Governo publica MP que corrige tabela do Imposto de Renda

O governo publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira a Medida Provisória que prevê um reajuste escalonado da tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O acordo doi fechado nessa terça-feira entre o governo e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e determina que a MP irá substituir a proposta vetada pela presidente Dilma de uma correção linear de 6,5%, conforme aprovado pelo Congresso.

Dessa forma, o combinado é que o legislativo mantenha o veto já decidido por Dilma, mas aprove a nova MP, que terá tramitação normal pela Câmara e pelo Senado. A discussão sobre a tabela do IRPF tinha colocado Planalto e Congresso sob forte tensão.

A MP vai estabelecer a correção escalonada na tabela: nas duas primeiras faixas salariais, o imposto de renda será reajustado em 6,5%. Na terceira faixa, o reajuste será de 5,5%; na quarta faixa será reajustado em 5%; e na última faixa – que contempla os salários mais altos – será reajustado em 4,5%.

2 comentários:

Carpes Júnior disse...

Interessante o pensamento dos nossos representantes públicos: quando é para "recolher dinheiro" utiliza-se percentuais diferenciados, o que faz com que os assalariados ou profissionais liberais "mais ricos" paguem mais a já enorme conta.
Quando se trata de retornar o imposto em benefícios, a distribuição quando muito é feita em valores absolutos "iguais" para todos. O que faz com que os os mais "ricos" recebam proporcionalmente menos.
É a hipocrisia institucionalizada.
Até quando teremos impostos suecos e serviços africanos?

Anônimo disse...

Neste caso é o repasse direto, feito pela União, do dinheiro dos mais ricos aos mais pobres, sem qualquer autorização pessoal. É mais um roubo. Lamentável é que o Congresso concorda, mesmo após ter discordado.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/