Artigo, Milton Pires - O Grande Ator

Em dezembro de 1924, quando deixou a prisão, muito pouca gente acreditava que Adolf Hitler pudesse constituir um perigo para uma Alemanha liquidada pela Primeira Guerra Mundial.

Em certo sentido havia, em relação ao golpe de estado, ao famoso Putshc da Cervejaria de Munique, uma esperada parcimônia, um certo grau de tolerância (politicamente correta) com alguém que havia lutado pelo exército do Kaiser – é como se Hitler houvesse sido “perseguido por uma Ditadura”, como se merecesse “anistia” e representasse, com seu sofrimento, uma parcela gigantesca do povo alemão.

Antes mesmo de ser preso, foram o dom da oratória e a capacidade de inspirar lealdade pessoal que chamaram a atenção de Anton Drexler e Dietrich Eckart – fundadores do Partido Nazista. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

7 comentários:

Anônimo disse...

A Alemanha precisou padecer sob Hitler para amadurecer.
Espero que o mesmo aconteça com o Brasil.
Precisamos enterrar de vez a idéia do messias, do salvador da pátria.
Talvez aí tenhamos alguma chance.

Anônimo disse...

Perfeita analogia!

Anônimo disse...

É porque esse homem , Lula, ainda está solto???????

CaioB disse...

EXCELENTE!
Milton Pires mais uma vez acerta na mosca do alvo.
Messiânicos de POUCA LUZ encantam plateias de tolos e estes tolos ficam como que hipnotizados, não importando o grau de cultura que ostentem, variando desde ignorantes não alfabetizados, passando por analfabetos funcionais e até criaturas com doutorado.
Formam uma "religião" não declarada, lançam reptos e mantras que os mediocrizados seguem à risca e os ampliam, tornando a quedas em direção às trevas como uma bola de neve, sempre em nome de uma pseudo divindade.
Na história do Brasil temos casos desta natureza, que a exemplo de outros, em outros países, sempre acabam em tragédia, quando não catástrofe.

Anônimo disse...

O grande ator que só representa o papel de coitadinho. Seu público não para de diminuir.

Anônimo disse...

Como sempre pensei isso, esse camarada nunca me enganou.Todo falastrão tem que ser muito bem estudado e se posdivel rejeitado. Veja mais um falastrão nos dias de hoje, Donald Tramp, os americanos devem ter muito cuidado com ele, é um camarada que pode levar o povo americano à guerra.

Zarathustra disse...

É Putsch, e não "putshc", como está escrito.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/