Entrevista, Ênio Bacci - Violência em Porto Alegre é pior do que a de Bogotá, a capital mundial dos assassinatos

ENTREVISTA
Ênio Bacci, deputado estadual PDT, ex-secretário da Segurança Pública do RS

O senhor ficou assustado com os altíssimos índices de violência registrados no último fim de semana
Foi um balanço assustador: 26 mortes violentas em todo o Rio Grande do Sul.

Porto Alçegre, como fica ?
Porto Alegre tem 32 assassinatos a cada 100 mil habitantes. O índice de homicídios da Capital supera o de cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Bogotá, na Colômbia, considerada a capital dos assassinatos.

Inaceitável.
Sim, porque essa estatística de Porto Alegre representa mais que o triplo considerado aceitável pela Organização das Nações Unidas.No Rio de Janeiro e em São Paulo, os números tiveram uma redução significativa nos últimos anos.
  
Reduzir a maioridade penal resolve ?
O problema é a impunidade. A impunidade gera mais crimes.

E então ?
A solução não está em um passe de mágica, mas em um conjunto de medidas que devem culminar na apuração do crime, o indiciamento e denúncia dos criminosos, o julgamento, a condenação e o cumprimento integral da pena. Não basta lei, não basta a prisão preventiva, tem que haver uma punição exemplar como resultado de um processo criminal.

O novo governo gaúcho alega que não tem dinheiro para nada.

Embora o Estado enfrente uma crise financeira que afeta a segurança pública, eu acredito que o Rio Grande do Sul poderá ter um pouco mais de paz para que a população não tenha mais medo de sair de casa.

8 comentários:

Anônimo disse...

Um amigo da família que mora nos EUA ficou horrorizado quando, em visita a Porto Alegre, viu aquelas espirais de arame farpado, as famosas concertinas, nos muros das casas.
Mas nós já nem estranhamos mais porque estamos nos acostumando com todo o tipo de violência e ameaça, e isso é um absurdo.

Anônimo disse...

É isso aí povo burro de POA. Ano que vem vcs elegem outro comunista retardado, tipo Luciana Genro ou a Vadia do Rosário.

Anônimo disse...

A esquerda não gosta de segurança,segurança é tido como coisa de direitista,consevador etc...Preferem passar a mão na cabeça de bandidos.Quanto mais para esquerda mais perto do abismo.

Anônimo disse...

anonimo das 17.27 o atual prefeito de POA se esta é sua referencia e do mesmo partido do deputado falastrão apesar de a segurança ser competencia do estado os municipes em geral devem contribuir para a mesma .

Anônimo disse...

O Governo Sartori tem como resolver o problema de segurança pública rapidamente.
É só colocar a Brigada na rua, 2/3 do efetivo de dia e 1/3 a noite.
Retirar todos os soldados, cabos, sargentos e oficiais em atividades burocráticas e colocar em serviço externo. Temos um excesso de servidores civis para o serviço burocrático.
Outro ponto, nada de cursos de formação em horário de expediente. Cursos, a noite ou nos finais de semana, como em qualquer atividade privada.

Anônimo disse...

REFERENTE AO COMENTÁRIO ANTERIOR, EM QUE UM LEITOR SE REFERE A UM AMIGO SEU QUE MORA NOS EUA E SE IMPRESSIONOU COM OS ARAMES NOS MUROS E A VIOLÊNCIA NO BRASIL EU PERGUNTO: EXISTE PIOR VIOLÊNCIA QUA A PRATICADA PELO GOV DOS EUA, QUE ESPIONAM OUTROS PAISES, COM SUAS AGÊNCIAS PODRES E SUAS GUERRAS ARRANJADAS COM FINS COMERCIAIS???

Anônimo disse...

A Segurança Pública não depende somente do Prefeito e do Governador do Estado,depende em 80% do Governo Federal e sua política contra os contrabandos de Armas e drogas e endurecimento das leis penais,pois o Governo Federal tem maioria no Congresso.Os policiais dos Estados vivem enxugando gelo,ou seja,prende e no outro dia o bandido está na rua.Inúmeros benefícios para bandidos contumazes,como saídas em dias de festas,prisão domiciliar,1/6 da pena etc...

Anônimo disse...

Nos EUA, Europa e países sérios em geral, boa parte das casas nem tem muro e as pessoas caminham sem medo nas ruas a qualquer hora sem medo de morrer ou serem assaltadas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/