Artigo, Pedro Henrique Mancini de Azevedo - O Dr. Frankenstein brasileiro

"Ninguém gasta o dinheiro dos outros com tanto cuidado como gasta o seu próprio. Se quisermos eficiência e eficácia, se quisermos que o conhecimento seja bem usado, isso precisa ser feito por meio da iniciativa privada." (Milton Friedman)

Em um país recheado de cadeiras cativas, onde importa mais quem você conhece do que o que você conhece, é sempre bom desconstruir algumas figuras que são tidas como intocáveis. É o caso do economista Luiz Gonzaga Belluzzo.

Apesar de não ser formado em Economia, Belluzzo iniciou sua carreira na área ingressando no curso de pós-graduação em Desenvolvimento Econômico na Unicamp. O nome desse curso é bem sugestivo, pois mostra qual é a linha de raciocínio que a Unicamp utiliza para formar seus economistas. Em termos bem resumidos, os desenvolvimentistas pregam que o Estado deve realizar massivos investimentos públicos para que o país possa se desenvolver socialmente. Para eles, o Estado deve continuamente aumentar os seus gastos ofertando créditos subsidiados para grandes empresas nacionais via bancos públicos, além de criar empresas estatais com papel "estratégico". Essas empresas escolhidas, que muitos chamam que campeãs nacionais, seriam responsáveis pelo progresso do país.

Na teoria tudo é lindo, mas há um problema: não existe no mundo nenhum caso de sucesso.

CLIQUE AQUI para ler mais.

- Pedro Henrique é de Campos, Gerente de Projetos, MBA pela FGV do Rio. Email: phdma2002@yahoo.com.br

4 comentários:

Emmanuel disse...

Amigo Políbio ....
O Ministério da Fazenda, historicamente é um hospício onde moraram os mais diversos intelectualmente degenerados de que se tem notícia!
Não há exagero na afirmação; de Delfin Neto a esse último, pouco antes do Levy, acho que se chamava Mantega, o lugar era um verdadeiro lupanar onde o dinheiro do povo brasileiro era gasto sem qualquer critério.
Com efeito, se você comparar o que foi feito no regime militar e em seguida os que o sucederam - exceção a um breve momento, circunscrito ao Plano Real - tudo é variação da mesma coisa: gastos governamentais para supostamente alavancar crescimento! Uma idiotice que alegra os corações de políticos, do PT ao PSDB, passando por toda a sorte de PC e outras quadrilhas....
E não é por menos: mais gastos do governo implicam em mais cargos e mamatas, mais roubalheira e desvios incontroláveis; mais estado e mais dificuldades suplantadas com a venda de facilidades.
Em resumo, o Brasil ... manicômio reconhecido, que agrega o maior caso de corrupção da história do mundo civilizado ... aliás, não sei se se pode conotar o Brasil como país civilizado ... tem essa tendência em achar que o governo é solução para tudo, quando na verdade, o estado é a causa de todos os problemas ... literalmente: não há lugar onde o estado não meta a mão e não vire em roubalheira.
Bem por isso, bom seria se o brasileiro médio acabasse com esse negócio de dizer que "o governo tem que resolver" ... e trocasse o discurso para "tigrada ... todo mundo para casa, bando de ladrões ... o cidadão comum exige frugalidade do estado, exige honestidade, exige competência ... e quem não andar na linha, está fora!"
Qualquer coisa fora disso, é malhar em ferro frio ... dose diferente do mesmo VENENO....
Nesses momentos de crise onde todo e qualquer vigarista se apresenta como solução, é bom tomar cautela para não confundir médico com verdugo.

Anônimo disse...

Luiz Gonzaga Beluzzo é aquele presidente do Palmeiras que deixou o clube endividado até o pescoço?

Anônimo disse...

Caro Políbio
O Emmanuel Carlos já disse tudo. Assino embaixo.
Esther

Anônimo disse...

Excelente artigo do Pedro Henrique Mancini de Azevedo, e esta é a intenção da Dilmalouca e do Lula com o novo ministro da fazenda, eles irão cometer os mesmos erros do passado, haverá um vôo de galinha gorda no início mas que não irá muito longe, mas tenha certeza que tudo graças há um maior endividamento do país ainda, eles já estão pensando nas eleições de 2018, e pode ter certeza que irão aumentar bastante o valor e o nº de recebedores do bolsa esmola!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/