Arrtigo, Demétrio Magnoli - Estágio da negação

“Sobre a Morte e o Morrer”, da psiquiatra Elisabeth Kubler-Ross, publicado em 1969, expõe a teoria dos cinco estágios do luto. Kubler-Ross não pensava no luto político, mas os contorcionismos dos “intelectuais orgânicos” do lulopetismo sugerem paralelos viáveis. A entrevista concedida por Jessé Souza, presidente do Ipea, à “Ilustríssima” (10.jan) indica que, confrontada com o falecimento de seu projeto político e econômico, a maioria da esquerda brasileira percorre o estágio inicial: negação.

Jessé declara guerra à corrente principal das ciências sociais brasileiras, acusando Sérgio Buarque de Hollanda (“o pai desse liberalismo colonizado brasileiro”), Raymundo Faoro e Roberto DaMatta de fabricar as ferramentas ideológicas destinadas a “demonizar o Estado” e “permitir a privatização de todas as áreas da sociedade”. O “Estado Mínimo” só existe nos sonhos de verão de ínfimas seitas ultraliberais. Já o “Estado Máximo”, objeto de adoração de Jessé, constitui a nossa tradição moderna, de Getúlio Vargas a Lula, com escala em Ernesto Geisel. Há 36 anos, a crítica de esquerda ao capitalismo de Estado foi uma das fontes da fundação do PT. Hoje, num movimento regressivo, os intelectuais do lulopetismo dedicam-se a apagar os vestígios daquela crítica.

A regressão é uma negação. No 13º ano de poder lulopetista, sob uma epidemia de dengue, face à inauguração de uma Olimpíada que terá como palco as águas cariocas infestadas de poluição, numa metrópole cuja saúde pública entrou em colapso, Jessé enxerga no “Estado Máximo” um instrumento de redenção dos pobres.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

2 comentários:

Anônimo disse...

A esquerda tupiniquim nega, mas é mais por comodidade, demagogia e mau caratismo do que qualquer outra coisa, eles continuam com o poder nas mãos e suas vidas de burguesia que eles tanto combatem!

Anônimo disse...

Jessé é mais um perfeito idiota latino americano.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/