Dênis Rosenfield diz que pesquisas podem estar fora da margem de erro

Neste artigo de hoje nmo jornal "O Globo",  "Fora da margem de erro", o filósofo gaúcho Dênis Rosenfield recomenda a maior prudência na reação à divulgação das pesquisas de opinião. Dênis tem expertise na área.

. O editor recomenda a maior restrição a este tipo de divulgação, não importa a quem favoreça.

. Leia tudo:

O segundo turno da eleição presidencial é imprevisível. Por isto mesmo, recomenda-se cautela, devendo-se, assim, evitar qualquer tipo de entusiasmo, para um lado ou para outro. Os gregos chamavam tal atitude de phronesis, que normalmente se traduz por “prudência” ou “cautela”. Ela significa orientar-se com cuidado na imprevisibilidade, na particularidade, das coisas do mundo.

Neste contexto, deve-se ter a maior prudência na reação à divulgação das pesquisas de opinião, pois os institutos erraram e feio. Há problemas evidentes de metodologia ou de execução que ficaram flagrantes. Os números se dissociaram da realidade.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

12 comentários:

Glauco Fonseca disse...

Olha, meu querido mestre, os institutos estão, na verdade, bem fora é das margens de acerto...

Anônimo disse...

Erram a favor de Dilma para não melindrar a petralhada que já vai jogando a toalha com o crescimento de Aécio. Vão morrer abraçados, ambos desmoralizados.

Anônimo disse...

A verdade é que não existe na estatística uma forma de acertar quando o universo é de +/- 100.000.000 e o número de pesquisados de apenas 4000 ou 5000 indivíduos. Isso da um resultado totalmente fora da realidade...

Anônimo disse...

pesquisa mesmo é só o voto, o resto é uma incerteza, vimos isso aconecer em todas as eleições, vide Lazier, Sartori, vitoria do Pt na Bahia, que nem no segundo turno estava, Crivela e Garotinho no Rio, e tantos outros, por isso não vote em pesquisa, vote com sua conciência, seja para um lado ou para o outro, mas vote, não se abstenha e viva a democracia

Anônimo disse...

Bons tempos aqueles em que petista não acreditava em pesquisas...

Anônimo disse...

Políbio,

Data e IBOPE deram 2 resultados iguais e no mesmo dia, o que já era estranho.

Na verdade estavam "preparando" o "X" após o PT ter aprovado o aumento de gastos da campanha.

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

JulioK

Anônimo disse...

terça-feira, outubro 21, 2014




NÃO DEIXE A LIBERDADE IR EMBORA!




Não deixe de ver este vídeo compartilhando e espalhando nas redes sociais! A Liberdade está em nossas mãos! Não a deixe que a levem embora!

Para impedir que os tarados ideológicos do PT transformem o Brasil numa nova Venezuela você tem apenas uma opção: aperte o número 45 de Aécio Neves Presidente! A liberdade está acima de nomes e de partidos. Mas nesta eleição apenas Aécio Neves é o fiador da Liberdade!

Veja o vídeo e pense! Reflita e vote pela Liberdade. Quando a Liberdade vai embora pode não retornar nunca mais!




Enviar por e-mail

BlogThis!

Compartilhar no Twitter

Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Orkut

Compartilhar com o Pinterest



7 comentários Postado por Aluizio Amorim às 10/21/2014 09:56:00 AM
Links para esta postagem

Anônimo disse...

Tribuna da internet ; http://www.tribunadainternet.com.br/
Dora Miranda
O ponto alto deste penúltimo debate na TV, pela Record, foi ver a “presidenta” mostrando, mais uma vez, o nível de sua inteligência. Disse ela: ”Candidato, você está comparando o Brasil ao Chile, que é do tamanho do Rio Grande do Sul. Precisamos comparar o Brasil com os grandes países do mundo, como a Alemanha”.
Agora vejamos: o Rio Grande do Sul tem 281.730 km2 e o Chile, 756.950 km2… E a Alemanha: tem 357.051 km2
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Com tamanha erudição, a doutorada em Economia Dilma Rousseff já tem uma opção de trabalho, caso perca as eleições: pode ser professora particular de Geografia, e dar aulas aos filhos dos petistas que enriqueceram no governo. (C.N.)
Tribuna da Internet: LEVANDO AO ABISMO
http://www.tribunadainternet.com.br/
... AGRESSIVIDADE
Explica-se assim a atitude agressiva de Dilma, apesar da posição de presidente em exercício, durante o debate. Chegou audaciosamente a questionar uma suposta propina para o falecido Sérgio Guerra (evidentemente paga como o consentimento ou ordem expressa de alguém do partido dela no governo Lula em 2009 quando Dilma ocupava a Casa Civil). Assim, o senador de Pernambuco, presidente do PSDB, teria recebido uma vultosa propina para desistir de uma investigação de roubalheiras na Petrobras.
Se as acusações reabrem o currículo do senador tucano, coloca-se a certeza de que o partido dela pagava propinas, até para encerrar investigações. Já se viu um presidente da República se lançar numa atitude kamikaze como essa? Assumir a corrupção ativa do seu lado visando respingar a passiva no adversário?

Anônimo disse...

quando é que vão colocar ordem nessa esbornia dos institutos de pesquisa???

não pra deixar essa gente correndo solta, não...

pesquisas mal intencionadas podem, sim, definir os rumos de uma eleição...

Anônimo disse...

Uma pesquisa em POA é totalmente diferente de uma pesquisa na serra.

Quem dirá no Brasil, em geral.

Anônimo disse...

Concordo com vc. Foi uma covardia atacar um ferrenho adversario depois de morto. O desespero pela humilhacao da derrota do comunismo no Brasil jogara uns contra os outros. E o povo deve estar ciente de que eles nao se preocupam com a democracia. Eles so querem o nosso pais e nossa riqueza...

Anônimo disse...

Verdade! Até o Políbio postou dados de uma pesquisa de um tal Instituto Veritá, o qual eu nunca ouvi falar nem li algo a respeito.

Na minha particular e despretensiosa observação, análise e previsão, os vencedores serão Sartori e Dilma.

CAAAAAAAlma, pessoal! Para presidente, votarei nulo - não voto em marxistas/socialistas/comunistas, sejam do PT, sejam do PSDB!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/