Chuvas não param no RS. Porto Alegre fecha comportas para evitar cheia na zona central.

O jornal Correio do Povo abriu capa inteira para as chuvas e cheias. A situação é muito pior no interior, com milhares de desabrigados. -


Em bairros mais da zona Sul, de Porto Alegre, para quem vai para a Lagoa dos Patos, como Ipanema e Menino Deus, mas também no entorno da zona central, as águas invadiram calçadões e áreas de parque e lazer.

A chuva cai forte desde quarta-feira no RS., Em Porto Alegre, o nível do lago Guaíba alcançou ontem a noite 2,78 metros. Se subir para 3 metros, poderá haver cheia no centro da Capital. Doze das 14 comportas que protegem a região, já foram fechadas. 

A previsão do Weather Chanel, acessado pelo editor neste momento, é de chuva a semana inteira, inclusive nesta segunda-feira. 

Neste momento, 7h54min, o tempo continua fechado na Capital, faz frio, mas não chove. A marca é de 16 graus.

 Em Porto Alegre e Região Metropolitana, o volume ficou próximo da média do mês em menos de uma semana. Na madrugada deste sábado, o nível do Guaíba subiu rapidamente e famílias que residem nas região das ilhas - Pavão, Marinheiro e das Flores - tiveram que sair às pressas de suas casas. A maioria está em abrigos e alojamentos. 

Durante a tarde, o nível do Guaíba atingiu 2,78 metros. A marca é a maior desde 1967, segundo o Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (CEIC). O CEIC estima que se o nível chegar a 3 metros, a água pode invadir o Cais Mauá. Em razão disso, a Prefeitura decidiu fechar as comportas para impedir o avanço das águas, caso o lago transborde. O plano é deixar entre uma e duas abertas por segurança. Doze das 14 já foram cerradas. Em função da cheia do Guaíba, o serviço do Catamarã foi suspenso.

4 comentários:

Albert disse...

Agora os entendidos em cheias que nunca viram uma, vão entender o porque do muro da Mauá, só falta umas doze horas de vento Sul, e a tragédia estará pronta para complicar a vida dos porto-alegrenses.

Anônimo disse...

Oração a Nossa Senhora Aparecida

Ó Virgem Maria, abençoada sois Vós pelo Senhor Deus Altíssimo entre todas as mulheres da terra. Vós sois a glória de Jerusalém, Vós a alegria de Israel, Vós a honra do nosso povo.

Salve, ó Virgem, honra de nossa terra, a quem rendemos um culto de piedade e veneração, a quem chamamos com o belo nome de Aparecida.

Quem poderá contar, ó doce Mãe, quantas graças, durante tantos anos, Vós dispensastes ao povo brasileiro compadecida de nossos males?

Quisemos cingir Vossa cabeça sagrada com uma coroa de ouro que Vos é devida por tantos títulos. Continuai a dobra-Vos benignamente às nossas preces.

Quando erguemos ao céu nossas mãos suplicantes, ouvi clemente os nossos rogos, ó Virgem; conservai nossas almas afastadas da culpa, e, por fim, conduzi-nos ao céu.

Salvação, honra e poder aquele que Uno e Trino, nos fulgores do Seu trono celeste, governa e rege todo o universo. Amém.

V. A Vossa Imaculada Conceição, ó Virgem Mãe de Deus.

R. Anunciou a alegria ao mundo todo.

Oremos - Deus, que, por intermédio da Mãe Imaculada de Vosso Filho, multiplicastes os dons de Vossa graça em favor de nós, Vossos servos concedei-nos propício que, celebrando na terra os louvores da mesma Virgem pelas Suas maternas preces mereçamos alcançar o prêmio eterno do céu. Pelo mesmo Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

Anônimo disse...

alguém vai falar das infestações de algas ????

Lucaspsb disse...

Ao sr. Albert.

A revitalização do cais Mauá vai prever estruturas de contenção de cheias. Usar o muro como argumento é desculpa esfarrapada para marginais continuarem fumando maconha e efetuando assaltos com segurança naquela área degradada.

Acho que se continuar a chuva, o Guaíba subirá mais um pouco. Ernestina, Passo Real e demais barragens do Jacuí estão cheias, a eclusa de Bom Retiro está submersa. Vem muita água.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/