Escritor americano publica Carta Aberta ao Brasil e avisa: "Problemas do Brasil são causados pelos próprios brasileiros".

Texto publicado por escritor americano mexe com os brios do brasileiro e põe em questão a relação dúbia que o brasileiro tem com o olhar estrangeiro e a própria autoimagem.

CLIQUE AQUI para ler, também, "Do Estado-camarão ao reino do cidadão", Ricardo Vélez Rodrigues, Estadão de sábado.

Pouca gente fala tão mal do Brasil quanto o próprio brasileiro, ou ao menos uma determinada parcela bem identificável da sociedade brasileira – da classe média para cima, digamos. Mas se alguém o fizer – e não for um brasileiro, prepare-se para a indignação que não se fará esperar, ainda mais nesta época rápida de redes sociais.

Foi o que fez Mark Manson, um escritor americano. Noivo de uma brasileira e com planos de passar mais tempo no país, ele publicou, no dia 11 de fevereiro, em sua página pessoal, uma longa Carta Aberta ao Brasil (que pode ser lida no endereço markmanson.net/brazil_pt), na qual apontava o principal responsável pelos problemas recorrentes do país: o próprio brasileiro.

Leia mais:

“O problema é a cultura. São as crenças e a mentalidade que fazem parte da fundação do país e são responsáveis pela forma com que os brasileiros escolhem viver as suas vidas e construir uma sociedade. O problema é tudo aquilo que você e todo mundo a sua volta decidiu aceitar como parte de ‘ser brasileiro’ mesmo que isso não esteja certo.”, diz Manson em um dos trechos da postagem, que aponta também que os brasileiros são egoístas, vaidosos, bem pouco inclinados ao altruísmo pelo bem comum, embora leais aos amigos próximos.


As reações não tardaram.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

36 comentários:

Anônimo disse...

O problema sao os mimados coxinhas q nao sabem tomar surra, eleição apos eleição, d focarem quietinhos esperando a proxima ...

Anônimo disse...

"os brasileiros são egoístas, vaidosos, bem pouco inclinados ao altruísmo pelo bem comum, embora leais aos amigos próximos"

Corretíssimo!


Anônimo disse...

O PROBLEMA AQUI SÃO OS VERMES COMUNISTAS QUE ESTÃO LOUQUINHOS PARA MORRER GEMENDO NO PAU DE ARARA, MAS ISSO LOGO VAMOS RESOLVER KKK BOLSONARO PRESIDENTE

Anônimo disse...

Resumo da ópera bufa: populistas canalhas e fajutos + povo ignorante.

Anônimo disse...

ESTA CULTURA tem inicio com a CRIAÇÃO das CAPITANIAS HEREDITÁRIAS, hoje transformadas em Estados manda e desmanda no Brasil.

ENQUANTO existirem as CAPITANIAS HEREDITÁRIAS NUNCA sairemos do CURRAL em nos meteram os colonizadores portugueses com suas cortes e plebes.



Anônimo disse...

Discordo.
Essa história de que "a culpa é de todos", pra mim não cola.
Ele começa o texto com: " não é só culpa da Dilma ou do PT"...
A conversa dele é confusa. E essa história de gestão de culturas alheias, lembra o iluminismo e a busca da " cultura perfeita ". Já sabemos aonde esse papo vai levar não é mesmo ?
Além do mais, de a culpa é de todos, significa que as crianças alemãs que colavam na escola são responsáveis pelo nazismo ? E o comerciante soviético que traía a mulher foi responsável pelo comunismo ?
Ele não deu comprovação científica de nada, apenas a opinião dele.

Anônimo disse...

Nao so' isso, tem problemas psicologicos tambem. Exemplo comentario das 12:19.

Anônimo disse...

O problema é peteba de merda 12:19, que acredita na solução errada, provada e comprovada, para velhos problemas... Bando de vagabundos...

Que apanharam, apanham e apanharão da polícia e dos cidadãos de bem...

Mortadelinha 12:19 de m... VSF FDP... Vc acha que política é igual grenal...
Perde ou ganha... Não tem nenhum compromisso com o avanço do país, seu verme de bosta...

Anônimo disse...

Na média há o espírito de bandidos e quadrilheiros em muitos brasileiros, muito mais lá para cima no Brasil, mas infelizmente aqui no RS muitos pegaram mais este jeitinho brasileiro. Na política gaúcha atualmente diria que são maioria e aí se entende por que principalmente os partidos de esquerda são tão bonzinhos com os bandidos e querem tanto o desarmamento dos cidadãos decentes.

Anônimo disse...

Texto perfeito

Anônimo disse...

Concordo, e a primeira coisa que se tenha a fazer é punir quem comete crimes, pequenos ou grandes, e uma bela maneira de começar a mudar o país é FORA PT, COM LULA E DILMA NA CADEIA!

MOISÉS SOARES ALVES disse...

Seu comentário têm princípios inplicitos da política do pão e circo. Falcilmente identificável.

Marilene disse...

O problema é o fanatismo pela ideologia vigente que lutou por décadas para subir a rampa. É a falta de motivação de não gostar de política. É a ausência de espírito crítico para conhecer as lacunas da ideologia.

Anônimo disse...

FOMOS CRIADOS PARA SERMOS SUSCETÍVEIS AO QUE OS OUTROS DIZEM DE NÓS.

QUERER 'EMPURRAR AO POVO O QUE AÍ ESTÁ É MATÉRIA PAGA.

BASTA REVER OS 'PROGRAMAS DE GOVERNO' QUE ERAM OFERECIDOS AOS BRASILEIROS, NADA CUMPRIDO.

PARA ELEIÇÕES MUNICIPAIS QUE SE APROXIMAM SERÁ A MESMA COISA.

Anônimo disse...

Na verdade, o problema é gente do tipo do anônimo das 12:19, desmiolado, mallandro e cara de pau...Sem falar que é petralha...

Anônimo disse...

O PROBLEMA DO PAIS É O PT

Anônimo disse...

Einstein responde ao primeiro comentário que diz que "o problema são os mimados coxinhas..."

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." Albert Einstein

Einstein teve a sorte de não viver no Brasil e não conhecer a estupidez dos petistas...

EUGENIO ATENTO disse...

NA MOSCA!

Não importa quem seja, se disser DOIS MAIS DOIS É QUATRO estará certo.
O cara falou:

-SÃO AS CRENÇAS, A MENTALIDADE, AS IDÉIAS! A CULTURA!(não educação)

TOCOU NOS PONTOS CHAVES, um país alem de uma porção de terra, um território, É
- O SEU POVO
- O QUE ELE PENSA
- SEUS CONCEITOS SUAS IDÉIAS
- SUAS CIRCUNSTÂNCIAS(criadas p/suas idéias,conceitos,procedimentos)

"DIGA-ME COM QUEM ANDAS E DIR-TE-EI QUEM ÉS"

NÃO SÓ COM QUE PESSOAS ANDAS, MAS COM QUE IDÉIAS ANDAS!

OBSERVE DADOS DOS PAÍSES RICOS:
OS CONCEITOS ADOTADOS POR SEUS POVOS PROCEDIMENTOS,USOS E COSTUMES, E CONSTATARÁS QUE EM FUNÇÃO DESTES, CONCEITOS,IDÉIAS,PROCEDIMENTOS SERÃO OS
INDICES DE RIQUEZA,SAÚDE,SEGURANÇA ETC...DESTES PAISES

MESMO AS PESSOAS SEM MUITA INSTRUÇÃO NOS PAÍSES MAIS RICOS, TEM PROCEDIMENTOS CONCEITOS NÃO DO "JEITINHO E DO PIXULECO".

MUDANDO IDÉIAS,CRENÇAS PROCEDIMENTOS ESTAREMOS ALTERANDO RESULTADOS.

MUDAR IDÉIAS,CRENÇAS,PROCEDIMENTOS,DEFINIR QUE PAIS QUEREMOS,PROPOR ISSO, QUEM HÁ DÊ?

O povo brasileiro terá que passar por situação de compreender que esmola dada é para manter ladrão e corrupto no poder,que ira roubar o futuro dos seus filhos, a sua segurança e recursos de saúde imprescindíveis.

O POVO TERÁ QUE TER CONSCIÊNCIA DE QUE É ELE POVO O AUTOR DA VIDA DE SEU PAÍS,DELE DEPENDE O QUE SEU PAÍS SERÁ, POIS ELE POVO É PATRÃO DO GOVERNANTE QUE LHE DEVE RESPEITO E SATISFAÇÃO!

O POVO QUANDO VOTA ESTÁ ADMITINDO,ESTÁ EMPREGANDO

-O PRESIDENTE(que é seu funcionário,do povo)
-O GOVERNADOR(que é seu funcionário,do povo)
-O PREFEITO (que é funcionário do eleitor,do povo)
-SENADORES,DEPUTADOS,VEREADORES,todos,todos são empregados,funcionários do povo e ao povo devem satisfação.

O QUE SE OBSERVA ATUALMENTE É QUE OS ELEITOS PRESIDENTES SENADORES,DEPUTADOS PREFEITOS E VEREADORES SE ACHAM DONOS E PATRÕES DO POVO E DO PAÍS E PODEM FAZER "GATO E SAPATO" DO POVO E DO PAÍS, CURRANDO O POVO POR EXEMPLO O CONTRIBUINTE COM A CPMF.

O POVO TERÁ QUE TER CONSCIÊNCIA QUE É SOBERANO, EXIGIR RESPEITO DE SEUS EMPREGADOS,DO PRESIDENTE AOS VEREADORES.

E, CLARO LARGAR DE MÃO O "JEITINHO", E NÃO EMPREGAR MAIS GENTE QUE ACEITA "PIXULECO E TULIPA".

O MOMENTO PODE SER DE VIRADA PARA O LADO BOM, MAS DEVE HAVER CONSCIENTIZAÇÃO DO QUE OCORREU:

O ATUAL GOVERNO COMPROU MILHÕES DE ELEITORES DE BAIXA RENDA (com bolsa ladrão,bolsa presiidiario,bolsa bebum,bolsa bandido e outras inacreditáveis)PARA SE PERPETUAR NO PODER.

ESTE POVO SEM SE DAR CONTA, PERSUADIDO POR UMA MÁQUINA PUBLICITÁRIA ABASTECIDA COM BILHÕES ROUBADOS,atraves de PIXULECOS E TULIPAS,vergonhosos truques e tapeações,EMPREGOU FUNCIONARIOS,PRESIDENTE SENADORES E DEPUTADOS CÚMPLICES.

O POVO TERÁ QUE ALTERAR IDÉIAS, PROCEDIMENTOS,CONCEITOS E NÃO MAIS VOTAR, EMPREGAR, BANDIDOS DO PIXULECO,DO SITIO DE ATIBAIA,DOS ALOPRADOS DO TRIPLEX DE GUARUJÁ,DE PRESIDENTES QUE GANHAM 30 MILHÕES SÓ PARA DAR CONFERÊNCIA.

MOISÉS LEVOU QUARENTA ANOS CATEQUIZANDO E ALTERANDO IDÉIAS DE SEU POVO,ANDANDO PELO DESERTO.

NÃO PRECISAMOS DE DESERTO MAS PRECISAMOS DE UM MOISÉS.



JORGE LOEFFLER .'. disse...

Essa serve como uma luva a editores de blogs como o próprio Políbio, não?

Luiz Cláudio Ribeiro disse...

Cuidado! Essa carta é um embuste. Só serve aos interesses da esquerda para ela tirar o #@ da reta! Leiam uma análise que o Luciano Ayan, do Ceticismo Político, fez a respeito, a qual pode ser acessada pelo link http://lucianoayan.com/2016/02/17/os-embustes-na-carta-de-mark-manson/

Anônimo disse...

O problema são os burros dos mortadelas que se contenta com migalhas e são anti patriotas.

EUGENIO REPÓRTER disse...

NANOCEFALIA PETISTA E "TRISCAIDECAFOBIA"

NANOCEFALIA PETISTA:quase ausencia de neurônios no cérebro petralha

O PROBLEMA , ANONIMO DAS 12:19,É QUE OS QUE GANHARAMM A ELEIÇÃO PARA PRESDIDENCIA,NOS ÚLTIMOS TEMPOS,TEM "NANOCEFALIA" ,OU NADA DENTRO DA CABEÇA, E OS POUCOS NEURONIOS RESTANTES SÃO USADOS PARA ROUBAR DINHEIRO PUBLICO,DOS POBRES.


TRISCAIDÉCAFOBIA
(nova epidemia PSICOSE atingindo milhões de brasileiros )

FOBIA,MEDO,OJERIZA,NOJO, AO "NUMERO 13" (TREZE), É A NOVA EPIDEMIA ,PSICOSE ,E QUE CHEGOU INSIDIOSAMENTE NO BRASIL,MAIS DE 90% DE BRASILEIROS CONTAMINADOS.
ESTELIONATARIOS PETISTAS PETRALHAS usaram midia durante anos e causaram este mal que atinge mais de 90% da população
Alguns ex petistas que foram iludidos e enganados são os que mais sofrem pois tem vergonha do apoio que deram,alguns perderam até a voz,outros se comportam como se tivessem AUTISMO,trancados em casa, trova politica no buteco nem falar!

Dizem tambem que ex petistas tiveram complicações; além da perda da voz,
e além de acometidos da TRISCAIDÉCAFOBIA ,medo,horror ao 13 e nojo,foram para as praias de Santa Catarina e comeram COCÔ BOIANTE, estarão sendo remetidos com URGENCIA para CUBA, nos ALTOS CENTROS DE MEDICINA onde o comunista bolivariano CHAVES,da Venezuela foi tratado e já morreu.

EXTRA,EXTRA! Chegam notícias neste instante que ex petistas quem tem nojo e raiva do número 13, os TRISCAIDECÓFABOS, NÃO PODEM COMER E NEM VER FRUTOS DO MAR em especial POLVOS e LULA.

COLABOREM COM "NOTÍCIAS" DESTA NOVA EPIDEMIA, TALVEZ O POLIBIO PUBLIQUE.

Anônimo disse...

Acertou no alvo, mas também não disse nenhuma novidade.

Anônimo disse...

EVA WILMA AO 247: “O QUE ESTÃO FAZENDO COM LULA É UMA CAÇA ÀS BRUXAS”

Sobrevivente de duas ditaduras, a atriz Eva Wilma empenhou-se com a mesma competência, honestidade e coragem às personagens do palco e na resistência às cenas de terror perpetradas pelo regime militar depois de 68 contra muitas "cabeças pensantes"; nessa entrevista exclusiva ao 247, ela diz que as pessoas que pregam a volta da ditadura são "doentes e ignorantes", que o que está acontecendo é uma luta entre PMDB e PT e que o impeachment "é uma coisa quase pessoal" com a qual não concorda; Eva também repudia a campanha da imprensa contra Lula, que chama de "caça às bruxas" e "inquisição"....

Anônimo disse...

Aqui está uma crítica muito interessante a essa carta:

http://lucianoayan.com/2016/02/17/os-embustes-na-carta-de-mark-manson/

Anônimo disse...

Como tem MAVs aqui no Polibio impressionante. Devem ganhar um extra para postar pois o RS eh terra vermelha dominada.

Pois eu falo por mim, odeio lula, dilma, tenho nojo do PT que tem uma gente suja, ignorante, inimiga do trabalho, que fomenta odio entre as classes e acostuma desdentados a querer coisas de graca pelo simples fato de existir.

Sou coxinha sim, pago impostos, dou duro trabalhando e estou pouco me lixando com gente que nao sai da frente da TV para buscar algo melhor. Querem ganhar bolsas familia, se submetam a esterilizacao para que em 20 anos nao tenhamos outros Lullinhas andando por ai.

Anônimo disse...

É isso Luiz Cláudio Ribeiro e anônimo das 18:07.
O Luciano Ayan desmantelou parágrafo por parágrafo o embuste desse Manson. O palavrorio desse americano parece picaretagem de livro de auto- ajuda.

Anônimo disse...

Anônimo das 18:07h, foi o Lula ou a Dilma que te passaram este site? Uma pergunta, o que de mentira tem na mensagem? Se a mensagem é mentirosa o que dizer então de tudo o que os líderes petistas tem mentido diariamente para tentar justificar seus crimes eleitorais , fiscais e penais?

Anônimo disse...

Anônimo das 17:44hs, em contraposição o grande ator Carlos Vereza publica vídeo extremamente forte denunciando o governo PT e faz apelo ao povo..
https://www.youtube.com/watch?v=RTKiNnTJAK8

Anônimo disse...

Acho que é uma analise corretíssima, principalmente em função do excesso de coxinhas que proliferaram nestes ultimos tempos no Brasil.

Anônimo disse...

Os partidos apresentam o que há de pior para concorrer nas eleições.O povo fica entre o ruim e o pior e escolhem o pior.Estamos lascados e mal pagos, como diz o dito popular.Tirando o Itamar Franco, qual foi o menos ruim que presidiu o Brasil a partir da democratização, 1984 ?Sarney uma lástima com seu Plano Cruzado, Collor o caçador de abobrinhas, FHC um Pato que se achava Pavão e o Lula analfabeto fanfarrão, fala muito e faz pouco ou nada, além de
Ser o responsável pela indicação da pior presidente do país de todos os tempos e ter seu desgoverno e de sua mãe do Pac num imbroglio sem pretendentes.30 anos de Democracia perdida.

Emmanuel disse...

Continuo achando que esse negócio é coisa de petista .... jogo diversionista.

Vajra Pema disse...

O problema do Brasil, dos brasileiros, é a Não Cultura. rsrs...
#LulaNaCadeiaJá

samuel disse...

Uma perguntinha inocente: QUAL O PARTIDO POLÍTICO DO MARK MANSON, REPUBLICANO OU DEMOCRATA? SE DEMOCRATA VAI VOTAR NO BERNIE SANDERS OU NA HILARY? Olhe pra dentro do seu país, seu enxerido!

Roberto disse...

Na década de setenta, em plena "dita mole", Juca Chaves tinha uma "marchinha" na qual abordava em sua letra: "A polícia prende e a Justiça solta", "Onde morre um ladrão e nascem dois" e por aí vai. Se tocassem no rádio agora, muitos pensariam tratar-se de uma música recente.

samuel disse...

Ele votou no OBAMA, the muslim Marxmeister in the White House, ele é um filiado ao partido Democrata, essa pérola de partido que deu aos EUA o candidato OBAMA e agora oferece Hilary Clinton, candidata e com processo crime em curso pelo FBI e Bernie Sanders, um declarado Marxista-socialista, ambos como candidatos a presidente dos EUA. E esse "escritor americano" vem dar palpite sobre o eleitor brasileiro?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/