Muda já, Dilma

O Brasil todo clama por mudanças, inclusive com manifestações de rua como as desta tarde de sábado, mas Dilma continua paralisada, sem saber como se livrar das amarras do atraso, da inflação alta e do autoritarismo petista. Dilma venceu entre os beneficiários das políticas assistencialistas. Aécio, entre os que pagam essa conta. O desafio que se impõe à sociedade e aos políticos é como pôr fim à divisão.

Leia esta reportagem de capa da Istoé, assinada por Izabelle Torres (izabelle@istoe.com.br)


. O Brasil que saiu das urnas é um País claramente rachado em dois. O resultado eleitoral no segundo turno disputado entre Dilma Rousseff e Aécio Neves mostrou que eleitores das regiões Norte e Nordeste, mais dependentes de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, optaram por manter no poder o partido que ampliou o assistencialismo, o PT, enquanto os das regiões Sul e Sudeste, mais produtoras e que mais pagam impostos, apostaram na oposição, representada pelo PSDB. Nessa geografia econômica do voto, Dilma – que no total bateu Aécio por uma diferença de apenas três milhões de votos – só se sagrou vitoriosa na disputa direta com o tucano entre os eleitores cujos salários somam até dois salários mínimos. Na faixa entre dois e cinco salários, houve empate. Nas demais, deu Aécio. Se categorias de brasileiros foram separadas de acordo com a renda familiar, o mesmo pode-se dizer do nível de escolaridade. A segregação do País por grau de informação – no caso, a falta de acesso a ela – também influenciou no resultado final favorável a Dilma. 

CLIQUE AQUI para saber mais. 

7 comentários:

Anônimo disse...

1aNÔNIMO
Bom, agora a revista já admite que é com Dilma e através de Dilma, reconhecendo, portanto que ela é a Presidente eleita. Também, não fala em impeachment e parou de falar em Petrobrás. Primeiro sinal nítido de que a poeira já está começando a baixar...

Anônimo disse...

nunca em nenhum momento da minha vida pensei em separação, mas não tenho estomago para conviver com nordestinos e petralhas mesmo sendo da minha familia.
nas férias o mais longe dentro deste país que posso ir é até o parana.

NEWTON disse...

Anônimo das 18:11, o que é falcatrua, o instituto Sensus ou as urnas eletrônicas do Dias Toffoli?
Da mesma forma como tu das zero para a credibilidade do instituto Sensus eu dou ZERO para a credibilidade da figura do Tofolli, e ai? O que tu queres é que a gente que produz e paga impostos, continue bancando este Brasil que desce a ladeira, e que tu, pelo menos nos próximos 4 anos continue mamando tranquilo.

anonimo das 18.11 que o editor deve ter excluido o comentario disse...

Newton espero que não sejas o CRUZ mas quando o aecioportoandreia no primeiro turno vocês não falaram nada e as urnas eram as mesmas ou seja a meu favor não vale ao seu sim isto para mim e falta de bom censo e não esqueça que as 19.36 de domingo dia 26/10/2014 o PSDB estava comemorando a vitoria inclusive fretando jatinhos para levar a minas o FHC Serra aloisio alkmin e outras otoridades.hahaha

Anônimo disse...

Querido...creio que estás desinformadinho quanto ao caso do aeroporto! Vai te cultivar um pouco e pesquisa...Ou será que também pensas que o caso Petrobrás é invenção dos contra PT?

Anônimo disse...

PTRALHA das 13:22 não quer AUDITORIA sobre as urnas mas continuas MENTINDO e DIFAMANDO!

Será mil vezes mais fácil achar provas do dinheiro desviado da PETROBRAS para a campanha da Dilam do uma só prova a respeito do aeroporto construído pelo governo estadual de Minas Gerais que favorecesse Aecio.

anonimo das 13.22 disse...

Anonimo 17.58 não sabes ler o aeroporto e dentro da fazenda do tio e ao lado da familia do aecioportoandreia tem de ser ingenuo para aceitar ha e a chave fica com o titio pode ate ser legal mas e imoral para um governador .teve um senador aqui do rs que fez uma emenda para fazer uma estrada em minas onde ele tinha terras teve de abdicar da campanha ao governo do estado te lembras ou te dou mais uma dica foi secretario de segurança do rs ta bom vou nomealo jose paulo bisol com vergonha por ser legal mas imoral largou a politica o blogueiro sabe e o conheca tendo o mesmo no seu circulo de amizades.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/