Artigo, Elio Gaspari - O Supremo e o bolivarianismo

Noblat, Dora Krammer, Reinaldo e João Roberto Marinho, além de Veja, há muito advertem para o perigo bolivariano

O ministro Gilmar Mendes ergueu um fantasma para mutilar o poder de uma presidente que acaba de ser reeleita

Com sua retórica apocalíptica, o ministro Gilmar Mendes disse ao repórter Valdo Cruz que “é importante que (o Supremo Tribunal Federal) não se converta numa corte bolivariana”. “Isso tem de ser avisado e denunciado". A advertência está relacionada com a eleição de Dilma Rousseff e sua atribuição constitucional de nomear cinco novos ministros para o Supremo Tribunal Federal durante seu mandato. Pelo andar da carruagem, depois de julho de 2016, quando o ministro Marco Aurélio de Mello completar 70 anos, todos os onze juízes do Supremo terão sido nomeados por presidentes petistas.

Para que faça sentido o risco do tribunal “bolivariano” temido por Gilmar Mendes seria necessário admitir que as nomeações de Lula e da doutora Dilma tenham seguido uma linha partidária. Nesse caso, Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski teriam algo em comum. Noutra dimensão, haveria semelhanças entre o inescrutável Teori Zavascki e Dias Toffoli. Em doze anos, o comissariado preencheu as vagas do Supremo na marca da média da moral vigente, não foi melhor nem pior que seus antecessores.

Não se deve esquecer que se hoje o Supremo tem sete ministros indicados por presidentes petistas (mais uma vaga a ser preenchida pela doutora), isso se deve ao fato de que dois juízes nomeados durante o tucanato abandonaram aquele local de trabalho. Nelson Jobim saiu em 2006, dez anos antes da aposentadoria compulsória, e Ellen Gracie foi-se embora em 2011, doze anos antes.

A tentativa de mutilação dos poderes constitucionais da Presidência

CLIQUE AQUI para ler tudo. Artigo de O Globo de hoje. 

11 comentários:

Anônimo disse...

SÓ BARAK OBAMA SALVA.

Cap Caverna disse...

A formiga quando quer morrer cria asas! Essa quadrilha petista, esta indo pro mesmo caminho. O que nós temos que ver com Simon Bolivar, conhecido como Livertador da América? Nada, somos sul americanos de origem portuguesa e não espanhola. Somos o único País que fala portugues e não espanhol neste continente,e essa cananlhada petista quer implantar o que mesmo? Cambada de burros, voces vão entrarno laço e depois vão chorar que nem crianla mijada.O que precisamos é de cultura, de gente que queira trabalhar, crescer como pessoa e ter orgulho do que produziu. Não precisamos de vermes lunáticos, sanguessugas e completamente incompetentes. Improdutivos e ignorantes, vão em frente que logo alí o coturno vai cantar no rabo de voces. Comunistas fedorentos e imprestáveis.

Anônimo disse...

nao só o Supremo...

por causa desses episódios das urnas é que ficamos sabendo que ate no TSE tem ex-advogada do PT...

é brincadeira, essa gente esta em todos os lugares...

Anônimo disse...

OT: Quer dizer, então, que a MISÉRIA AUMENTOU NO GOVERNO PETRALHA?!!!! Por que não fico surpreso?!!!
PT/3%: governo dos miseráveis, isto é, dos que INCENTIVAM E AUMENTAM A MISÉRIA!!!!

Mordaz disse...

Elio Gaspari está se fazendo de bobo. Não é da primeira vez, por sinal que ele flerta com os bolivarianos. A sugestão de que "a emenda constitucional estabeleça que a regra só valerá para os juízes nomeados depois da sua aprovação" mostra isto evidente. Não são os juízes que votam emendas, mas o legislativo. Não é o judiciário que tem mensalões e petrolões para comprar emendas.

Anônimo disse...

Sr Polibio Braga

O que diferencia um estadista do político comum é sua visão de futuro.
O estadista sabe como será o futuro, pois sabe como manejar o presente.
A maior prova que FERNANDO HENRIQUE CARDOSO NÃO É ESTADISTA.
Um grande estadista saberia que a reeleição seria um mal para o país,uma das consequências é essa a dominação pelo bolivarianismo do STF
O sr FERNANDO HENRIQUE CARDOSO É UM GRANDE COVARDE,PODERIA TER MUDADO A CARA DO BRASIL EM 2005,MAS SE ACOVARDOU
"DEIXA SANGRAR"
Saudações

paulobon disse...

ESTAMOS VIVENDO UMA DITADURA BRASILEIRA. O apropriamento do Poder por um só Partido, que não está previsto na CONSTITUIÇÃO, permite que sejamos governados por uma Ditadura que utiliza todos os órgão do governo para manipular as forças que garantiam o equilibrio democrático da contradição e da alternancia no Poder... É fácil perceber que jamais serão derrotados, mesmo que toda a população esteja contra estas afrontas que fazem em todas as áreas da vida pública e civil brasileira. Esta é a mais pura verdade, comprovada pela agressividade e falta de respeito às regras do jogo democrático. Deixaram claro que somente pela Guerra, pela violencia deixarão o Poder...Eis aí o futuro que nos espera. Deixemos de ser inocentes e aceitemos a realidade que eles descaradamente nos impõem... Vamos a luta sem descanso, para transformar em Lei estas lacunas de que se aproveitam para nos violentar e desrespeitar como fizeram nesta Eleição...Acorda Brasil! O PT não é verde-amarelo, pois se fosse não estaria sendo odiado por todos aqueles que se sentem indignados e roubados pela propaganda enganosa da TV...

Nélio disse...

"...atribuição constitucional de nomear cinco novos ministros para o Supremo Tribunal Federal durante seu mandato..."
Nomear não, editor: indicar. Por isso avulta de importância o papel desempenhado pelo Senado, realmente sabatinando e avaliando os indicados, tendo em vista a Nação.
Nos últimos anos, de acordo com a Era da Mediocridade, nos habituamos a enxergar um Senado subserviente, mera repartição homologatória do Executivo. Notem que o ministro sequer levanta a hipótese da indicação ser barrada no Senado; ao contrário, considera essa etapa irrelevante. Cabe ao Senado negar a razão ao ministro.

Anônimo disse...

Gaspari ainda existe?

depois que o Noblat passou a exigir cadastro apenas para se ler o conteúdo do blog nunca mais passei por la...

era o unico lugar onde eu ainda lia algo produzido pelo Gaspari...

cadastro para comentar, vá la, agora só pra ler o conteúdo?

assinar qualquer coisa da Globo, entao, nem pensar...

os acessos do blog devem ter caído horrores...

Anônimo disse...

Nada me convence de que eu pense ao contrário! Pela retrospectiva dos últimos governos, priorizando sua ideologia de esquerda, só um alienado e ingenuo pode achar que ´nossa democracia está às mil maravilhas!

Anônimo disse...

As nomeações foram piores sim, basta olhar os currículos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/