Saiba de que forma os idosos podem usufruir de medicamentos gratuítos nas farmácias do Brasil

Idosos têm direito de receber gratuitamente seus medicamentos
Fique atento para este benefício

As pessoas idosos têm direito a receber gratuitamente seus medicamentos. É o que assegura o Estatudo do Idoso no artigo 15º parágrafo 2º:

Lei 10.741/03 – Estatuto do Idoso
Art. 15. É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.
§ 2o Incumbe ao Poder Público fornecer aos idosos, gratuitamente, medicamentos, especialmente os de uso continuado, assim como próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.

 “Não há uma restrição sobre quem seja responsável, ou quais medicamentos esteja em condição de fornecer. O necessário é que o indivíduo comprove a necessidade de tratamento” informa a Dra. Simony Prado, advogada da ANSP – Associação Nacional da Seguridade e Previdência. Vale ressaltar, que as pessoas com problemas de locomoção, estão dispensadas de comparecer presencialmente para retirada dos medicamentos. O Governo Federal autorizou o processo por meio de uma procuração assinada, e autenticada por um representante.“Em muitos casos os medicamentos gratuitos ficam limitados e camuflados em farmácias, postos de saúde ou locais públicos cujo acesso não é conhecido pela população. Precisamos reivindicar para que os idosos tenham verdadeiro acesso ao que está previsto na lei como obrigação do Poder Público” salientou.

. O custo do medicamento não implica, pois a vida e saúde da população devem ser protegidos. Alguns postos já distribuem alguns remédios, porém se o medicamento não estiver sendo distribuído gratuitamente, o idoso poderá requerer na Justiça os seus direitos.

. Para ter acesso a mais informações entrem em contato com a ANSP através do site: www.anspbeneficios.org.br

8 comentários:

Mordaz disse...

Se tem que requerer na justiça não é direito ou está sendo sistematicamente negado aos idosos pelo governo.

Maria disse...

Sei de idosa que prefere comprar seu remédio de uso contínuo para a tireoide porque, afirma ela, os fornecidos gratuitamente pelo governo têm menor efeito que os comprados na farmácia normal. Ela teria que tomar maior quantidade do medicamento correspondente fornecido pelo SUS (um similar), o que implicaria mais efeitos colaterais nocivos à saúde.

Anônimo disse...

O Brasil é uma instituição criminosa que mata as crianças e os idosos.

Anônimo disse...

Muito bem Mordaz

Anônimo disse...

Esse papo parece conversa da Dirma!

Anônimo disse...

Estes últimos 5 governos, do PSDB e do PT deverão dar contas do crime de genocício contra a humanidade.

Por que a ONU se cala contra este enorme crime contra a humanidade perpetrado pelos governos do PSDB e PT.

O Brasil não tem futuro na mão destes corruptos e genocidas.

E, o judiciário o que faz? Proteje criminosos.

O Hitler é inocente perto desta gente.

Anônimo disse...

AONDE ESTÃO OS DOIS SENADORES GAÚCHOS QUE IRIAM DEFENDER OS DIREITOS LEGAIS DOS APOSENTADOS?

AONDE ESTÁ O JUDICIÁRIO BRASILEIRO QUE NÃO CORRESPONDE AOS ANSEIOS DA NAÇÃO?

SÃO CORRUPTOS QUE SÓ OLHAM PARA SI, MAS O DIA DELES VAI CHEGAR.

SABEMOS QUE ELES NÃO TEM ALMA.

GOVERNO SEM ALMA É GOVERNO DO DEMÔNIO.

Anônimo disse...

Concordo com a comentarista das 20:41, pois sou idoso, tenho diabetes e me estou tentando recuperar de 4 AVCs. Tambem faço isso.
È problemático ser idoso e doente no Brasil.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/