Entrevista, Margrid Sauer - Votos de Manuela D'Ávila serão pulverizados em Porto Alegre

ENTREVISTA
Margrid Sauer, socióloga e diretora do Instituto Amostra


A renúncia de Manuela D'Ávila, PCdoB, significa que seus possíveis votos irão para outra candidatura comunista, como a de Luciana Genro, Psol ?
Os votos serão divididos entre os candidatos, porque o grosso dos eleitores da Manuela não é ideológico, mas dela, Manuela.

Além de comunista, como Manuela, Luciana Genro é a segunda melhor posicionada nas intenções de votos. De onde vem tanto voto: apenas do seu recall como ex-candidata a presidente ?
É preciso checar bem os locais pesquisados.

A esquerda - PCdoB e Psol - possuem mesmo tantos votos assim em Porto Alegre ?
Fogaça ganhou duas eleições da esquerda e Fortunati também venceu duas. Não é bem assim. Não acho que o eleitorado fará uma escolha baseada em ideologias.

Os candidatos de oposição ao prefeito José Fortunati são muito fortes pela esquerda, mas fracos pela direita ?
Insisto na apreciação de que o eleitorado não demonstra este tipo de opção ideológica. Algum nome fora dessa lista poderia surpreender.

Marchezan Júnior, Ônyx; quem ?
Gostaria de tentar ouvir os eleitores sobre isto. Farei isto em março.

Quem ?
Em março as coisas estarão mais decantadas. Quero testar o nome do ex-deputado Beto Albuquerque. Ele me parece um nome que poderá ser um ponto fora da curva.

17 comentários:

Anônimo disse...

O editor, por ser jurássico, ainda vive na Guerra Fria. Talvez por isso não tenha mais encontrado trabalho na praça. Editor, o mundo mudou.
Não existe mais direita nem esquerda. Existe apenas jogo de interesses. Exemplo disso...alguns anos atrás Ana Amélia Lemos surpreendeu o PP quando disse que apoiaria Manuela na eleição passada.

Anônimo disse...

Rsrs. Esse pessoal de pesquisa não sabe é de nada. O comportamento do eleitor mudou. Atualizem se, engodeiros.

Anônimo disse...

Entrevista palha, não respondeu uma pergunta decentemente.

Anônimo disse...

Pulverizados? que votos?
Quem disse que hoje o povo votaria em comunistas?
Por favor, não tentem induzir o povo.
Hoje o povo está esclarecido e sabe que socialistas e comunistas fazem demagogia com o dinheiro do contribuinte.
Aquele que prometer ENXUGAR a máquina será eleito pelo povo e não por funcionários públicos

Anônimo disse...

Pulverizados para esquerda. Terá algum candidato que na seja de esquerda? Qualquer merda a escolher será merda igual...

Anônimo disse...

CALA BOCA SEU VERME COMUNISTA IGNORANTE ESQUERDALHA PETISTA XINELAO... PT É COMUNISTA É ESQUERDALHA É BANDIDO... TEM QUE ACABAR COM ESSA ESQUERDALHA VAGABUNDA

Anônimo disse...

QUALQUER ANTA SABE QUE AS ESQUERDAS TEM 33% DOS VOTOS AQUI NO SUL...SÓ TEM UMA FORMA DA ESQUERDA GANHAR FRACIONAR OS PARTIDOS DE FORMA QUE NÃO TENHA SEGUNDO TURNO....APESAR QUE COM ESSE GOVERNO DE ESQUERDA TEM MUITA GENTE IRRITADA COM O PIXULECO.

Anônimo disse...

Porto Alegre precisa mais, precisa de Onyx na prefeitura!

Anônimo disse...

Anônimo das 15:04, ela não respondeu pq naobtem o que responder. Inventou que o "novo" é um cara que já disse que não vai disputar. Está só prospectando clientes. Empresas de pesquisa e sociólogos ainda não entenderam que o comportamento do eleitor mudou. Aí eles erram e ainda dizem " conforme eu Previ".

Anônimo disse...

Vai ser bonito, ver a Luciana genro prefeita de P.Alegre. Morador de POA, merece ter uma dona dessas administrando a capital. Chinelona comunista...!!!

Anônimo disse...

Well, a Socióloga não disse nada com nada.

Quando perguntada dos candidatos Marchezan Júnior e Ônyx mostrou que realmente não entende do churrasco.

Marchezan Júnior e Ônyx serão os candidatos que brigarão pela prefeitura. Se der 2 turno e um dos dois ficar fora do pleito, o que ficar fora escolhe quem será o novo prefeito de Porto Alegre.

Anônimo disse...

O que hoje defini não é partido e sim o candidato
Voto partidario esta perdendo forças. Fica o carisma e popularidade do candidato.
E só por isso tia Manuvelha não ganharia....Não se ganha com atributos que não se tem.

Anônimo disse...

Hoje em dia voto partidario não define mais eleições.
K que define e o candidato em si. Seu carisma e popularidade.

E nisso tia Manuvelha não se elegeria nunca. Não se ganha com atributos que não se tem.

Anônimo disse...

Manuela Dávila, Luciana Genro, Beto Albuquerque. Porto Alegre é demais...

Noé R. Oliveira disse...

Não sei se é verdade, mas tão dizendo que uma parte desses votos vai para outro nome que ta na praça, o Mauricio que é Petebista, que é contra o sartori e ele é identificado como de esquerda.

Carlos disse...

Jurássico, porque tu, não mama na teta pública , e não faz parte dessas empresas jornalísticas, comprometida até o pescoço, com esta bagaça toda! Não te dobra para esta podridão.

Fernanda Barth disse...

Respeito muito o trabalho de Margrid, mas é inquestionável que as eleições em Porto Alegre e RS tem sido decididas pelo viés ideológico, mesmo que as pessoas não tenham clareza sobre o que direita, esquerda e centro defendem. As pessoas tem votado contra alguém ou alguma coisa, que no caso do RS e de Porto Alegre tem sido um voto anti-esquerda. A polarização surge deste fator. Beto, que já disse que não será candidato, tem uma posição de centro, e surgiria como uma alteranativa ao eleitor. As escolhas são bastante pragmáticas e o voto útil tem causado migração de votos após a publicação de simulações de segundo turno justamente por causa da questão ideológica.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/