Este ex-superintendente da PF foi encarregado por Bastos e Lula para procurar os "dissidentes" da Polícia Federal do Paraná

O delegado mapeou os "dissidentes" na PF para Lula e Bastos implodirem a Lava Jato. 


Desde o início da operação Lava Jato, a defesa das empreiteiras buscava falhas na condução das investigações pela Polícia Federal – e preparava ataques por meio dessas informações. 

O ex-delegado Jaber Saadi era um importante aliado para mapear e localizar possíveis colaboradores. São os chamados “dissidentes”, mencionados por Marcelo Odebrecht, presidente do grupo empresarier. O ex-delçegado Saadi, que foi supervisor da PF no Paraná e em SP e que depois de aposentado foi contratado pelo gabinete de Márcio Thomas Bastos, dias após o último encontro entre Lula e seu ex-Ministro  no Hospital Sírio-Libanês, deixou mensagens sobre isto em uma das anotações de seu celular, apreendido pela PF.

A revista Época desta semana conta como foram as duas reuniões de Lula com Bastos, este já no seu leito de morte. O último encontro ocorreu dois dias antes da morte do ex-ministro. 

Leia tudo:

Lula esteve no Sírio duas vezes e foi posto a par da estratégia de defesa de Bastos para a Odebrecht

No mesmo período em que Jaber (o delegado, curiosamente, estava internado na mesma época e no mesmo hospital) e Bastos estavam internados e se encontraram no Sírio, Lula também discutiu com seu ex-ministro o andamento da Lava Jato. Lula esteve no hospital duas vezes naqueles dias: em 15 de novembro, para fazer um checkup, e em 18 do mesmo mês, para visitar Bastos. Lula e Bastos tinham uma longa relação. Bastos fora advogado de Lula e seu ministro da Justiça. Fora Bastos, ainda como titular da Justiça, quem havia socorrido Lula em 2005, construindo a narrativa de que o mensalão fora um mero desvio de caixa dois para campanhas. Bastos morreu dois dias depois do encontro com Lula. Mas deixou instruções precisas para sua equipe.

Lula e Bastos estavam preocupados com os rumos da operação. Embora a Odebrecht ainda não tivesse sido alvo da operação, era sabido que era apenas uma questão de tempo. Ali do quarto do Sírio-Libanês estavam sendo traçadas as estratégias de defesa da empreiteira. E Lula foi colocado a par delas, segundo as fontes.

Não se sabem maiores detalhes das conversas nos encontros narrados. 

Mas as reuniões foram confirmadas pelo advogado José Diogo Bastos, sobrinho de Márcio Thomaz Bastos, e pelo advogado Augusto Botelho. “Estava com o Márcio na visita do ex-presidente Lula e foram conversas apenas de amenidades. 

"Com relação ao Jaber, eles eram amigos há muito tempo e ele também estava internado”, afirmou José Diogo. 

O ex-delegado Jaber confirma que esteve internado e que, nesse período, se encontrava com Bastos no Sírio-Libanês. Diz ainda que, apesar de trabalhar com Bastos por muitos anos, não tratava com ele assuntos da PF. Por contato telefônico, o Instituto Lula afirma que o ex-presidente esteve com Márcio Thomaz Bastos “no dia 18 e, muito provavelmente, no dia 15 também”. O Instituto não esclareceu o teor das conversas. Em nota, a Odebrecht afirma que “desconhece o teor das investigações” e que “reforça a sua confiança no trabalho ético e qualificado dos seus assessores legais


6 comentários:

Anônimo disse...

Marcio Tomaz bastos já está no colo do capeta 👿 aguardando seu comparsa lula pixuleco bebum no inferno que o lugar de almas sem luz.

Anônimo disse...

Então tem mais gente , além de pixuleco que deve também ir para trás das grades.

Analu disse...

O que sera que Thomaz Bastos ex ministro da justiça deixou de herança (moral) para seus filhos e seus netos? Pobre familia!!!! Com um pai e um avo destes.

Anônimo disse...

UMA PERGUNTINHA, POLIBIO!

É ASSIM que estes "profissionais" da advocacia, com artigo na CF/1988 agem?

OAB é uma classe como qualquer outra ou é UMA MÁFIA?

O QUE é a OAB?

Anônimo disse...

Agora há pouco MTB ganhou um substituto o Jobim, aquele que nem serviço militar prestou e posava de "comandante da selva" em uniforme de campanha. Trata-se de mais um mercenário, sem honra e dignidade nenhuma! Lula sabia quem escolher para ministro da justiça de seus governos. Os semelhantes se atraem!

Anônimo disse...

O FINADO Márcio Tomas Bastos foi Ministro da Justiça no PASSADO, nessa ele agiu como advogado. E advogado é assim, busca todos os meios jurídicos para defender seus clientes. Mal comparando, o advogado Medina Osório, ex-promotor do MP do RS usou todos os meios legais e transformou uma cliente famosa de investigada para vítima. Já o Dep Eduardo Cunha contratou nada mais-nada-menos o ex PGR Antonio Fernando de Souza, figura com influencia dentro do MPF. Em todos os casos qualquer advogado vai procurar furos na investigação, na acusação ou na sentença para absolver ou minorar a pena de seu cliente. Não gostaram? Mudem a lei. O único linque de lula com a Lava jato é porque Bastos foi Ministro da Justiça em seu governo, porque sequer é investigado, segunde declarou o próprio juiz moro.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/