida em Lisboa e os desmentidos toscos ao que publicou o jornal Expresso. Vai um trecho editado. Ao final, no link, leia toda a análise. 

Zero Hora publicou, no último dia 12 de julho, um pretendido contraponto à matéria do jornalista Vitor Vieira, divulgada no site Videversus, sobre a atuação de espião da KGB do falecido escritor gaúcho Josué Guimarães, em Portugal, em meados dos anos 70. Zero Hora movimentou-se para tentar descaracterizar a notícia de Vieira, que se antecipou à toda a imprensa brasileira, reproduzindo uma longa matéria publicada em 12 de março deste ano pelo jornal Expresso de Lisboa, na qual eram reveladas as informações que o analista e arquivista russo da KGB Vasili Mitrokhin recolheu ao longo de 40 anos e transferiu para o serviço secreto britânico nas décadas de 80 e 90. São milhares de documentos, hoje desclassificados, que estão à disposição para consulta no arquivo do Churchill College da Universidade de Cambridge. O diário Expresso buscou informações sobre a rede de agentes da KGB em Portugal, que envolvia dirigentes dos partidos Comunista e Socialista portugueses, além de diplomatas e jornalistas. Entre eles constava o nome de Josué Guimarães, que nos anos 70, vivia auto-exilado em Lisboa e trabalhava para o jornal Correio do Povo, de Porto Alegre. Guimarães era chamado pelo codinome "Gosha" e, segundo os arquivos de Mitrokhin, manteve 38 encontros com os soviéticos em Lisboa. Já depois de sua volta ao Brasil, Mitrokhin registra outros dois encontros de Josué Guimarães no Rio de Janeiro e mais dois em Buenos Aires.

A tentativa de Zero Hora foi um tiro no pé, porque não desmentiu uma palavra do que Vitor Viera publicou.

CLIQUE AQUI para ler.

24 comentários:

Anônimo disse...

Ancelmo Gois era agente da URSS, hoje posa de grande democrata ...
Dirceu, Genoíno e outros tantos foram treinados em Cuba, assim como vários outros.
E tem gente que acredita nesses vigaristas.

Anônimo disse...

por acaso o fascista quer q a mídia local fique dando trelha prá delírios da direita asquerosa , dando relevância a uma sandice como essa q foi dita lá em portugal por um debilóide típico da direita descerebrada???

Anônimo disse...

Eu achei engraçada a reação dos amigos de Josué Guimarães: afirmam que ele não era espião. Ora, eles dizem isso porque não sabiam das atividades secretas do escritor. Pois se soubessem, ele não seria espião, mas um trapalhão. E é sabido que os espiões da KGB eram e são especialistas em desinformação. Luis Fernando Veríssimo ignora isso ao argumentar que Josué Guimarães era um homem de ideias abertas. Sim, ao menos as que poderiam ser ditas em público.
Vamos aguardar por novas revelações.

Anônimo disse...

Vida de colonizado.
Somos um País sem Vigir e orgulho nacional.
O Michael Temer, o José Serra, entre outros segundo poucos jornalistas sem espaço na grande mídia, não vivem prestando contas de seus atos ao Governo Americano?
E alguém se importa? Ou TODOS não fazem de conta que não sabem ou não viram?

Anônimo disse...

A nossa imprensa socialista é que nem "samba de uma nota só", apresenta os socialistas como vítimas dos militares. Imagina a repercussão se um escritor brasileiro famoso fosse descoberto como espião dos USA! Lembram o que rendeu na mídia o sequestro dos uruguaios na década de 70? Mas para essa história do Josué Guimarães, silêncio absoluto.

Anônimo disse...

Tenho o livro " A REDE DO TERROR" de 1980 que explica os movimentos "revolucionários" do mundo todo. Todos essa esquerda da América era financiada pela URSS. E hoje a grana está voltando a Cuba através da Internacional Socialista da qual o maior expoente no Brasil é PDT NA QUAL O VICE PRESIDENTE DA INTERNACIONAL SOCIALISTA É VIERA DA CUNHA...........

Anônimo disse...

Realmente.
Não entendo o porquê dessa pudicícia toda só porque se trata de um ícone da literatura do Rio G.do Sul como Josué Guimarães.
Mesmo porque,não vejo nenhum problema em o cara ser espião da CIA ou da KGB.
Foi opção dele.
Agora tem uma coisa.Não me venham querer me convencer também que o cara não era comunista.
Afinal,não somos tão idiotas assim.
Se fosse um mortal comum aí sim poderia ser espião?

Anônimo disse...

Tem um deles, muito famoso, que era colaborador do DOI-CODI e teve seu nome informado no livro do Tuminha. Mas a turma da esquerda faz de conta que não é com eles.

Emmanuel disse...

A questão não é o "sigilo" que envolve tais personagens, inclusive Guimarães; a questão é a profusão de delinquentes a soldo e comando dos soviéticos! São tantos que até hoje vivem aos encontrões com todo mundo!
Estão por toda a parte e no Brasil querem se esconder atrás de fachadas de partidos, ONGs, jornais e outros escaninhos para de coisas duvidosas.
Em resumo: é só mais um .... e nem era preciso ser muito inteligente para perceber.

Anônimo disse...

Qual a surpresa em o Josué ser agente da KGB? Os esquerdas não viviam acusando os opositores de serem agentes da CIA. Agora empatou.

Lembremo-nos de Luíz Carlos Prestes que disse que, em caso de guerra entre Brasil e URSS ele lutaria ao lado da URSS.

Anônimo disse...

Anônimo das 11,22. Dá o nome ao boi. O colaborador do DOI-CODI, foi o brahma, o 9dedos 51, ora pq não dizer...????

Anônimo disse...

Comunistinha de mierda

Anônimo disse...

As atividades de Josué Guimarães eram sabidas e ressabidas há 60 anos. Mas eu não o chamaria de espião e sim de informante da ditadura estalinista. Além disso, dedicava-se à contra-informação, utilizando os meios de comunicação para atacar as democracias ocidentais e propagar mentiras sobre o mundo livre.

Anônimo disse...

Tem muitos espiões do Serviço secreto bolivariano da Venezuela na Guaíba. Juremir, Staline, Nando Gross e cia ltda.

Anônimo disse...

Kkk

Anônimo disse...

Kkk a bixinha ta baba... kkk

Anônimo disse...

A comunistada se COÇOU!!! Serviu a carapuça! O que é pior, ser comunista traidor da pátria ou petralha ladrão apoiado e acompanhado pelos comunistas?
Aí, tanto dá na cabeça como na cabeça dá, o fedor é o mesmo.

Justiniano disse...

Tovarish Guimarrães era informante da KGB, e aqui o tovarish lula informante do DOI-Codi.

Bem dizia o Brizola que o Lula era filhote da ditadura e do cerebral Golbery (que dizia que tinha criado o "cara" que ia detonar a esquerda brasileira e acertou na mosca).

Anônimo disse...

Para ser espião da urss,dizem as más línguas, o camarada tinha que gostar de fazer exames de toque,com certa satisfação, assim os bolcheviques podiam facilmente introduzir o chip nóia dedo duro, encapsulado num potente supositório. Assim o debiloide trairia sua pátria e podia até lutar do lado inimigo.

Anônimo disse...

Tá mas ... informava o quê ?

Que a inflação era de 40 % ao mês ?

Anônimo disse...

Tortura no Brasil - Wikipédia

O Monumento Tortura Nunca Mais, no Recife, foi o primeiro monumento construído no país em homenagem aos mortos e desaparecidos políticos brasileiros, e apresenta o corpo de um homem nu em posição da tortura de pau de arara.[1] [2]

No Brasil, o uso da tortura - seja como meio de obtenção de provas através da confissão, seja como forma de castigo a prisioneiros - data dos tempos da Colônia. Legado da Inquisição, a tortura nunca deixou de ser aplicada no Brasil durante os 322 anos de período colonial e nem posteriormente - nos 67 anos do Império e no período republicano.[3]

Durante os chamados anos de chumbo, assim como na ditadura Vargas (período denominado Estado Novo ou República Nova, em alusão à República Velha, que findava), houve a prática sistemática da tortura contra presos políticos - aqueles considerados subversivos e que, alegadamente, ameaçavam a segurança nacional.[4]

Durante o regime militar de 1964, os torturadores brasileiros eram, em sua grande maioria, militares das forças armadas, em especial do exército. Os principais centros de tortura no Brasil, nesta época, eram os Destacamentos de Operações de Informação - Centros de Operações de Defesa Interna (DOI/CODI), órgãos militares de defesa interna. No ano de 2006, Carlos Alberto Brilhante Ustra, coronel do Exército Brasileiro e ex-chefe do DOI/CODI de São Paulo, respondeu por crime de tortura em tribunal militar.[6]

Mas havia também torturadores civis, que atuavam sob ordens dos militares. Um dos torturadores mais famosos e cruéis foi Sérgio Paranhos Fleury, delegado do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) de São Paulo, que se utilizava de métodos brutais - e, por vezes, letais - para conseguir as confissões de seus suspeitos, à revelia de seus chefes.[7] Segundo o relatório "Brasil: Nunca Mais",[8] pelo menos 1 918 prisioneiros políticos atestaram ter sido torturados entre 1964 e 1979 (15 de março de 1979 era a data-limite do período a ser investigado).[9] O documento descreve 283 diferentes formas de tortura utilizadas na época pelos órgãos de segurança.[3]

No final dos anos 1960 e início dos anos 1970, as ditaduras militares do Brasil e de outros países da América do Sul criaram a chamada Operação Condor para perseguir, torturar e eliminar opositores. Receberam o apoio de especialistas militares norte-americanos ligados à Agência Central de Inteligência (CIA), que ensinaram novas técnicas de tortura para obtenção de informações. A Escola das Américas, instalada nos Estados Unidos, foi identificada por historiadores e testemunhas como um centro de difusão de técnicas de tortura.[3] O americano Dan Mitrione foi um dos enviados americanos que, posando como agente da Embaixada Americana no Brasil, treinou policiais brasileiros em técnicas de tortura "científicas" para a obtenção de informações de suspeitos presos. Ele se utilizava de mendigos para dar demonstrações de suas técnicas.[10] A história de Mitrione no Brasil foi objeto do filme Estado de Sítio, de Costa-Gravas. ....

Anônimo disse...

Vejam aqui nos comentários a 'indignação' e o desespero dos socialistas diante desta barbaridade do JG. Espião da KGB!!!! Agora não podem mais falarem que a CIA e o FBI mantiveram contatos com outros brasileiros! KKK!!!!!! É sempre assim... Sempre os comunas que posam de vestais da legalidade e da dignidade revelando depois suas mãos sujas por não usarem papel higiênico depois da evacuação. São patéticos. E ainda querem ser levados a sério. Patéticos.

RAD disse...

Que coisa nojenta ver que os comunas ficavam até hoje falando que brasileiros estavam ligados a CIA e agora um escritor famoso é revelado como dedo-duro para os russos. Uma vergonha. Acabou o discurso da esquerda de que o pessoal da direita é entreguista. Os comunas são tanto quando, ou, como sempre, MUITO MAIS, basta esperar um pouco que muita coisa será revelada. VERGONHA!!!!!

Garivaldino Ferraz - Brasília disse...

Já em 2012, o falecido Janer Cristaldo revelava os laços amorosos de JG, além de outro ícone "intelequitual", Jorge Amado, com a democracia soviética:
http://mujahdincucaracha.blogspot.com.br/2012/07/viagem-moscou-e-pequim-de-uma.html

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/