Entrevista, Osmar Terra - É preciso socorrer imediatamente a indústria de máquinas agrícolas do RS

ENTREVISTA
Osmar Terra, deputado Federal, PMDB do RS

A John Deere demitiu 170 trabalhadores. Este é um caso apenas da John Deere ?
Foram 350 nos últimos anos. Também AGCO, Case-New Holaland reduzem. Os entraves argentinos a partir de 2012 e a retração do mercado consumidor, agravarão e agravarão ainda mais o ramo de máquinas e implementos agrícolas do RS, que responde por 80% da produção do Brasil. 

Por que a ênfase na Argentina ?
Era nosso principal comprador. A indústria investiu para atender esse mercado, mas em 2012 o governo Kirchner botou a faca no pescoço e exigiu que as indústrias produzissem lá as suas máquinas. É o que ocorre. Isto reduz o tamanho delas aqui. 

Vai piorar ?
A redução da produção e as demissões em massa ameaçam o RS, especialmente a bacia do Rio Uruguai, 230 municípios do RS e 130 de SC. Nosso Nooeste é a região que mais perdeu população. Se algo não for feito imediatamente, a crise será pior.

O que fazer ?
É preciso uma reação rápida. O governo Dilma socorreu a indústria automobilística, mas não faz o mesmo com a indústria de máquinas e implementos agrícolas. Tem que ser agora. Daqui a alguns meses, será tarde demais.

Socorrendo a indústria ?
Por que não ? Mas devemos ir mais longe, criando um fundo constitucional para ajudar de fato a economia regional a superar sua estagnação.

4 comentários:

Anônimo disse...

o deputado Osmar Terra precisa urgentemente se candidatar ao Senado na próxima eleição...

o Brasil como um todo precisa dele em Brasilia, e muito...

como catarinense, acho egoismo deixar esse deputado de ideias tao nobres somente para os gaúchos...

alias, Aecio, o futuro presidente, poderia nos brindar com a ida desse excelente deputado para o seu governo...

que tal?

#ficadica

Anônimo disse...

SÓ TEM ARGENTINA? ME DÉEM UMA COMISSÃO GENEROSA QUE SAIO PELO URUGUAI, CHILE, PERU, COLOMBIA, EQUADOR, ETC E FAÇO NEGÓCIOS QUE COM CERTEZA SERÁ BEM MELHOR QUE COM A ARGENTINA.

EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

1aNÔNIMO
Os subsídios que foram dados ao setor automobilístico já não causam nenhum efeito na demanda. As garagens das montadoras estão abarrotados de automóveis. Existe um excesso de oferta. Ou seja, subsídios fiscais para tratores não vão fazer eles venderem mais. A economia está desaquecida. Mas bons ventos vem aí agora! A saída de Dilma e do PT lá de Brasília, vão fazer com que essa política econômica intervencionista errática saia de cena. Aí os empresários terão crédito farto e barato dos bancos privados. Tudo ficará por conta da livre iniciativa e da eficiência do mercado. Até mesmo o preço do dólar ficará em níveis decentes.

Anônimo disse...

ops, falha nossa, o deputado ja esta em Brasilia, pois seu mandato é federal...

mas no Senado seria melhor...

no futuro governo Aecio, melhor ainda...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/