Opinião do editor - A DRU é uma espécie de pedalada fiscal autorizada

O segundo grande teste do governo Temer foi ultrapassado esta madrugada pela Câmara dos Deputados, no caso a proposta da DRU, a Desvinculação da Receita da União, uma espécie de pedalada fiscal autorizada, que permitirá que a administração federal mexa de um lado para outro com o total de 30% da receita prevista no orçamento. 
O novo governo propôs aumentar o percentual de desvinculação da DRU dos atuais 20% para 30%. 
Até 2023 o governo poderá fazer isto.
A proposta ainda irá para o Senado.
O problema central de Temer é mexer nos gastos, mas é exagerado imaginar que um governo transitório teria cacife para mexer com gastos dos servidores públicos, por exemplo. Ainda que a receita despenque, como despenca, as despesas parecem irremovíveis como uma rocha. 
Para os governos da União, orçamento é ainda uma peça de ficção.
E será assim até 2023.

5 comentários:

Anônimo disse...

Preocupação com gastos ?
Hahahahaha !
Acabou de reajustar salários das categorias que mais ganham !
Se continuar assim, Temer vai ser pior que a Dilma !

Anônimo disse...

Aviso: a marmota vai voltar!
Se continuar assim, o Temer vai virar o Sartori de Brasília.Triste.

Anônimo disse...

Não, a DRU é resultado da alta carga tributária, aumentada de forma absurda para tapar o rombo da previdência, já que os trabalhadores contribuem por 25 ou 35 anos com apenas 1/3 do salário (11% + 22% empregador), portanto cobrindo apenas 8,3 ou 11,6 anos de aposentadoria, mas ficam até 40 anos aposentados recebendo. Como foi tanto imposto criado (COFINS, PIS, CSLL, etc.) ainda está sobrando algum, que é deslocado através da DRU.

Anônimo disse...

PARABENS TEMER, OS MILITARES ESTAO COM OS SALARIOS DEFASADOS, ESTES 5 % DE AUMENTO AINDA É POUCO POIS A INFLAÇAO É MAIS QUE 10%, MAS JA É UM COMEÇO, PARABENS

Anônimo disse...

POLIBIO,

Ñ FALA BESTEIRAS!!!SE FOSSE ASSIM TODO GASTO SERIA "PEDALADA", ATÉ ÀQUELES DENTRO DO ORÇAMENTO (POIS, AUTORIZADO POR LEI)... A DRU NADA MAIS É DO QUE A PERMISSÃO PARA GASTAR "% MAIOR DE DETERMINADA VERBA QUE JÁ ESTÁ DENTRO DO ORÇAMENTO"... ENTENDEU OU QUER QUE DESENHE??

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/