Delegado federal da Lava-Jato alerta: "O foro privilegiado é um câncer e precisa acabar"

São Paulo, via WhatsApp

O editor recebeu esta manhã a cópia da informação a seguir, publicada hoje no jornal Notícias do Sul, Tubarão, SC, na qual o delegado Eduardo Mauat, Operação lava-Jato, salienta que certos privilégios no ordenamento jurídico brasileiro, que designa uma forma especial e particular para julgar determinadas autoridades, terão que se encerrar. 

Ele integra a equipe de força-tarefa da Operação Lava Jato, deflagrada no ano passado pela Polícia Federal

O delegado falou em Tubarão neste final de semana. Sua palestra abordou o tema “Propostas de medidas de combate à corrupção a partir de experiências práticas”  e foi ministrada nesta sexta-feira no Espaço Integrado de Artes da Unisul para os acadêmicos do curso de direito..

Leia o texto do jornal:

“As instituições têm trabalhado incansavelmente para trazer a verdade à tona. Esta operação tem deixado expostos alguns dogmas e a sociedade tem se mobilizado acerca disso. A população está atenta. E a operação tem trazido informações importantes tanto para a justiça quanto para a sociedade”, afirma Mauat. 

O palestrante explicou que a legislação brasileira tem que ser reformulada e tratada de uma forma melhor. Para ele, o foro privilegiado atrapalha as investigações. “Nos Estados Unidos não há privilégios. Lá todos respondem com igualdade pelos seus erros. No Brasil, isso tem que terminar, o foro privilegiado é um câncer e tem que acabar”, enfatiza.

Também foram abordadas as formas de identificar a corrupção em todos os níveis da sociedade. “Muitos salientam que políticos são assim ou assado, mas nem todos são ruins. Existem aqueles que realmente são honestos e trabalham para a população. A Lava Jato não é da Polícia Federal, é da sociedade brasileira”, assegura.

Para ele, as operações como a Lava Jato e a Zelotes - deflagradas neste ano, têm como maior legado as suas vindas à tona. E que desta maneira a população brasileira poderá ter conhecimento dos fatos. “A corrupção altera desde o preço da gasolina até a perda de emprego. Não queremos que a sociedade se conforme com a situação e sim se escandalize e cobre”, observa.

11 comentários:

Anônimo disse...

alguém acredita que é possível estes vampiros e outros que so esperam a oportunidade de entrar para este clube votarem em algo que é bom para o contribuinte e contrario ao interesse deles?
este ponto ,foro privilegiado é o X da questão da corrupção em nosso país,pois basta tomar conta dos superiores tribunais que podem fazer o que eles mais gostam, chupar nosso sangue até acabar.

Anônimo disse...

No que está coberto de razão. É só ver quantos já foram condenados,que nào tem foro privilegiado,e quantos políticos o foram:políticos,exceto ex parlamentares que já nào detem mais foro privilegiado,NENHUM.É como CPI não dá em nada.

Anônimo disse...

Enquanto existirem as CAPITANIAS HEREDITÁRIAS teremos no Brasil este e outros tantos canceres!

Pra quem não sabe, são os políticos nordestinos que mandam no Brasil, são maioria em relação ao resto das outras regiões.Sempre mandaram e dominam nosso País: vide Sarney, Rena, Collor e outros tantos. Na hora de meter a mão no dinheiro dos brasileiros, Eles não tem partido politico, exemplo presidente do PSDB falecido que recebeu dinheiro de corrupção.
Vejam: A monarquia foi derrubada por nordestino, Getúlio se agarrou aos nordestinos para se manter no poder durante os seus quinze anos de ditadura; primeiro Presidente da revolução militar foi um nordestino; a composição da CF/1988 é de maioria nordestina.

NEWTON disse...

Só um povo de estatura moral medíocre aceita esta situação, na qual os legisladores jamais realizarão leis mais rígidas, uma vez que eles invariavelmente serão os primeiros a sentirem o peso dela.

Anônimo disse...

Esta aí uma grande verdade, mas estamos no Brasil, não vai mudar nunca isto.

Anônimo disse...

Políbio,

Direto no "fígado".

JulioK

Anônimo disse...

Esta é mais uma lei com o objetivo de levar impunidade aos políticos corrupto.

fred oliveira disse...

Concordo. Essa de foro privilegiado, com um supremo aparelhado, e' blindagem pura. Os deputados, senadores e presidentes sao seres humanos comuns e devem estar sujeito as leis como qualquer cidadao. O foro privilegiado tem que acabar.

Anônimo disse...

Sem dúvidas, o objetivo do foro especial para deputados nada tem a ver com crime comum. Servia para protegê-lo no exercício de sua função. Deve ser extinto, alías, temos que ter menos representantes e mais qualificados. A qualificação deve ser a mesma exigida para quem participa de licitação pública: Ficha limpa, sem processo, sem SPC, sem dívidas fiscais, etc., curso superior (não precisamos de idiotas ou analfabetos nos representando), etc e etc. Cada um poderá ter dois assessores, no máximo e fim. Chega de mordomias e vantagens para quem representa. O Povo é que tem que ter vantagens, mas no momento, só paga a conta. Servidores públicos de qualquer espécie, inclusive deputados, só tem direitos, nenhum dever. BASTA!!!!

Anônimo disse...

O Foro privilegiado até poderia existir para o caso de atos ligados com a atividade direta de parlamentares.
Porém o Foro privilegiado não deve existir para crimes, roubos, corrupção e demais atos que entendo não estão ligados com a atividade parlamentar (acredito que não, ou será que estão?).

Anônimo disse...

Sem dúvida.

Assim como devem acabar as mamatas de delegados, juízes e promotores.

Por isso que esse país não é sério.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/