PSDB quer concluir auditoria das eleições em 30 dias

O PSDB cometerá grave erro se não conseguir levantar recursos financeiros e convencer alguma das quatro gigantes da áreas global de auditoria para fazer o serviço. No Brasil, só EY, Deloitte, KPMG e PwC podem realizar alguma coisa decente, dada sua expertise.

Os tucanos esperam concluir em trinta dias a auditoria nas urnas eletrônicas, autorizada pelo Tribunal Superior Eleitoral nesta terça-feira. O coordenador jurídico do partido, o deputado Carlos Sampaio, diz que os nomes da comissão de peritos vão ser apontados na semana que vem. Segundo ele, o grupo terá de três a cinco pessoas. Os tucanos pretendem indicar para comandar o grupo o professor Diego Aranha, da Unicamp, que encontrou falhas no sistema em um teste público feito em 2012.
Sampaio afirma que a decisão do TSE foi ainda mais favorável aos tucanos do que o partido queria. Isso porque a comissão suprapartidária proposta pelo partido foi transformada pela corte em uma comissão de peritos indicada apenas pelo PSDB. O tribunal considerou que, como a sigla foi a única a subscrever o pedido, não seria possível estender a outros partidos o direito de participar oficialmente da auditoria.

. O coordenador jurídico do PSDB não acredita que o resultado da eleição presidencial tenha sido forjado. Mas afirma que a auditoria será importante para apontar possíveis brechas no sistema e dar uma resposta ao eleitorado. "Fraudes houve. Mas não creio que a ponto de mudar o resultado da eleição. Tanto que deixamos passar o prazo para pedir recontagem", diz o tucano. Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral aceitou nesta terça-feira liberar ao PSDB acesso aos arquivos eletrônicos e demais documentos referentes à totalização dos votos da eleição presidencial. Com esses dados, os tucanos poderão realizar uma auditoria própria do resultado.

Posição do editor
O TSE cedeu ao pedido do PSDB e à pressão das ruas, bem ao contrário do que até mesmo alguns dos seus líderes colocaram. A decisão desmoraliza jornalistas, políticos e parlamentares chapas-brancas, que quiseram ridicularizar a manifestação democrática dos tucanos e das ruas. 

9 comentários:

Anônimo disse...

1aNÔNIMO
"Fraudes houve. Mas não creio que a ponto de mudar o resultado da eleição. " Para aqueles que pregam um impeachment ou um golpe militar, essa frase tem um peso enorme!
Lembrando que em caso de impeachment, quem assume é o vice: Michel Temer (PMDB)!

Anônimo disse...

aegtvfdyswvgwerybvfw

Anônimo disse...

fraude houve mas eles acham que nao mudaria o resultado das eleições?

por que então alguém fraudaria uma eleição a ponto de não interferir no resultado final?

tipo, vamos fraudar, mas "só um pouquinho"....

esse PSDB é dose...

esses caras não tem a gana necessária para chegarem à presidência...



Anônimo disse...

Caríssimos (não sou padre), vamos fazer uma análise com os pés no chão. O PSDB com a pequena diferença de votos e com a convicção da população esclarecida de que houve fraude, teoricamente diminui mais ainda esta diferença e lhe dá um cacife eleitoral que talvez nem esperasse. Com a desestruturação do Estado brasileiro e a economia em frangalhos, daqui até o impeachment de Dilma, serão necessárias medidas impopulares para tentar reconduzir a situação para os eixos. Logo teremos greves de funcionários públicos, demissões na iniciativa privada se acelerarão, faltará recursos para as benesses sociais e tantas outras. Neste caso é melhor ficar na oposição e influenciar decisivamente na condução das soluções, mostrando incisivamente que o outro lado não tem competência. Em resumo deixar colherem o que plantaram, pois caso contrário, se esta bucha ficasse no colo do PSDB daqui a quatro anos o LULA paz e amor voltaria contudo para se reeleger. O que precisamos fazer é ficar de olho nos congressistas para não deixar acontecer a consolidação do BOLIVARIANISMO e enfrentar a radicalização que implementarão.

Anônimo disse...

Anônimo das 15:57h - "esses caras não tem a gana necessária para chegarem à presidência"... De fato, a gana que o pt tem de dominar tudo, eles mostraram, "fazendo o diabo". Lembrando que o diabo é o pai da mentira, o resto, pra bom entendedor basta.

Anônimo disse...

gana significa ter vontade, lutar sempre pelo que se quer, dentro das regras estabelecidas...

e não cometer crimes...

outras interpretações sobre o que escrevi fica por conta de cada um...

a minha foi essa, gana = vontade de vencer...

Anônimo disse...

Impeachment e cadeia para a vigarista Dilma, e o Lula vai a reboque, porque ele e seu filho que limpava as jaulas no zoológico, enriqueceram do dia para a noite!

Anônimo disse...

TEMER conta com isso ANONIMO das 15:32!

Anônimo disse...

Se for comprovado algum tipo de fraude, mesmo que nao tire o PT do poder, no presente, a oposiçao tem a obrigaçao de exigir urnas que imprimam o voto, para que seja colocado em urna convencional, de imediato, possibilitando a recontagem, sempre que necessário.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/