Reajuste de 13,55% dos planos de saúde é o maior em 10 anos, diz Idec

O reajuste de até 13,55% nos preços dos planos de saúde, anunciado este mês pelo governo, é o mais alto em dez anos, critica o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).
A entidade encaminhou uma carta à Presidência e a outras autoridades no último dia 10, criticando o valor e exigindo imediata revisão dos índices de aumento.

O Idec sugere que o limite máximo do reajuste seja indexado à inflação, que foi de8,17% no período entre maio de 2014 e abril de 2015.

Segundo o Idec, a justificativa da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) para o aumento se baseia nos custos do setor, como o investimento em novas tecnologias, e na média dos reajustes dos planos coletivos, que são livremente estipulados pelas operadoras.
Para o Idec, é "absurdo" que a agência leve em conta o reajuste médio dos planos coletivos para ajustar os planos familiares e individuais, porque, desta forma, a ANS "abre mão do seu papel de reguladora".


"Na prática, ao incluir no cálculo a média de aumento dos planos coletivos, que não é regulado, a ANS permite às operadoras que determinem os reajustes aos planos individuais e familiares", afirma a advogada e pesquisadora do Idec, Joana Cruz.

4 comentários:

Anônimo disse...

Não tem problema, a noite tem futebol e então tudo bem.

Anônimo disse...

No ano passado o reajuste foi de 10% e o governo petralha insiste que a inflação está sob controle, mas isso só nos números oficiais, porque na realidade já está nos dois dígitos!

Luiz Vargas disse...

O bando quadrilheiro PeTralha tem que pagar os favores recebidos para bancar a MENTIROSA campanha eleitoral do ano passado e para isto faz o que sabe fazer melhor, ou seja, mais uma vez baterá a carteira daqueles que levam este país nas costas.

Anônimo disse...

Os planos coletivos também deveriam ser regulamentados. Os atendimentos são os mesmos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/