Duas propostas disputarão construção de estacionamento subterrâneo no centro de Porto Alegre

A prefeitura de Porto Alegre recebeu, nesta sexta-feira, dois estudos sobre a construção de um estacionamento subterrâneo no Centro Histórico. Entregues por duas empresas na modalidade manifestação de interesse, os documentos serão abertos na semana que vem e poderão servir de base para um futuro edital de licitação - isso se algum dos estudos (ou ambos) mostrarem que existe viabilidade econômica no empreendimento. 

A discussão sobre a criação de vagas subterrâneas na Capital começou há quase quatro anos com a ideia de construir dos estacionamentos: um no subsolo do Parque da Redenção e outro sob a Praça Parobé. O primeiro foi descartado pela prefeitura, por conta do alto custo que a obra despenderia, devido ao desnível do terreno. 

A segunda ideia foi apenas deslocada de lugar para o Largo Glênio Peres, por ser um lugar mais central, com mais circulação de pessoas e mais próximo do trensurb, do Mercado Público e outros pontos importantes. 

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De acordo com o coordenador do Gabinete de Assuntos Especiais (GAE), Edemar Tutikian, que está à frente do projeto desde o início, as quatro empresas que já haviam entregue estudos em 2011 foram convidadas novamente a apresentar ideias, com a liberdade de propor número de vagas e tamanho, valor de investimento e tempo de concessão de um possível estacionamento sob o Largo. 

- O projeto vai ter sustentabilidade se oferecer um resultado viável dessa equação - explica Tutikian. 

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Os estudos servirão de embasamento científico para a prefeitura e não há nenhuma garantia de que um seja escolhido. Pode ser que um pouco de cada um seja aproveitado ou até mesmo nenhum. Mas se um for considerado viável, o edital de licitação poderá prever pagamento de R$ 150 mil para a empresa que fez o estudo, valor a ser pago por quem vencer o processo. 

4 comentários:

Anônimo disse...

Previsão: qualquer coisa que seja feita, não vai incluir a eventual construção do metrô. Aí, vamos pagar um horror pelos estacionamentos, que vão causar um transtorno imenso no Centro (sim, porque mesmo sendo possível escolher o mínimo de transtorno, a opção parece ser incomodar o máximo possivel de pessoas pelo máximo de tempo - vide corredores de ônibus "para a Copa"...) e que depois de um curto espaço de tempo vão ter que ser refeitos por causa das obras do metrô. Com novos gastos e transtornos enormes.

Marco Belotto disse...

Está na hora de prefeitura sair do marasmo e o prefeito trabalhar, e não é só esse prefeito mas todos os anteriores. Capitais da Europa em grande parte já possuem estacionamentos subterrâneos a longo tempo. Porto Alegre e o Brasil para variar estão atrasados no tempo.

Anônimo disse...

acesso ao centro para todos somente deveria ser permitido com transporte coletivo.
quanto mais facilitarem o uso do transporte individual menor será a mobilidade de todos.

Anônimo disse...

Estacionamentos subterrâneos próximos a terminais de ônibus e do trensurb são uma boa!
Deveriam facilitar a construção de edifícios-garagem também. Na Rodoviária seria fácil de integrar o transporte ao trensurb e próximo ao TJ, fóruns e TRF também seriam lugares interessantes.
Pena q descartaram os estacionamentos subterrâneos na Redenção. O Bom Fim se beneficiaria bastante!

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