Artigo, Augusto Nunes, Veja - O apoio a Fachin atesta que o PSDB descarrilou numa montanha-russa de baixos e mais baixos

Detesto montanha-russa, brinquedo tolo. Ora, tive amores, me desiludi, fiz filhos, sobra mês no final do meu salário. Com a vertigem viva da vida real, montanha-russa para quê? No final de semana, levei filha, sobrinha e afilhados a um parque de diversões. Desnecessário repetir dados biográficos que fazem da indicação do cabo eleitoral de Dilma para o STF um escândalo, pois eles estão bem descritos no Reinaldo Azevedo, por exemplo. Os defensores dessa infâmia brandem o brilhantismo do brilhante professor Luiz Fachin como se mentes brilhantes não pudessem ser moralmente maléficas.
Escândalos são a especialidade do lulopetismo animado por um cinismo tal que o PT expande a alma vigarista a cada atitude inescrupulosa, ficando mais à vontade para a atitude inescrupulosa seguinte, superando a anterior, num nunca acabar, num jamais se fartar. Mas o PSDB apoiar Fachin é um equívoco espetacular na coleção espetacular de equívocos do partido que, sem fazer o que o PT faz – e não deve fazer mesmo – faz o que o PT quer. Numa coincidência repetida com exasperante frequência para o país que presta e que se opõe de fato.
O senador Álvaro Dias anunciou apoio em nome do glorioso Paraná, onde nasceu um e ambos fizeram carreira. O raciocínio estúpido que ultrapassa a estupidez do bairrismo autoriza todos os senadores não paranaenses a rejeitarem Fachin. Não é cômico, nem trágico: é o Brasil, esta montanha-russa desconexa. Entre altos e baixos da nossa história, situo a era FHC no topo do que pudemos ser como nação e identifico a era lulopetista com pontos tão baixos quanto as ditaduras de Vargas e a militar. Sim, pois a corrupção, de modo totalitário e feita sistema de governo sob o lulopetismo, rouba o lugar da democracia na organização do Estado, na gestão do país e nos códigos sociais. E ela, claro, já abriu a pupa incubada no STF.
A corte resulta envelhecida pela renovação lulopetista arcaizante, colonizada por larvas ideológicas-partidárias contrárias aos princípios constitucionais e republicanos. A era FCH tem no Plano Real a face mais conhecida sem ser a mais importante, como a modernização das instituições e instrumentos de gestão do Estado. Impossível fazer mais naquele contexto do país ainda em transição, em processo de consolidação democrática e de estabilização institucional. As inovações – às quais Fachin é ideologicamente contrário – retardaram a deterioração trazida pelo lulopetismo e o ideal seria Dilma não ter sido eleita, muito menos reeleita, para deter a degradação e iniciar o saneamento.

Mas, na hora de defender o legado daquele ponto alto da nossa história e garantir a continuidade para salvaguardar nossa democracia e o resgate do futuro, o PSDB ─ que tentou importar a social democracia europeia alheio ao fato de que não importou eleitores, rivais nem as realidades europeias ─ ficou perdido num tremendo choque de realidade. Zonzo ainda no seu bundamolismo convicto, não reconhece mais o país que o elegeu duas vezes e que quase o elegeu no ano passado, desconhece a nação renovada à procura de quem o represente institucionalmente e, tão lastimável quanto isso, torna-se irreconhecível para ela. O apoio a Fachin atesta que o PSDB descarilou numa montanha-russa de baixos e mais baixos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Merecemos uma terceira opção, pois haja visto que PSDB é mais do mesmo!

Emmanuel disse...

Em tudo verdade ...
Não sei se efetivamente a posição geral do PSDB é a favor do elemento Facchin; no entanto, posso afirmar com certeza: o senador Álvaro Dias traiu o seu partido, o Paraná, o Brasil ... e seus eleitores.
Aliás, está restando pouco do Paraná, onde deputados da assembleia se acobertam em atos mais que escusos, um governo que parece não reagir às provocações, uma oposição petista que usa até os professores para servirem de espantalhos, e um ministério público que investiga supostas vítimas da polícia e faz vistas grossas aos delinquentes que deram partida à violência de dias atrás.
Para piorar tudo isso, agora temos um único senador que, supostamente da oposição, teima em não reconhecer o erro e apoia o candidato do PT ao aparelhamento do supremo.
Os paranaenses estão sendo traídos com um constância assustadora!

Anônimo disse...

Isso deve ser influência do Fernando Henrique. O PSDB é o PT intelectualizado, todo mundo sabe disso. Precisamos de um partido de direita.

Anônimo disse...

Ô bocó das 17,00hs:
Teu candidato direitão assumido à prefeitura de POA Marcel, está com 0,4% nas pesquisas.
Mobilize-se para ver se chega pelo menos no 1%.
Assim fica muito feio.
Acho que a direita Portoalegrense são somente aqueles babacas da banda que foi fazer barulho em frente a casa da Dilma.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/