Artigo, Joaquim Oresko, Jornal do Comércio - Porto Alegre me dói

Porto Alegre definitivamente me dói. Lá, eu não vivo mais em paz. Andar pela Capital dos gaúchos não é mais um prazer, como costumava ser anos atrás. O Guaíba continua poluído, novidade alguma. Porém, agora não posso ter a parte melhor parte dele: o pôr do sol. O Gasômetro fechou, e o Cais do Porto também. Acreditar em prazo de conclusão de obras no Brasil é inocência. Sabe-se lá quanto tempo vai levar para podermos aproveitar novamente o ponto mais movimentado da cidade aos domingos e a melhor vista do ônibus durante a semana. O Mercado Público parece estar como o Presídio Central, caindo aos pedaços. Desde que pegou fogo, o Mercadão não pode ser considerado mais um ponto turístico. Andar por seus corredores é triste, o cheiro de peixe mistura-se aos odores da sala de lixo, agregando-se a visão da arquitetura - antes belíssima - arruinada pelas marcas do incêndio. Além do mais, seu entorno é tão precário quanto seu interior. O calçamento é desnivelado, da mesma maneira que todo o Centro da cidade. Nossa segurança também anda parecida com o "Centralão". Andar pela Borges de Medeiros, ou em qualquer outra parte da cidade, virou brincadeira de roleta russa; nunca sabemos quando seremos assaltados. Antes, ir para a Redenção nos fins de semana com o mate na mão era tradição. Agora, se uma árvore não cai sobre a tua cabeça, o bandido te deita no chão e leva até teu chimarrão. Sair de noite na rua nem a Brigada Militar, se até em casa, trancado, é arriscado ficar. Quando não sofremos com roubo, sofremos com enchente. Se chove acima da média, ficamos de baixo d'água. Andar na rua só de barco, jet ski, caiaque ou prancha de surfe. Mais triste é perceber que os mesmos que reclamam do problema são os que jogam no chão o lixo que entope os bueiros na rua. O porto-alegrense sofre com a própria educação. Fora a responsabilidade da prefeitura, a conscientização com certeza seria grande parte da solução. Se somar todos os problemas, esse Porto já não é mais tão Alegre - e quem sabe se algum dia voltará a ser?

23 comentários:

Diogo Zaddor disse...

Quem é a gostosa essa dispensando uma fecalona ou o resto da cerveja?!

Anônimo disse...

GAÚCHO = POVO QUE VIVE NO PAMPA, EM PARTES DA ARGENTINA URUGUAY E RIO GRANDE DO SUL... O PESSOAL DE PORTO ALEGRE ACHA QUE É GAUCHO KKKKKKK VOTANDO EM COMUNISTA EM UMA CIDADE SUJA PICHADA E INFESTADA DE BANDIDOS... ESSE POVO É TÃO BURRO QUE ACHA QUE É GAUCHO HAHAHA...FALA SÉRIO

Anônimo disse...

Porto Alegre : só restam 3 alternativas. 1-Ir embora 2-Ficar e lutar para mudar e ajudar 3-Mudar na eleição. A maioria que fala daqui com razão e o que foi escrito é o que está acontecendo na cidade que nasci em 1960 , não mostra solução . Queremos solução também principalmente eu que nasci aqui e conheço até os arroios que correm por baixo do asfalto. Minha sugestão é cobrar e cobrar da Prefeitura, do estado e deste governo do país que é o pior que conheci em meus 56 anos de vida. A mídia tem o papel fundamental mas também tem que procurar soluções. Porto Alegre não é só o serviço público. Sou eu, tu e todos que nasceram aqui, os que vieram para cá e a cidade adotou e não forma embora . Falar é mais fácil do que fazer.

RONDO disse...

Que tem culpa disso tudo?
A maioria silenciosa que não quer se incomodar, não cobra seu vereador, seu deputado seu senador. Só se preocupa em resolver o "seu" problema e não o nosso. É politicamente correto, não protesta, em suma não exerce a cidadania, diz que quem tem que resolver os problemas e o sindico, mas não vai nas reuniões do condomínio e depois reclama. Ou não?

Anônimo disse...

Por que a culpa , no final de todas as contas, é sempre debitada nas costas do povo?
Porque a culpa é, sim, destes governos criminosos de esquerdopatas que prometem o paraíso, mas condenam as classes mais indefesas a uma miséria crônica.
Escrevi isto para falar sobre o lixo. Quantas e quantas vezes varri e lavei minha calçada, e coloquei o lixo orgânico na caçamba e o lixo reciclável na calçada, na hora marcada... Chegam os catadores e reviram caçambas, rasgam e removem sacos e pronto... Já está todo o lixo espalhado , novamente, fora da caçamba.
E o caminhão do lixo reciclável nunca passa na hora determinada. E a culpa, ainda assim, é minha?

Anônimo disse...

POIS É...DAÍ SEU JOAQUIM TALVEZ DEIXE SEU VOTO COM UMA LUCIANA DA VIDA NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES.A NÃO SER QUE ELE QUEIRA QUE PORTE ALEGRE VOLTE NO TEMPO DA VANGUARDA E COM A MESMA VIDA QUE OS CUBANOS LEVAM,SOMENTE PARA DIZER QUE NOS VELHOS TEMPOS ERA MAIS ROMÂNTICO.ACABOU O ROMANTISMO,VIVEMOS EM TEMPO DE CRISE E DE CORRUPÇÃO DIRETA MESMO.DEPOIS QUE A MAIOR QUADRILHA DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE ABOCANHOU O PODER,FOI TUDO EMBORA ,ROMANTISMO E ESTABILIDADE DOS BRASILEIROS.PORTO ALEGRE RECEBEU OS REFLEXOS DA INSTABILIDADE ECONÔMICA PROVOCADA PELA DILMA,QUE É A PRESIDENTE MAIS INCOMPETENTE DA HISTÓRIA DO BRASIL.ELA CONSEGUIU SER PIOR QUE SARNEY,COLLOR.LEVA O PRÊMIO.E TUDO PORQUE O CHEFÃO DA QUADRILHA ESCOLHEU ELA PARA SEU SUBSTITUTO,O POVO AQUI COMO É MUITO INTELIGENTE E FELIZ,CLARO,VOTARAM EM MASSA NESTA CRETINA.HOJE ESTAMOS NA LAMA LITERALMENTE.O MESMO ACONTECE COM O PREFEITO DE SÃO PAULO,QUE O LULA LEVAVA ELE A TIRACOLO,ATÉ NO PROGRAMA DO RATINHO ANTES DE ELE SE CANDIDATAR ELES FORAM ,O ZÉ POVO FELIZ FOI TUDO DE HADDAD.SÃO PAULO ESTÁ UM CAOS,NEM CICLOVIAS ELE ACERTA.BOTOU MILHARES DE PARDAIS EM VIAS EXPRESSAS COM VELOCIDADE DE 50 KM/H. E ASSIM VAI INDO.PORTO ALEGRE ESTÁ SOFRENDO O PÊNALTI TAMBÉM,E PARA AJUDAR LEVOU NA CARA A TEMPESTADE COM VENTO DE 150KM/H...FICOU ARRASADA. SÃO TUDO REFLEXOS DA ECONOMIA DO GOVERNO DO PT.NO ESTADO IDEM,A HERANÇA DEIXADA PELO TARSO.MAS POSSO ESTAR COMETENDO UMA INJUSTIÇA,QUEM SABE COM A LUCIANA E A MANUELA SE ELA NÃO TIVESSE DESISTIDO NÃO LEVARÍAMOS UMA VIDA MAIS SIMPLES POR AQUI? COM CARROÇAS NAS RUAS,MST INVADINDO PRÉDIOS PÚBLICOS,PASSEIO PELO GUAÍBA DE BARCO A REMO,BEM A MODA ANTIGA E ROMÂNTICA.AGORA FIQUEI PENSANDO! ACHO QUE VOU RETIRAR O QUE ESCREVI E OPTAR PELO ROMANTISMO...

Anônimo disse...

Srs. Vereadores e Prefeito, sugestão para o Mercado Público: Tirem todas as peixarias de lá e coloquem em algum daquele armazéns vazios do Cais. Não dá pra aguentar aquele fedor de peixe lá dentro, qualquer refeição ou até sorvete que você esteja saboreando, dá a impressão de que está comendo peixe crú, e quando a fragrância dos dejetos dos peixes que foram largados no esgoto resolvem subir para os nossos narizes, pelo amor de Deus, é cheiro podre! Ali pertinho no Cais, é só atravessar pela passagem que vai para o Trensurb e o Catamarã, os dejetos da limpeza dos peixes cairiam direto no Guaiba, alimentando peixes e aves, em vez de ficarem apodrecendo em baixo do Mercado! Não vou cobrar nada por essa idéia!

Anônimo disse...

Acordou agora... Já faz mais de década que é assim.

RONDO disse...

Precisamos de um Trump aqui.

Sérgio disse...

Sou portoalegrense e acho essa cidade uma porcaria. Só vivo aqui porque meu emprego exige. Na verdade, o Brasil todo está uma porcaria, tudo é feio, sujo, perigoso. Não vejo a hora de ir embora para o exterior e nunca mais voltar.

Anônimo disse...

Vamos mudar o nome da cidade para PORTO TRISTE até que cada um faça a sua parte, ou então o nome fica para SEMPRE!

PauloAG disse...

E será que os portoalegrenses estão dispostos aos esforços necessários Para uma POA moderna e limpa? O governo é ruim, mas ttenho a impressão que o povo não se importa muito com a cidade. É possível melhorar a cidade. Caxias do Sul cresceu muito, quadruplicou e nem por isso perdeu a majestade. O mesmo ocorreu com outras cidades do interior. Creio que POA gosta de ser assim, decadente, feia, antiquada,se satisfaz com o que foi e poderia ter sido. Enfim, esquetdinhad gostam de meleca...

Anônimo disse...

"Tô nem aí, Tô nem aí...
Pode ficar com seu mundinho eu não to nem aí
Tô nem aí, Tô nem aí...
Não vem falar dos seus problemas que eu não vou ouvir.. "

Sugestão de musica de espera para o serviço 156 da prefeitura enquanto você espera na linha. Atenção o custo da ligação é você quem paga!

Unknown disse...

Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, acabarao.

Anônimo disse...

Com todo o respeito aos Porto-alegrenses, como está feia esta cidade.
Uma insegurança brutal.
Um transito caótico.
Uma marginalidade assustadora.
Sem falar nas ideologias esquerdistas que destruíram a capital do Estado.

Anônimo disse...

Gauchada de Poa, só vota em merda, olhe os últimos Prefeitos, inclusive o atual, exemplo o último Governador, atraso genro, eles conseguiram destruir uma das melhor Capital do Brasil, um dia chega a conta.

Anônimo disse...

Sr. Editor, a "situação" do Mercado Público merece ser olhada com lupa. Cadê a responsabilidade dos locatários no incêndio? Depois da caixa preta do táxis, que vai sendo aberta, aos poucos, é hora de passar a limpo o Mercado.

Anônimo disse...

Kkkkkk....O problema e'que vcs se recusam a entender o problema. Vcs ainda acham que e'politica como sempre! Nao e', os servidores publicos numca deixarao qualquer tipo de melhorias acontecer. Eles Sao Marxistas e ou vadios . Eles acham que proibir o desenvolvimento e' o certo. E votar na pessoa certa, OnixLorsnzoni, ninguem vai. Entao o negocio e' aguentar no osso. Nao tem solucao!

Anônimo disse...

Juiz julga improcedente ação de Gilmar contra Nassif:

18/02/2016

Jornal GGN - O juiz de direito Matheus Stamillo Santarelli Zuliani, da 6a Vara Civel de Brasilia julgou improcedente a ação impetrada pelo Ministro Gilmar Mendes, so Supremo Tribunal Federal, contra o jornalista Luís Nassif.

Gilmar foi condenado ao pagamento das custas judiciais, no valor de R$ 1.000,00.

PS: GM, representante do PSDB junto ao STF? Ou é mentira que ele fala mal o PT na imprensa marron glace até pelos cotovelos? Alguém tem noticia de outro Ministro do STF que fala mal de Partido Politico na imprensa marron glac?

Anônimo disse...

Vai ainda mudar por simples motivo: "a corda espicha mas um dia ela arrebenta"

Anônimo disse...

Viajei grande parte deste pais,e ainda não vi uma cidade tão suja e mal cuidada.
Porto Alegre é a cidade mais suja do Brasil.
Lixo por toda a parte,vagabundos achacando nas ruas,assaltos constantes
e sem falar do transporte que é uma merda.Em dia de garoa os agentes de transito saem para as ruas,atrapalham o transito e se escondem para multar.
Tudo como o Tchê loco gosta.

Anônimo disse...

Porto Alegre: os que falam daqui e moram aqui não saem nunca da cidade. Dizem que querem morar em outro país mas poucos vão. Como se o outro país estaria aceitando com casa e comida o brasileiro. Aqui tem muita da gente do interior que adora esta cidade mesmo suja como está. Outros falam , falam e falam mas não vão embora nunca. Dizer que Porto Alegre é a mais suja do Brasil é porque não conhece o país. Já vão tarde os que não gostam daqui. Acho que tem mais de fora do que daqui. O país é uma droga mas é o povo que elege e se esquece em quem votou. A capital mais limpa do país que dizem é logo em seguida a mais perigosa após Porto Alegre , no mundo, como está escrito na internet. Uma em 43 lugar e outra em 44 lugar.

Unknown disse...

Ou Porto Alegre reencontra seu rumo, ou vai ficar cada vez mais pra trás (em tudo, até no PIB dentro de alguns anos). Cresci ouvindo que a capital era uma cidade romântica, tranquila, metrópole da qualidade de vida (anos 90) e hoje vejam como está? resultados do conformismo, da mesmice e de sucessivas administrações incompetentes. E assim seria com todo o RS se esse partido de esquerda continuasse vencendo as eleições, mas não, o interior ainda salva nosso estado.
Porto Alegre precisa se abrir para o turismo, pois a cidade conta com um entorno maravilhoso, o guaíba poderia render muitos passeios "românticos" a la Veneza, uma orla a la Copacabana (guardadas as devidas proporções) o centro histórico é um dos mais belos do país (imagina com a revitalização), a natureza é exuberante, não entendo o porquê dos porto-alegrenses se conformarem com as coisas como estão, nossa capital já é uma das mais procuradas no país para turismo, imagina se não fosse decadente!
Cidades como Caxias do Sul, Canoas, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Lajeado... crescem muito mais que POA, e não são tão sujas, tão mal cuidadas, tão violentas, tão desiguais. A capital está ficando pra trás e ao que tudo indica, logo teremos uma cidade no interior mais rica que Porto Alegre (em dez anos talvez), as indústrias já se aperceberam que o interior e muito mais aberto e menos provinciano, menos ligado à ideologias arcaicas.
Tá na hora de mudar Porto Alegre, de recuperar seu espaço usurpado, tá na hora de aposentar o Fortunatti e eleger um prefeito de VERDADE!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/