Entenda por que razão a mídia e os jornalistas cobrem de modo tão completo o escândalo do Petrolão

O editor recebeu há pouco o texto completo das análises diárias do ex-prefeito do Rio, Cesar Maia, que vai na íntegra a seguir.

Leia agora e entenda:
    
1. A operação Lava-Jato, em suas diversas partes, tem uma característica muito importante. As informações colhidas foram diretamente pelo Estado, ou seja, pela Polícia Federal, pelo Ministério Público e pelo Poder Judiciário. O jornalismo investigativo não está na fonte de nenhuma dessas informações.
     
2. Isso constrói uma relação pacífica e estável entre os meios de comunicação e os jornalistas investigativos. Esses disputam quem chega primeiro às informações colhidas por aqueles três sistemas. Assim, a imprensa suita os três sistemas, muito mais que investiga.
     
3. A relação entre as empresas de comunicação e seus jornalistas se torna estável e pacífica. Olhando a história do jornalismo, se verifica os constrangimentos que ocorrem quando um jornalista investigativo chega às informações que, divulgadas, contrariam ou criam constrangimentos comerciais ou mesmo políticos a seus empregadores.  
     
4. Sendo assim, o campo de liberdade do noticiário -no Lava-Jato- é muito maior, pois as empresas de comunicação não precisam explicar nada, pois estão cobrindo e não descobrindo. Seus jornalistas atuam -e da mesma forma- com um amplo grau de liberdade, pois as informações secundárias que colherem não criarão constrangimentos às empresas de comunicação empregadoras.
     
5. Será apenas a lógica da concorrência por “audiência”: chegar na frente de uma notícia que estará disponível em breve e de forma geral. As fontes estão fora das empresas de comunicação e seus jornalistas. E, portanto, outras empresas ou empresários com que tenham relações próximas não têm o que pedir e a quem pedir.  
     
6. Um caso clássico de constrangimento é o que envolveu o jornalista Edward R. Murrow (o mais importante radialista na segunda guerra), que encerrava seus programas na TV -de enorme prestígio- e com base investigativa, sempre repetindo Boa Noite, Boa Sorte (ver filme dirigido por George Clooney). Os interesses da CBS e a tentativa de intervenção em seus textos foi vista por Murrow como quebra de liberdade de imprensa e esse preferiu demitir-se em 1954.
    
7. Agora recentemente (março de 2015), no México, o mesmo ocorreu com a jornalista e radialista Carmen Aristegui, com o programa de maior audiência, de investigações e denúncias. Sua equipe ao chegar aos "porões" do "palácio" onde morava o presidente Peña Nieto -que ela chamou de Casa Branca- e demonstrar que se tratava de favores de uma empresa contratista desde que ele foi governador do estado do México, levou o importante grupo de comunicação MVS a divulgar uma proibição da relação dela, de seu programa, com México-Leaks (de linha investigativa), criando um constrangimento que levou a sua saída (Ler El Despido de Wilbert Torre, Editorial Planeta Mexicana 2015).
    

8. A operação Lava-Jato não cria esses atritos entre as empresas de comunicação e seus jornalistas investigativos e analistas pelas razões acima. Por isso, a liberdade de ação dos jornalistas é ampla e a cobertura de muito maior alcance, profundidade e..., liberdade.

3 comentários:

Emmanuel disse...

Cobrem mesmo?
Acho que não!
O que fazem é: "olha lá, mais um acusado, e é isso aí ... agora ao noticiário que interessa: o jogador Zequinha foi contratado pela Várzea do Caixa Prego para disputar o campeonato municipal de ... é isso aí, o futuro do futebol ...."
Tudo bobagem! Ninguém diz: Dilma era a Presidente do Conselho da Petrobras quando da roubalheira. Ninguém diz: está na hora de enquadrar o Gabrieli. Ninguém diz: esse antro de corrupção tem que acabar, e começa com a prisão para o chefe, a saber, Lula.
Tudo isso fica escondidinho enquanto a mídia se faz de boba ...
Em lugares onde a ética fosse só um pouquinho mais adequada a práticas civilizadas, esses que ocupam cargos públicos já teriam renunciado .... com a imprensa em seus calcanhares. No entanto, como o maior anunciante é o estado .... capa que isso vá acontecer!

Gustavo disse...

a grande mídia e os jornalistas empregados da grande mídia não mordem a mão que os alimenta..

Anônimo disse...


Editor,

Pode fechar este post. Os dois comentários acima são suficientes.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/