Saiba mais sobre a controvérsia de que o bairrismo leva gaúchos ao divã

Tiradentes, um derrotado, pode ser herói ?


Neste material para a Folha de domingo, Paula Sperb conta que crise amorosa, existencial, profissional, constituem algumas das razões que levam as pessoas a procurar ajuda psicológica, mas no Rio Grande do Sul há ainda outro motivo: ser gaúcho.

A autora do texto, a reportagem e os entrevistados, nem mesmo os psicanalistas citados no material, revelam qualquer evidência científica que comprove a tese, sequer alguma comparação estatística de que no RS procura-se mais o divã do que em outros Estados. Nem mesmo os tipos de doenças catalogados nos consultórios ou clínicas são apresentados. 

A tese recorrente de que o gaúcho não tem razão para comemorar seus heróis - Bento ou Sepé, por exemplo - porque eles perderam suas guerras, ignora o fato de que o maior herói brasileiro, Tiradentes, perdeu tudo, mas sobretudo faz tábula rasa de que heroísmo não se traduz apenas por vitórias imediatas. A própria história de Jesus Cristo comprova isto. 

As reuniões citadas na reportagem estão mais próximas de tertúlias nativistas do que de discussão acadêmica séria.

Leia todo o texto:

O diagnóstico do mal-estar que está colocando os gaúchos no divã é o ponto de partida de uma série de debates promovidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Associação Psicanalítica de Porto Alegre.
O objetivo do projeto "Nós Outros Gaúchos" é tentar entender as origens da angústia que nem o bairrismo de seus moradores consegue mais disfarçar. A visão dos "outros" sobre a cultura gaúcha também será debatida.
No primeiro encontro, em Porto Alegre, foram discutidos dois dos sintomas que, segundo o psicanalista Jaime Betts, provocam sofrimento na população local: a exaltação e a falta de consenso sobre qualquer tipo de assunto.
Eles podem parecer abstratos, mas Betts afirma que afetam a vida dos indivíduos a ponto de levá-los a procurar psicoterapia. O hino do Rio Grande do Sul, por exemplo, prega que as "façanhas" dos gaúchos sirvam de modelo a toda Terra, enquanto no Twitter os locais se gabam ao falar do Estado usando a hashtag #RSmelhoremtudo ao lado.
"A exaltação significa justamente o oposto: sentimento de inferioridade", explica Betts, diretor da associação.
Até mesmo o fato de não desgrudarem do chimarrão representa, segundo Betts, a baixa autoestima coletiva, originada na própria história do Estado. O mito do gaúcho herói se baseia na luta dos antepassados para criar a República Farroupilha.
Na verdadeira Guerra dos Farrapos (1835-45), porém, os separatistas eram minoria. "Com mais erudição, as pessoas percebem que essa identidade não serve para nada, a não ser para gerar sofrimento", afirma o historiador Tau Golin, da Universidade de Passo Fundo (UPF) e que participou do primeiro encontro.
A falta de consenso em tudo afeta também relacionamentos. Segundo o psicanalista Betts, o diálogo é difícil mesmo dentro das famílias.
Mas, se os fatos não convencem, o humor é a melhor saída. Há mais de 30 anos o personagem Analista de Bagé, do escritor Luis Fernando Verissimo, satiriza o gaúcho "bagual". Em um de seus contos, ele diz ao paciente: "Depressa que eu estou com a salinha cheia de louco".

ANALISTA DE BAGÉ
O Analista de Bagé, personagem criado nos anos 80 pelo escritor Luis Fernando Verissimo, falou com a Folha por e-mail. As crônicas do consultório do psicanalista formado em Paris, com especialização em Passo Fundo (RS), estão entre as preferidas do autor.
Folha - Quais os principais problemas dos gaúchos que procuram seu consultório hoje?
Analista de Bagé - O que mais aparece é identidade sexual indefinida (ninguém mais sabe se é gay ou se é coisa passageira, tchê) e sentimento edipiano mal resolvido com relação à Dilma.
Os gaúchos são mal compreendidos pelo resto do país ou há motivo para achá-los diferentes?
Nós é que não entendemos o Brasil, tchê. Está certo, vocês têm a desculpa de não serem gaúchos. Mas podiam pelo menos disfarçá.
Como a psicanálise explica a cuia e a bomba de chimarrão?
A cuia representa o seio materno, mas a bomba não é um símbolo fálico, que ideia!
O sr. continua vinculado à Sociedade Psicanalítica de Bagé, no CTG Rincão da Sublimação Consciente?
Fui expulso. Não teve nada a ver com minha oposição às ideias ortodoxas da Sociedade. É que fiz xixi na piscina.
A terapia do joelhaço continua eficaz?
Continua, e já foi, inclusive, adotada em outros países. 


16 comentários:

Anônimo disse...

É BEM MAIS SIMPLES: QUE OS HISTORIADORES MOSTREM O QUE BORGES DE MEDEIROS MANDOU CULTURALIZAR PARA A GAUCHADA.

Anônimo disse...

é o diagnostico do pragmatismo absoluto...

só é herói quem ganha...

a Historia esta recheada de gente que "perdeu" e mesmo assim fez...historia!!!

Anônimo disse...

eu diria que a marca registrada dos gaúchos é sentirem orgulho de ser comunistas,talvez freud tenha uma explica pra isso.

samuel disse...

Pescadores acharam um morto boiando no rio. Amarraram pesos para ver se afundava e...nada, continuava boiando. Ahi alguém se lembrou de perguntar:
- ELE É GAUCHO?
- SIM, RESPONDERAM.
- ENTÃO FURA O PAPO é a única maneira dele afundar...

Anônimo disse...

Essa pauta é do OUTRO MUNDO É POSSÍVEL. Até o Freud explica.

Anônimo disse...

O Che G deve ser o alter do Analista de Bagé.

Antonio Garcia disse...

Eu presenciei uma brilhante palestra sobre a indústria automobilistica e a fabrica de Gravataí (em implantação). Suas vantagens e capacidade de gerar riquezas a juzante e a montante.
No encerramento o palestrante (famoso), cheio de dados sobre a indústria automobilística, concluís: "... sendo assim, confirma-se que a privatização do Governo FHC está correta, ....".
É como esta reportagem, liga nada, a lugar nenhum.
Sofisma, é teu nome!

Anônimo disse...

Quanta asneira neste artigo da Falha de SP. E o Brasil implodindo. E avacalha o Rio Grande, ainda por cima. Mas nós merecemos...

Anônimo disse...

O editor já respondeu tudo:

"As reuniões citadas na reportagem estão mais próximas de tertúlias nativistas do que de discussão acadêmica séria."

Anônimo disse...

Ser gaúcho é :cultura as tradições ,amor incondicional a família,ter orgulho da terra onde nasceu,onde a população conhece a letra e canta seu hino ,se eu tenho algum complexo,que dirá os americanos ..

Anônimo disse...

Voce só vai entender esse "gauchismo" e despreza-lo quando morar fora daqui por uns tempos. Um paulista, um carioca e um gaúcho se reuniram para formar uma sociedade. O carioca perguntou; - quanto eu vou ganhar?, o paulista perguntou; quanto vamos faturar?, e o gaúcho questionou; quanto vocês vão ganhar?...Enquanto aqui for o balde dos caranguejos estaremos sempre na rabeira.

Joel

Anônimo disse...

Se fizer uma pesquisa você verá que entre os psicanalistas existem um maior número de pessoas que possuem algum distúrbio mental ou desvio de personalidade, talvez só superado pela população de presidiários.
Esse projeto "Nós outros gaúchos" deve ser mais uma merda inventada por quem até agora não achou nada interessante para fazer, as custas do dinheiro público!
Acontece que o gaúcho vive em um pedaço de terra que se olharem no mapa, fisicamente quase se separa do resto do país e que no passado houve guerras que quase separaram esse território, que hoje poderia fazer parte de um país castelhano, sofreu duas invasões que chegaram a controlar cerca de dois terços de seu território, e não esqueçam que os sete povos das missões eram espanhóis, e isso está arraigado ao DNA do gaúcho, assim como o chimarrão, quer queiram ou não, mas tem idiota com a visão curta que não consegue enxergar mais de 50 anos para trás!
Quanto ao bairrismo ele existe em todos os estados do brasil!

Anônimo disse...

se alguém quer tirar vantagem com a ignorância dos gaúchos, que comece a fabricar caixão com divisão para o morto e espaço para o rico dinheirinho dele.

Anônimo disse...

EPA! não tenho orgulho de ser comunista, pelo simples fato de não ser. Quem criou essa de PT ralou o Brasil e,com certeza, me excluo. http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/2015/04/30/video-sensacional-estudante-desmascara-palestrantes-petistas-na-puc-de-goias-e-e-agredido-claro/

Anônimo disse...

Legal mesmo é se parte de um lugar onde não raízes culturais, espirituais e civilizacionais.

Quem adora destruir culturas e civilizações são os "camunas" que você fala o dia inteiro.

Então cuidado editor com esses posts derrotistas.

Anônimo disse...

Pois parece que os tais de psicanalistas estão cada vez mais sem assunto e sem clientes. Ou deficit de atenção, que é a mesma coisa.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/