Teori Zavascki autoriza devassa no gabinete do presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Caso tem a ver com Lava Jato.

O jornal O Estado de S. Paulo de hoje informa que o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, autorizou esta semana que um oficial de Justiça fosse ao gabinete do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para apreender um documento que pode trazer novos indícios de que o parlamentar foi beneficiado com recursos desviados da Petrobras.

A autorização é parte das diligências solicitadas pela Procuradoria-Geral da República. Cunha está entre os 50 investigados pela Procuradoria com inquéritos abertos no Supremo.

Pessoas próximas às investigações informaram ao jornal "O Estado de S. Paulo" que um oficial foi destacado anteontem para cumprir o pedido no gabinete do deputado. A autorização foi assinada por Zavascki, que é relator da Lava Jato no STF, após pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

O que fundamenta o pedido é o fato de a Procuradoria ter tomado conhecimento da existência de um documento no gabinete de Cunha que poderia comprovar que partiu dele a participação em dois requerimentos que podem reforçar indícios contra o presidente da Câmara.

Procurada, a assessoria da presidência da Casa nega que um oficial de Justiça tenha estado no gabinete para cumprir a ordem de apreensão.

Os dois requerimentos foram feitos na Câmara em 2011 e oficialmente são de autoria da ex-deputada federal Solange Almeida (PMDB-RJ), hoje prefeita da cidade de Rio Bonito, no Estado do Rio de Janeiro.

Investigadores suspeitam que as representações tenham sido arquitetadas por Cunha, com base em depoimento do doleiro Alberto Youssef, um dos delatores da Lava Jato.

De acordo com o delator, o presidente da Câmara seria um dos beneficiários das propinas vindas do esquema envolvendo um contrato de aluguel de um navio-plataforma das empresas Samsung e Mitsui.

Ele teria encomendado os pedidos de auditoria dos contratos entre Mitsui, Samsung e Petrobras como uma "ameaça", após o pagamento de propina ter sido suspenso.

Cunha tem negado qualquer relação com o esquema de corrupção e desvios investigados pela Lava Jato.

Depoimento
Em depoimento prestado à Polícia Federal, no âmbito das investigações, Solange diz que "não se lembra" das motivações que a fizeram assinar os requerimentos apresentados à comissão - ela afirma que o tema de tal requerimento envolvendo a Petrobras "não se inseria em suas pautas de atuação parlamentar".Disse ainda que "suas pautas principais eram a saúde pública, havendo fundado a frente parlamentar em defesa dos hospitais universitários". A prefeita de Rio Bonito nega ainda que Cunha tenha pedido que ela formulasse o requerimento sobre a Petrobras e diz não se recordar de que o parlamentar tenha falado com algum outro congressista sobre a elaboração do requerimento. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

6 comentários:

Anônimo disse...

É o PT pelos alcaguetes querendo barrar o deputado Cunha, que não está se rebaixando para eles.

Anônimo disse...

"Ele teria encomendado os pedidos de auditoria dos contratos entre Mitsui, Samsung e Petrobras como uma "ameaça", após o pagamento de propina ter sido suspenso": Se ele assinou pedido de requerimento de auditoria nestes contratos, o que isso prova de ele estar envolvido em propina? É muita ingenuidade deste juizinho petralha em achar que ele irá ter algum documento lá no seu documento que o comprometa! Tudo isso é só para intimidar o dep. Eduardo Cunha, e tomara que cause o efeito contrário!
PAU NESTES PETRALHAS!

Anônimo disse...

se a noticia procede e se for verídica

isso é Crise Institucional

Ocorreu o desrespeito à independência e
harmonia dos poderes

Agravada pelo cargo do Presidente da Câmara Federal

Clara tentativa de intimidação

Balança dobre no STF

Rui Barbosa que core e se revolva na própria cova

Observação :

A estátua da Justiça em Brasília está
sentada,

É anencéfala...

E não tem balança...

Oscar Niemeyer - um gênio -
foi irônico
e
sutil...

fez a estátua da justiça
e
satirizou o Brasil

Anônimo disse...

QUALQUER SEMELHNÇA NÃO É MERA COINCIDÊNCIA


:De Anás a Herodes o julgamento de Cristo é o espelho de todas as deserções da justiça, corrompida pela facções, pelos demagogos e pelos governos. A sua fraqueza, a sua inocência, a sua perversão moral crucificaram o Salvador, e continuam a crucificá-lo, ainda hoje, nos impérios e nas repúblicas, de cada vez que um tribunal sofisma, tergiversa, recua, abdica. Foi como agitador do povo e subversor das instituições que se imolou Jesus.

E, de cada vez que há precisão de sacrificar um amigo do direito, um advogado da verdade, um protetor dos indefesos, um apóstolo de idéias generosas, um confessor da lei, um educador do povo, é esse, a ordem pública, o pretexto, que renasce, para exculpar as transações dos juizes tíbios com os interesses do poder. Todos esses acreditam, como Pôncio, salvar-se, lavando as mãos do sangue, que vão derramar, do atentado, que vão cometer. Medo, venalidade, paixão partidária, respeito pessoal, subserviência, espírito conservador, interpretação restritiva, razão de estado, interesse supremo, como quer te chames, prevaricação judiciária, não escaparás ao ferrete de Pilatos! O bom ladrão salvou-se. Mas não há salvação para o juiz cobarde.

(A imprensa, Rio, 31 de março de 1899, em Obras Seletas de Rui Barbosa, vol. VIII, Casa de Rui Barbosa, Rio, 1957, págs. 67-71.)

RUI NUNCA FOI TÃO ATUAL !!!

Anônimo disse...

Do Radar –Lauro Jardim:

O embate de Rodrigo Janot e Antonio Fernando de Souza

Rodrigo Janot e Antonio Fernando de Souza, o atual e o ex-procurador-geral da República, travaram uma pequena batalhar particular, por meio de ofícios, em torno da Lava-Jato.
O imbróglio começou pelas mãos de Antônio Fernando, que agora advoga para o notório Eduardo Cunha. No recurso em que pediu a Teori Zavascki o arquivamento do inquérito contra Cunha, Antonio Fernando criticou Janot por não ter pedido a abertura de investigação contra Delcídio Amaral.
O ex-PGR o criticou também por achar que o atual PGR não teve com Delcídio “a mesma diligência” que teve com Cunha: listar as doações eleitorais por ele recebidas.
Citado por Paulo Roberto Costa como beneficiário de propina, o petista recebeu doações do próprio delator Júlio Camargo e de empreiteiras investigadas na Lava-Jato.
A resposta de Janot ao seu ex-colega veio esta semana. Ao se dirigir a Teori Zavascki, foi curto e grosso:

- Não cabe à defesa dizer o que deve e o que não deve ser apurado.


Pois então, Sr Janot, não cabe a PGR dizer o que a defesa pode e deve falar. Não cabe a PGR tratar seletivamente fatos permeados por indícios e informações semelhantes. Que TODOS, inclusive Dilma e Lula sejam investigados, pois foram da mesma forma, citados nominalmente!

Anônimo disse...

O telejornal da Globo acabou de confirmar

O Juiz do STF expediu mandado de busca e apreensão contra o Presidente da Câmara Federal

Sem pedir licença para o Congresso Nacional

Segundo noticiado, não foi realizada no Gabinete do Presidente

Foi nos computadores da Câmara Federal

Isso é GRAVÍSSIMO

O Congresso tem que reagir a essa AFRONTA

O Juiz tem que ser convocado à dar explicações no Plenário

Caso não dê as devidas explicações, as fundamentar em face da Constituição Federal deve ser Impedido pelo Congresso

Se isso não acontecer a REPÚBLICA estará morta !

Já É hora de algum Cícero começar a falar , lá no Congresso

A REPÚBLICA está vitimada por Catilinas conjurados

Foi ferida de morte !

Já somos um "estado bolivariano"

( Jurista Inconformado )

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/