Ibope adverte para más comparações entre pesquisas para Globo e CNI

O editor recebeu esta manhã a nota a seguir, advertindo para más comparações entre dados das pesquisas feitas para a Rede Globo e para a CNI. Leia:

Comunicado
Esclarecemos que não é possível comparar a rejeição dos candidatos à Presidência da República aferida na pesquisa eleitoral divulgada nesta sexta, 12, pela Confederação Nacional da Indústria, com outras pesquisas eleitorais realizadas pelo IBOPE.
A pesquisa CNI pergunta aos entrevistados se votariam com certeza, poderiam votar, não votariam de jeito nenhum ou não conhecem o suficiente sobre cada um dos candidatos. Avaliamos, com essa pergunta, o potencial e rejeição de cada candidato, individualmente.
Já nas pesquisas realizadas para a TV Globo e o jornal O Estado de S.Paulo apresentamos uma lista com todos os candidatos e pedimos para o entrevistado indicar em quais candidatos não votariam de jeito nenhum.  Dessa forma avaliamos a rejeição do eleitor aos candidatos quando comparados entre si.

São, portanto, duas informações diferentes, que têm objetivos diversos e são coletadas de formas distintas. Não podem, portanto, ser comparadas.

2 comentários:

Anônimo disse...

A PESQUISA DATAFOLHA É A ÚLTIMA E NÃO A DO IBOPE. VERIFIQUEM AS DATAS E NÃO SE PERMITA MAIS MANIPULAÇÕES.

Anônimo disse...

Ibope serve apenas para manipular eleições. Uma excressência no meio da excressencia.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/