Veja, abaixo, as provas do dinheiro que o irmão de Dilma recebeu da CNT em troca de consultoria

Nesta reportagem intitulada "Irmão de outro mundo", a revista Veja conta a história do irmão de Dilma Roussef,  Igor Rousseff, que  cria peixes e vive no interior de Minas Gerais, mas que pelo parentesco sempre acaba alguém querendo ajudá=lo a ganhar um dinheiro.

Leia tudo. A reportagem é de Rodrigo Rangel.

 Igor Rousseff recebeu 120 000 reais da CNT entre 2012 e 2013. Na planilha acima, ele aparece como "fornecedor". Ninguém explica que tipo de serviço o advogado, que cria peixes no interior de Minas Gerais, prestava à entidade.

Nem o mais ácido adversário da presidente Dilma Rousseff pode acusá-la de usar o cargo para favorecer familiares. Nesse terreno Dilma pode se considerar uma felizarda, pois parente não se escolhe. Que o diga Jimmy Carter, o ex-presidente dos Estados Unidos cujo irmão, Billy, aceitou 220 000 dólares para ser agente da Líbia, então um país inimigo de morte de Washington. Ou Barack Obama, que tem um meio-irmão polígamo no Quênia, Malik, que aos 52 anos fez de uma mulher de 19, Sheila, sua terceira esposa. Mas mesmo a presidente da República do Brasil não tem como garantir que seus parentes não sejam assediados por amigos, verdadeiros ou falsos, ávidos por lhes prestar favores, interessados ou não.

Igor Rousseff, irmão da presidente Dilma, aparece como consultor da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) entre 2012 e 2013, período em que recebeu 120 000 reais em pagamentos, divididos em dez parcelas. Advogado, Igor também estudou história e jornalismo, mas nunca exerceu para valer nenhuma dessas profissões. Aposentado há três anos, atualmente ele cria peixes no interior de Minas Gerais. A CNT não quis explicar por que pagou a Igor Rousseff, que, por sua vez, não quis informar também por que foi pago.

O nome do irmão da presidente apareceu em planilhas com movimentações bancárias obtidas pela polícia ao investigar o desvio de mais de 20 milhões de reais do Serviço Social do Transporte (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), entidades subordinadas à CNT. Igor, porém, não é alvo da investigação. A operação, batizada de São Cristóvão, referência ao santo padroeiro dos motoristas, recebeu recentemente da Justiça autorização para a quebra do sigilo das contas da confederação. Foi assim que os investigadores encontraram pagamentos ao irmão da presidente, o que, naturalmente, aguçou sua curiosidade. Não está clara a razão pela qual ele recebia da CNT. "Igor nunca me falou que já tinha trabalhado para a CNT", afirma o empresário Alberto Ramos, amigo e parceiro do primeiro-irmão no projeto de criação de peixes, empreitada iniciada há três anos. Talvez um parecer jurídico? "Ele não gosta de advogar", afirma a atual mulher de Igor, Valquíria Rousseff, funcionária pública. Seu último trabalho, conta Valquíria, foi em uma faculdade particular de Minas: "Ele fazia controle de patrimônio. Depois disso, aposentou-se".

A CNT não ajuda a elucidar o mistério. O diretor de relações institucionais da entidade, Aloísio Carvalho, informou primeiro que não havia identificado, em pesquisas internas, nenhuma ligação da CNT com Igor Rousseff. Depois de confrontado com os dados da planilha sobre os pagamentos mensais feitos ao irmão da presidente, a entidade deu a seguinte resposta: "A CNT não vai se pronunciar a respeito desse assunto". A pessoas próximas, porém, Clésio Andrade, presidente da confederação, admitiu que foi dele a decisão de contratar Igor Rousseff para prestar serviços de "consultoria na área de transportes". A natureza dos serviços prestados não foi revelada. Clésio, porém, disse que contratou o irmão da presidente "a pedido de um amigo comum", cujo nome não revela. O presidente da CNT garante que nem ele nem sua equipe tentaram, em troca dos pagamentos, usar o parentesco de Igor para conseguir algum tipo de benefício ou vantagem no governo.

Igor Rousseff já foi hippie, porteiro de hotel e controlador de voo. Mora numa casa simples em Passa Tempo, interior de Minas. Na campanha presidencial do ano passado, ele virou personagem da disputa ao ser apontado pelo então candidato Aécio Neves como funcionário-fantasma da prefeitura de Belo Horizonte entre 2003 e 2009, durante a gestão do petista Fernando Pimentel. Segundo a denúncia de Aécio, o irmão da presidente recebia sem trabalhar. Colocado subitamente sob os holofotes da curiosidade geral, Igor garantiu que, mesmo morando no interior, comparecia religiosamente à repartição na prefeitura de Belo Horizonte. Os amigos contam que Igor é frequentemente procurado por empresários interessados em contratá-lo sob qualquer pretexto. Naturalmente, o objetivo desses empresários é abrir um canal de comunicação com a presidente.
Dono de um dos maiores empreendimentos imobiliários de Belo Horizonte, o ex-banqueiro Alberto Ramos recebeu um sim de Igor ao convidá-lo para uma sociedade informal no projeto de criação de tilápias. "Igor é meu diretor nesse projeto", diz ele, que se nega a revelar quanto paga ao primeiro-irmão da República. Alberto não perde a oportunidade de aparecer ao lado de Igor Rousseff em Belo Horizonte. No projeto das tilápias, que serão criadas em cativeiro nos municípios mineiros de Cordisburgo e Morada Nova, ele pretende faturar por mês 3 milhões de reais. Alberto Ramos também acalenta o plano de construção de um aeroporto de cargas a pouco mais de 100 quilômetros de Belo Horizonte. Para ir adiante com esse projeto, Ramos precisa de autorização do governo federal. O empresário garante, porém, que não contratou Igor pensando em obter facilidades em Brasília. "Até agora não precisei pedir nada disso a ele", diz. Graças à parceria, no entanto, Ramos conseguiu o que muitos pesos-pesados da economia tentam, mas nem sempre obtêm êxito: uma reunião com Dilma. No segundo semestre do ano passado, ele foi convidado pela presidente para um almoço no Palácio da Alvorada. "Passei duas horas com ela, mas não pedi nada. Ela me chamou para agradecer pela amizade que eu tenho com o irmão dela." Jimmy Carter viu o irmão ser investigado em meio a uma crise logo apelidada de "Billygate". Barack Obama é alvo constante dos adversários que querem colar nele as excentricidades do meio-irmão Malik e de outros integrantes de sua família estendida. A presidente Dilma, por enquanto, não tem do que se queixar do irmão Igor ou de outros parentes. Que continue assim.


12 comentários:

Anônimo disse...

E depois dizem que dinheiro não dá em árvores, na verdade dentro do petismo o dinheiro dá em florestas de árvores, daí porque o povo não ganha nada do que paga em impostos, pois roubaram nossas árvores de dinheiro!

Anônimo disse...

Armações de Petralhas, porque eles sabem em que portas vão bater. Eclético este irmão da presidANTA: hippie, advogado, funcionário fantasma e agora criador de tilápias.

Pr.guima disse...

-agora mais esta: História de Pescador. kakakak. Pt piada pronta.

Anônimo disse...

Ele cria um peixe que a irma adora:
peixe-reca.

Anônimo disse...

Nao adianta, uma vez CHINELO sempre CHINELO

Anônimo disse...

BEM, COM FIÉIS CATÓLICOS AGORA INDO A FRETE DO ALTAR NÃO MAIS PARA PEGAR O CORPO DE CRISTO, MAS SIM PARA ASSINAR PETIÇÕES PARA A PERMANÊNCIA DA DILMA E DO PT, NADA MAIS NOS ESPANTA.

Anônimo disse...

Esse tal de PT está ofendendo até o Lixo....

O lixo se queixa de Lula por ter sido comparado à Veja e à Época

Para: Lula

De: Lixo

Caro senhor Lula: que mal fiz ao senhor para ser comparado às revistas Veja e Época?

Menti? Caluniei? Manipulei? Fui canalha? Desonesto?

Sou subestimado, e lembrado apenas em horas de raiva, como aconteceu com o senhor.

Eu existo para que o planeta fique limpo, ou razoavelmente limpo. Proporciono emprego honesto para uma categoria humilde e simpática: os lixeiros.

Por que, então, me comparar à Veja e à Época?

Quantas árvores são derrubadas para que estas duas revistas publiquem suas infâmias?

Quanto dinheiro público é torrado para que os donos delas enriqueçam estupidamente?

O governo de São Paulo compra, como o senhor sabe, um lote de milhares de Vejas para estudantes que sequer as abrem. (Graças a Deus, se me entende.)

Ora, a garotada só lê na internet, e mesmo assim tentam enfiar nelas revistas de papel que eles simplesmente desprezam.

Me desculpe a franqueza: o senhor mesmo, em seus anos de governo, encheu as duas revistas de publicidade oficial.

Sem contar dinheiro do BNDES.

Vi que em 2008 a Editora Abril mordeu 27 milhões de reais do BNDES para fazer ajustes em sua TI.

Senhor Lula: os Civitas por acaso não tinham dinheiro próprio para fazer aquele tipo de coisa?

E seu antecessor, FHC: por que ele patrocinou com dinheiro público a gráfica da Globo?

Como, diante de tantas coisas absurdas, o senhor me compara à Veja e à Época?

A Época deu a primeira pesquisa do segundo turno. Um certo Instituto Paraná mostrou que Aécio já estava eleito presidente, tamanha a diferença.

Deu no que deu.

Agora, a Época voltou a dar o mesmo Paraná de novo. Se as eleições presidenciais fossem hoje, Aécio Aeroporto Neves ganharia do senhor.

Pensei comigo: se as eleições de 1960 fossem hoje, Jânio perderia. Batata.

E a Veja é aquela que, pouco depois, deu aquela capa-propaganda com a Dilma e o Lula sendo acusados de comandar o Petrolão.

(Aliás: se o senhor puder perguntar para a Dilma por que ela desistiu de processar a Veja, depois de ter anunciado a decisão em rede pública, agradeço. Mesmo que não dê em nada, há um caráter simbólico em processar uma canalhice daquelas.)

Tudo isso posto, o senhor há de concordar comigo que não mereço, definitivamente não mereço ser posto ao lado da Veja e da Época.

Espero que o senhor se retrate, ou vou fazer o que Dilma prometeu e não realizou. Acionar a Justiça.

Mesmo para um modesto lixo como eu, há um limite nas ofensas que dá para digerir.

Sinceramente.

Lixo.

Anônimo disse...

A CARTA CAPITAL é o "Lixo" as 15:35!!!!

Taí, descifrado anonimato das 15:35, de um bom texto, ainda que bostado!





Anônimo disse...

Alooooooo. Alooooooo. O editor e a Revista inveja acabam de Decretar que parente de politico está proibido de ganhar $ para trabalhar, tem que trabalhar de graça, mesmo no serviço privado.

CELSO disse...

TRABALHAR?

Anônimo disse...

NÃO, seu TROUXA PTRALHA das 10:17, parente de politico tem que trabalhar para ganhar dinheiro e NÃO o inverso, coisa que tú fazes, seu safado!

"ganhar $ para trabalhar" é COISA de VOCÊS MAFIOSO!



Anônimo disse...

“Operador”: de que vive o FHC ?

E aquele apartamentinho de banqueiro em Higyenópolis ?

A propósito de uma reportagem (sic) da revista (sic) da Globo, um sub-detrito de maré baixa, que chamou o Lula de “operador” da Odebrecht por suas atividades legais, como EX-presidente, Ricardo Melo, na Fel-lha, se pergunta sobre a “prosperidade” do ex-presidente FHC:

Época de estado policial

(…)

Fernando Henrique Cardoso vive do quê? O príncipe que virou sapo, tão logo deixou o Alvorada, foi morar num apartamento que pertencia a uma família de banqueiros. Diz que o comprou a preços módicos, e quem sou eu para duvidar? Nomeou o genro para a cobiçada agência de petróleo –o cidadão foi defenestrado ao ser rebaixado a ex-genro. Tal qual Lula, FHC abriu um instituto quando voltou à planície. Vive de contribuição de sabe-se lá quem. Cobra fortunas por palestras, assim como Bill Clinton, Maílson da Nóbrega (aquele da inflação de 80% ao mês) e outros tantos, como André “Haras” Resende, que criam cavalos de raça além-mar com direito a mordomias de primeira classe. Bem-vindo à vida de ex-presidentes e ex-ministros. São todos ladrões? Cabe investigar, mas com seriedade e isenção.

(…) Cala-te boca. Só o pessoal da direita e do PSDB estão liberados para tudinho, nadica de investigação do MPF, PF, CPI, Tribunais de Contas. Esses são os caras (de pau).

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/