Tarso Genro quer que o PT rompa com o PMDB e faça alianças só com a esquerda em 2018

A entrevista tem por título "Voz dissonante no partido, Tarso defende uma guinada à esquerda". Diz a versão eletrõnica brasileira do jornal espanhol que visto como uma voz dissonante no Partido dos Trabalhadores, o ex-ministro da Educação e da Justiça Tarso Genro é daqueles políticos que não teme dizer o que pensa. Derrotado na tentativa de se reeleger governador no Rio Grande do Sul, ele, ao contrário da maioria da legenda, já defendeu refundar o PT. A proposta foi apresentada em 2006, após o escândalo do mensalão, mas foi refutada. Agora, ele quer que o partido se vire, de fato, à esquerda e rompa com o PMDB.

Em entrevista ao EL PAÍS, Genro disse que, sem um cargo eletivo, o que lhe resta é voltar à atuação partidária. Ele avisou que não voltaria ao governo, mesmo se convidado por Dilma, mas Dilma nem sondou-o para nada.

A seguir, trechos editados para esta página. Ao final, link com a versão completa:

Pergunta. Como o PT deve agir neste segundo mandato da Dilma?
Resposta. Precisamos agora mudar de atitude. É a hora de desenvolver políticas públicas de maior coesão social e de redução drástica das desigualdades sociais do país. O que mais emperra hoje o desenvolvimento do país é o bloqueio da desigualdade.

P. Como dialogar melhor com uma base de sustentação com partidos rachados, como por exemplo, o PMDB?
R. Essa é uma questão que está no centro da reforma política. O PMDB é um partido fundamental no país depois da abertura democrática e todo mundo governou com ele. Mas o PMDB está perdendo gradativamente sua autoridade política por conta da fragmentação que ele tem e pela forma que ele opera a sustentação dos governos, qualquer governo. O Partido dos Trabalhadores tem de procurar aliados parciais em bancadas do centro progressista e de esquerda e se preparar para que não dependa do PMDB para um novo governo de esquerda governar a partir de 2018.

P. E esse novo governo de esquerda poderia ser encabeçado por um candidato que não fosse do PT?
R. Sim, poderia ser.

P. Se fosse convidado, voltaria ao Governo Dilma?
R. Não volto. Acho que nem devo voltar. Sou um governador que foi derrotado nas eleições e tenho de saber o tamanho da minha manguinha.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

25 comentários:

Anônimo disse...

Tarso Genro e daquelas pessoas que ainda vivem
de esquerda e direita, nos contra eles etc..00.Hoje a nova politica , e competencia X incompetencia, estamos vivendo na era do conhecimento e da tecnologia e o Tarso ainda vive discutindo Capital X Trabalho.Se Marx tivesse vivo hoje nao escreveria o aque ele escreveu no seculo XIX.

Anônimo disse...

É só convidar para ministro da pesca em banheira que o cara vai correndo atrás!

Anônimo disse...

O TARSO CONTINUA A NÃO SABER O "TAMANHO DA SUA MANGUINHA", FALA PARA ILUDIR QUE É HUMILDE, MAS NÃO ENGANA MAIS O POVO.

Anônimo disse...

Nem pra SINDICO ele será eleito no prédio onde mora. Pra cargo publico eletivo JAMAIS, talvez alguém lhe dê um carguinho de substituto do filho do Lula no Zoológico de São Paulo, pra ele aprender a limpar m..., que é o que sabe fazer.

Anônimo disse...

Qualquer coisa que este cara fala nada mais é do que piadas de mal gosto debochando da nossa cara.

Caberia bem a ele um papel no comercial da Ipiranga interpretando o papel de louco ( ele mesmo ).

E é tão cara-de-pau que fala com muita seriedade aquele monte de asneiras.

Mas bem feito a esta gauchada estúpida que elegeu-o governador.

Anônimo disse...

O que menos a figura em questão deseja é desenvolvimento. O que ele almeja é Poder e uma nação de escravos, de soldadinhos.

Anônimo disse...

Parece que o Tarso tá meio mordidinho com o PMDB que o derrotou aqui no estado, e se Deus quiser o Sartori irá como o Rio Grande do Sul no rumo certo, apesar da herança maldita deixada pelo Petralha!
Quanto aos petralhas se afastarem do PMDB, acho papo furado, ou extrema burrice, seria decretar a própria morte. É preciso avisar o Tarso que o PT é o partido mais corrupto da história política do país de todos os tempos, e isso não tem como mais apagar, e para nós anti-petralhas e anti-bolivarianismo, seria muito mais fácil identificar o inimigo com a polarização, isto é, esquerdália de um lado e centro do outro!

Anônimo disse...

Elemento daninho, pernicioso e de alta periculosidade. Um psicopata sedento de poder cuja leitura da realidade so nao e mais distorcida
do que seu carater: em que lugar deste sofrido Mundo a imposicao da igualdade social pelo governo trouxe desenvolvimento para outros que nao os da patota governante? Que se recolha a sua insignificancia politica, pessoal e moral, bus-
cando colocar um pouco de juizo em seu best unto.

samuel disse...

Ele sabe o que está falando. Com as urnas eletronicas na mão do PT, ele precisa de aliados?
São os outros partidos que precisam prestar atenção.
"SÃO AS URNAS FRAUDULENTAS ... estúpidos!
PMDB, PSDB, ponham as mãos nessas urnas! SALVEM O BRASIL:
IMPEACH DILMA!
Ou haverá somente eleições de mentirinha...

Anônimo disse...

E sobre a enorme, nunca anes vista neste país, corrupção do governo petista, não tem nada a dizer? Combater ou aprofundar, eis a questão.

Anônimo disse...

Contagem REGRESSIVA, faltam 04 dias pro vagabundo do PT sair do governo do Estado.

JOAO GRANDE disse...

Sem vergonha , bandido , traidor de amigos , LIXO , nao tem mais que fazer vai morar em CUBA ou na VENEZUELA , pode ser que la achem que vale alguma coisa ou vire adubo organico, KKKKKKKKKKKKKK..................

JOAO GRANDE disse...

Sem vergonha , bandido , traidor de amigos , LIXO , nao tem mais que fazer vai morar em CUBA ou na VENEZUELA , pode ser que la achem que vale alguma coisa ou vire adubo organico, KKKKKKKKKKKKKK..................

Anônimo disse...

O PT só convence e adquire filiados só com dois tipos de pessoas: bolsas familia , só para comer de graça, sem trabalhar e os
ladrões. Isso após mais de trinta anos de fundação e DOZE anos na presidência.É uma bananeira que já deu cacho, e cacho podre.
Quem tem o minimo de ética ou principios morais quer distância
destes cueras.

Anônimo disse...

Ele que vá pro PSol se juntá com a filhoca...

Anônimo disse...

O Tarso nessa entrevista deixou claro a sua posição ao alinhamento a facção de Lula, onde tenta dar novo gás a militancia que se engaja a propor um modelo mais progressivo. Entretanto, esse alinhamento tende a enfrequecer o partido que se divide a esquerda mais dogmática encabeçada por Dilma e a esquerda mais "diplomática" representado por Lula.

Anônimo disse...

Só espero que o Rio Grande do Sul a partir de 1º de janeiro de 2015 engate um primeira e vá devagar e sempre,tomara que em 2018 não retroceda como ocorreu com a saída da Yeda.Tem que fazer como São Paulo,Santa Catarina e Paraná devagar e sempre andando para frente,avançando em todas as áreas.O DF também sofreu nos últimos 4 anos o mesmo que o RS com desgoverno do PT.Veja uma parte da notícia do Correio Brasiliense:
postado em 09/12/2014 07:20 / atualizado em 09/12/2014 07:09

Manoela Alcântara

Os docentes do Distrito Federal não viam o salário atrasar há aproximadamente 10 anos, segundo o Sindicato dos Professores (Sinpro). Eles deveriam ter recebido os vencimentos até a última sexta-feira (5/12), mas o GDF ainda não conseguiu fazer os repasses. Com contas atrasadas, a categoria cruzou os braços e deixou os alunos da rede pública de ensino sem aulas

Anônimo disse...

apoiado, chutem o PMDB e cortem100% dos anuncios de estatais na Globo. Ai o PT desaparece de vez!!!

Anônimo disse...


Sujeitinho à toa este Atraso genro. Mau caráter de primeira linha, mas faltam poucos dias para nos vermos livre deste traste stalinista.

Anônimo disse...

TARSO GENRO É O SUJEITO MAIS PARECIDO COM UM "JEGUE"

Anônimo disse...

PT e petistas, a grande piada das últimas décadas. Alguns incautos ainda acreditam neles.

Luiz Vargas disse...

O peremPTório hipócrita diz este tipo de coisa para aparecer na mídia. Ele ficou um tempão agarrado nos sacos do Zé $arney, do Paulo Maluf, do Romero Jucá, do Renan Calheiros, do Jader Barbalho sem tossir e nem mugir e agora quer romper com o PMDB.
O intento do peremPTório embu$teiro é só da boca para fora. Ele bem sabe que se romper com o PMDB a governabilidade não terá sustentação só com a quadrilha PeTralha agarrada as tetas do poder.
Ele bem sabe que se os cabeças do bando quadrilheiro fizerem isto milhares e milhares de ratazanas PeTralha$ perderão as tetas que lhes PermiTe não morrer de fome e que proporcionam 30% para as burras da quadrilha disfarçada de ParTido PoliTico.
Convém ao cumpanhero P. Paim ir colocando as barbas PeTralha$ de molho. Pode conversar com o cumpanhero Fortunati e ele poderá contar como a peremPTória palavra do peremPTório pinóquio embu$teiro prevaricador vale o mesmo que uma nota de três reais.
O intento do peremPTório escorpião embu$teiro da boca do monte é tomar na mão grande a vaga da quadrilha PeTralha ao senado em 2018.

Anônimo disse...

QUALQUER criança percebe que o sujeito é vazio, não tem conteúdo, dissimulado passou e quer continuar passando a conversa na população.

Anônimo disse...

Tarso, metatarso e cai de vez Tarso!

Anônimo disse...

"Petista Roxo" é assim mesmo: o que vale é a ideologia!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/