Opinião do editor - O Salgado Filho não será ampliado por que o gato comeu o dinheiro

Centenas de leitores povoaram esta página nos últimos três dias, tentando levar o editor a acreditar integralmente no que disse o ministro Eliseu Padilha para 20 jornalistas que foram ouvi-lo no Plaza, Porto Alegre.

Só crentes, inocentes úteis, broncos ou chapas branca, levam ao pé da letra o que dizem os políticos, com ênfase para os que governam.

É que eles costumam falar linguagem própria e que precisa via de regra ser interpretada.

É verdade que o ministro assegurou que no edital de concessão do Aeroporto Salgado Filho para a iniciativa privada (onde estão Olívio e Pont, que prometeram que o PT jamais venderia ou entregaria um só parafuso do Estado ?). E mais: que no âmbito do edital,, estará previsto o compromisso de conclusão das obras de expansão do aeroporto, com prioridade para a ampliação da pista.

Não é esta a discussão que interessa.

O que acontece é que as obras começaram há dez anos, ainda quando José Fogaça era prefeito; o governo Lula exigiu contrapartidas locais que foram realizadas (R$ 90 milhões); o próprio Eliseu Padilha garantiu que a Infraero tinha dinheiro em caixa, mas agora o próprio ministro empurra tudo para um improvável edital de licitação de entrega do aeroporto para empresas privadas estrangeiras e aposta numa operação casada (construção de novo aeroporto de Portão) que levará 20 anos para sair, se sair algum dia).

Foi isto que o editor traduziu para os leitores.

O novo discurso é procrastinador.

Seria melhor o ministro explicar que o gato comeu o dinheiro que estava na Infraero (foi esterilizado no caixa único).

É só por isto que o Salgado Filho não é modernizado.

Simples assim.

22 comentários:

Anônimo disse...

Enrola, mente e desmente Padilha, some do RS que aqui não tem mais quadrilha e estamos pagando o elevado preço de termos sido por ela governados.

Anônimo disse...

Iniciativa privada é a solução. Adeus infrazero!

Lucaspsb disse...

Políbio, ainda acho que o Salgado Filho merece toda a atenção, mas creio que o novo aeroporto trará benefícios diretos tanto para a região metropolitana como para a Serra, além de ajudar a desenvolver uma região bastante atrasada que é o Vale do Caí. O problema é que no Brasil tem essa burrocracia e a corrupção, é tudo com jeitinho! Imagina se houvessem terremotos, vulcanismo e mais tornados no Brasil? O país teria sido varrido do mapa faz tempo...

Anônimo disse...

Só a privatização salva o Salgado Filho, com a exigência da ampliação da pista e modernização.

Anônimo disse...

Grande novidade! O que dá para esperar de um (des)governo do PT?

Anônimo disse...

A Serra tem é que ganhar um aeroporto próprio, assim como o restante do RS tem que ter seus aeroportos reestruturados. POA tem que ter o Salgado Filho ampliado. E, fazendo-se td isso, Portão torna-se desnecessário. Ou vc acha que o caí e o vale dos sinos tem demanda própri a para um aeroporto próprio?

Anônimo disse...

Eu só quero ver se ampliarão mesmo. Duvido que ele exija da iniciativa privada a ampliação, pois ele quer mesmo é Portão.

E o Políbio tem razão. Cadê o dinheiro que já estava reservado, do Fundo Próprio da Aviação Civil?

E outra: São Paulo Capital movimenta sessenta milhões de passageiros ano num raio de cem km de envolve Congonhas, Guarulhos e Viracopos. O Rio de Janeiro movimenta 30 milhões de passageiros anuais no Galeão e Santos Dumont. Lá mais de um aeroporto funciona.

Já o RS, que tem atualmente o aeroporto Salgado Filho como praticamente o aeroporto único do estado (já que a movimentação dos demais é irrisória), mal completou 8 milhões de passageiros anuais e o Padilha ainda quer dividir isso com Portão. Não segura dois aeroportos de jeito nenhum. Vejam que em MG, BH tem só Confins funcionado e o Pampulha foi restrito a jatinhos executivos e a voos regionais da azul com aviões pequenos. É no máximo o que aconteceria no RS com Portão e o Salgado Filho juntos. Os ricos usando jatinhos no central Salgado Filho e o resto indo pegar avião na conchinchina. Voos no Salgado Filho seriam só de avião pequeno pro interior gaúcho. É isso que o povo quer? Não. Só o Padilha e o Vale dos Sinos querem.

Anônimo disse...

Ampliação Já! "IMEDIATAMENTE"! CONFORME PROMETIDO EM JANEIRO!

Anônimo disse...

Com certeza o Padilha só está empurrando coma barriga, procrastinando.

Se ele quisesse mesmo, não ficava com desculpas, agia.

Esse cara muda de posição como mudam os ventos.

Esses leitores todos vão se decepcionar com ele, pois ele não irá ampliar. Vai chegar na hora da licitação e essa promessa dele irá pelo ralo com mais uma desculpa furada. Ele só quer Portão. Quem não lembra do Padilha em fevereiro dizendo que garantia a imediata ampliação do Salgado Filho e que o dinheiro já estava reservado para tanto?

Ele vai ampliar sim. Mas não será por vontade dele. Ele vai fazer de tudo pra não ampliar. Mas vai acabar sendo obrigado a ampliar, pois a sociedade gaúcha irá compelí-lo a fazê-lo.

Anônimo disse...

Ele trouxe mais slides do PowerPoint pra reunião do Clube de Opinião?

Kkkkkk

E ainda tem alguém que caia nessa?


Kkkkkkkkk

Anônimo disse...

Pois é, Políbio!

Cadê o dinheiro que já estava reservado do FNAC (Fundo Nacional da Aviação Civil)? Não era um fundo próprio que a União não metia a mão?

E cadê a ampliação imediata prometida?

Não aceitaremos a não-ampliação, pois a iniciativa privada pode bancá-la e executá-la.

Se o Padilha e a Dilma não ampliarem a pista e um avião com problemas nos freios se estatelar no final da pista por falta de extensão de pista para emergências, já sabemos quem serão os culpados pelas centenas de mortes. Os mesmos que tb são culpados pelo RS continuar jogando parte da renda de suas exportações pelo ralo por terra via SP.

Anônimo disse...

O morador da vila que fica nos fundos do aeroporto também tem a mesma opinião, só que por motivos diferentes da opinião do editor.

Anônimo disse...

Padilheiro Padilhista detectado!

É o estagiário puxa-saco fanzaço do Ministro Padilha!

Anônimo disse...

Sai fora Candiota! Vai procurar a tua turma!

Anônimo disse...

Há entendi, pessoas que pensam diferente da sua verdade não pode participar do blog.

Anônimo disse...



Publicação feita pelo coordenador da reunião clube de opinião Jornalista Julio Ribeiro no site da revista press

Confiram:

http://www.revistapress.com.br/root/noticia_detalhe.asp?id=1618

Ministro Padilha almoça no Clube de Opinião

15/5/2015 17:10:15
Ministro ELISEU PADILHA almoçou com jornalistas do CLUBE DE OPINIÃO DO RS e, durante mais de duas horas, respondeu a todas as perguntas feitas, revelou algumas coisas de bastidores do governo, e mostrou porque é um dos principais articuladores politicos desde o governo FHC.
 
Algumas das coisas que ele disse:

- O aeroporto 20 de Setembro, entre Portão e Santa Rita, só vai sair do papel se os estudos que o Ministério está fazendo provarem que o Salgado Filho não será prejudicado.
- A licitação para concessão do Salgado Filho deve sair em junho. Quem vencer a concorrencia terá que se encarregar das desapropriações das 200 familias restantes na vila Floresta;
- As obras que já estão sendo feitas vão multiplicar por 10 a capacidade de armazenamento de cargas no Salgado Filho.
- O aeroporto de Porto Alegre deverá ter um hotel dentro dos seus dominios. A operadora Laghetto, que venceu a concorrencia, tem até o final do ano que vem para construir a torre e colocar em operação.


Anônimo disse...

Bah, que preconceito com os estagiários!!!

Anônimo disse...

Pra variar, mais um troll útil! Quando falam em necessidades do povo, vocifera tolices! Trabalho voluntário em creche ou asilo ajuda a acalmar e ainda por cima faz bem pra Humanidade! (Bem mais do que chamar os outros de puxa-saco...)

JORGE LOEFFLER .'. disse...

E como ficaria o interesse que quem está migrando de TV, radio e jornal para a construção civil? Há muita gente tola nesse estado.

Anônimo disse...

O aeroporto de Portão é um negocião para as empreiteiras, seja pela iniciativa privada, seja pela pública. Por isto estão defendendo Portão. Querem gastar 10 x mais e fazer chover dinheiro nas empreiteiras e políticos. O Brasil é assim, as empreiteiras convencem com "argumento$" os gestores públicos e nós pagamos a conta. Portão nunca deveria ser prioridade na situação atual do país e do estado. Quero ver a iniciativa privada fazer um business plan para Portão AUTO-SUSTENTÁVEL, isto é, investir sem dinheiro público.
Marco Passarinho

Luiz Vargas disse...

O desgoverno, o qual o seu Padilha é um sagaz integrante, quebrou o país. O país está falido, o desgoverno está caloteando fornecedores e este sujeito continua utilizando a falácia ampliação da PisTa do campo de aviação Salgado Filho para justificar suas vindas semanais ao Estado.
Por que não vem em voo da Gol, pagando a passagem com seus próprios recursos?
Aliás isto é algo que jamais fará por que a quadrilha PeTralha e seus aliado$ tem no DNA colocar a mão na grana dos contribuintes e jamais colocar a mão no próprio bolso.

Anônimo disse...

Os comentários sao tão tendencios que é publico que Padilha viaja em avião de carreira para avaliar os serviços, confiram no site da FAB e cruzem com a agenda da presidenta que verás que as três vezes apenas querele usou este serviço a serviço dela em horários impossíveis de ser atendido pela GOL. Pare de mentira para tentar esconder a incompetência de quem não tem força politica e nem gestão para remover as famílias da Vila Nazaré

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/