Promulgação de lei de Redecker facilita Parcerias Público Privadas no RS

O governador José Ivo Sartori sancionou a lei 202/2012, de autoria do deputado estadual Lucas Redecker – atual secretário de Minas e Energia – que amplia o processo de parcerias público-privadas (PPPs) no Rio Grande do Sul. A promulgação das modificações na lei das PPPs (12.234/2005) foi publicada no Diário Oficial da última sexta-feira (23). O deputado tucano Lucas Redecker comemorou a decisão do governador,em nota enviada ao editor neste domingo a noite: "A parceria público-privada traz menos burocracia e vai beneficiar, principalmente, as regiões do Estado que hoje são carentes de investimentos. Será possível encaminhar os projetos para o governo, que vai avaliar a viabilidade de execução e iniciar a licitação". 
Mudan;ças - 1) Empresas e pessoas físicas apresentem análises sem prévia autorização e encaminhem para o Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas. 2) Todo o ônus dos projetos ficará a cargo das empresas. No entanto, caso o estudo seja aproveitado em uma futura licitação, o custo pode ser pago pelo vencedor do certame. 3) A empresa que tiver um projeto selecionado para basear uma concorrência pública, não terá nenhum tipo de benefício, concorrendo igualmente com outras companhias pela PPP.
Tarso boicotou PPPs no RS - Atualmente, o Rio Grande do Sul não tem nenhuma Parceria Público-Privada em andamento. No governo Yeda Crusius, foi iniciado o processo para pavimentação da RS-010 (rodovia alternativa para quem usa a BR-116), mas não houve prosseguimento no governo Tarso Genro. Outra iniciativa que não avançou durante o governo anterior refere-se à construção de um presídio em Canoas.
O que são PPPs - Parceria público-privada é o contrato pelo qual o parceiro privado assume o compromisso de disponibilizar à administração pública ou à comunidade uma certa utilidade mensurável, mediante a operação e manutenção de uma obra por ele previamente projetada, financiada e construída. Em contrapartida, há uma remuneração periódica paga pelo Estado e vinculada ao seu desempenho no período de referência. As PPPs têm sido largamente empregadas em diversos estados brasileiros, principalmente na construção de rodovias, postos de saúde e hospitais, entre outros projetos. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Quem sabe comecem todas as obras parada pelo tarso transversalidade do atraso. Em Passo Fundo tem um presídio que começou e está parado. Uma ppp poria uma fábrica de tênis e bolas como tem em Guarapuava.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/