CDL constata que inflação pelo IPCA é maior na Grande Porto Alegre

Em setembro, a Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) apresentou inflação superior à média nacional na comparação com agosto. Enquanto os preços medidos pelo índice oficial de inflação do Brasil (IPCA) apontaram variação de 0,54% no mês, resultando em um aumento de 7,64% no acumulado do ano, na capital gaúcha teve um incremento de 0,56% e 8,39%, respectivamente.
            
Com base em dados do Relatório FOCUS/Banco Central do Brasil e do IBGE, o economista da CDL Porto Alegre, Victor Sant’Ana, assinala que o IPCA acumulado em 12 meses para a RMPA é o maior já observado na série histórica iniciada em janeiro de 2012. “Seguindo esse raciocínio, é bem provável que a inflação de Porto Alegre feche o ano com dois dígitos”, avalia Sant’Ana.

            
A variação registrada no mês foi bastante estimulada pela elevação de preços da passagem aérea (23,13%), embora este item aponte queda de 37,29% no ano. No acumulado em 2015, o índice foi fortemente influenciada pelo aumento dos preços da energia elétrica residencial, que variou 47,74% no período.

Um comentário:

Luiz Vargas disse...

Tem financeiras cobrando quase 900% ao ano no crédito pessoal e ainda tem gente que quer que acreditemos que a inflação está em 7,64% ao ano?
Tem algo errado aí.
A inflação real é a mostrada pela tarifa de energia elétrica, pelo preço do gás de cozinha, pelo preço das mercadorias nas gondolas dos supermercados (que variam, sempre para cima, parecendo cotação do dólar).
O Plano Real, como foi feito com Celso Daniel, foi assassinado pelo bando quadrilheiro.
O quadro atual está ficando cada vez mais parecido com o quadro vivido na época do aliado dos PeTralha$ Zé $arney.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/