Avaliação da Folha sobre debate coloca em suspeita até pesquisa da Datafolha

CLIQUE AQUI para ler, também, avaliação do jornalista Reynaldo Azevedo. 
CLIQUE AQUI para ler Josias Souza, Folha, dizendo que Dilma banca xerife depois de arrombada a porta da Petrobrás.



O editor pediu ao doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília, o gaúcho Roque Callage Neto, uma avaliação do debate de ontem a noite na Rede Record. Eis o que ele examinou sobre o que viu, inclusive sua inconformidade com a manchete do jornal Folha de S. Paulo de hoje, que revela mais sobre sua atual posição de apoio a Dilma Roussef do que ao que aconteceu na Record.

Leia:

Trata-se, em minha visão, de uma posição  tomada pela Folha, que considero indecente, porque alheia à prática do sadio jornalismo,  a favor da candidata  do PT, ainda que o jornal tivesse tomado posição sobre um dos candidatos, o que não fez até agora. O jornal istorceu o ocorrido no debate. Esta posição sinaliza suspeita até mesmo  sobre a pesquisa feita pelo Datafolha, que está sob seu controle. A agência que é da empresa, até agora vinha mantendo posição profissional e respeitável em torno de pesquisas  amostrais. Pessoas ligadas à área, como eu, conferialhe  respeitabilidade. Esta manchete difere em tudo de outros veículos similares na apreciação do que se passou no debate e é francamente distorcida a favor da candidata do governo. Aí vão as manchetes dos jornais concorrentes, para que se verifique a completa discrepância, focos de análise, exame  e divergência das posições entre os veículos.

FOLHA
Dilma intensifica ataques a Marina durante debate na TV
Presidente explorou contradições da ex-senadora sobre votação da CPMF; pessebista disse ser alvo de onda de 'calúnias e boatos'


JORNAL DO BRASIL
Eleição: combate à corrupção, economia e coerência política são destaque
Candidatos à Presidência da República participaram de debate na Record

ESTADO DE SÃO PAULO
Em debate tenso, Dilma é alvo preferencial de Marina e Aécio; Petrobrás é o principal assunto
Troca de farpas entre os primeiros colocados marcou penúltimo encontro antes das eleições; petista ganhou direito de resposta

O GLOBO
Dilma é cobrada por desvios de dinheiro na Petrobras

Presidente diz em debate na TV que foi ela quem demitiu diretor envolvido em corrupção; Marina abordou política do etanol.

10 comentários:

Anônimo disse...

Eu nunca tive dúvidas que a última pesquisa DataFolha foi encomendada pelo PT. Com todo o dinheiro roubado da Petrobrás eles seduzem qualquer um. Sabemos que o PT não tem escrúpulos nenhum e o que a sua candidata tem mais usado na sua campanha é a MENTIRA DESCARADA, que afronta qualquer mentalidade mediana. Dilma como Lula nada sabem do MENSALÃO (segundo sua versão foi um julgamento político), entretanto alguns mensaleiros, não os principais, entre os quais Lula e Dilma, foram condenados pela mais alta corte de justiça do país, a despeito de toda a sorte de manobras, Agora, com o estouro da corrupção da Petrobrás, sendo Dilma, na época da "compra" da refinaria de Pasadena, adquirida por cinco vezes o seu valor de mercado, PRESIDENTE DO CONSELHO, a alegação é de que a compra foi baseada em dossiês fajutos, sendo que, CERVERÓ, o responsável pelo alegado dossiê, depois da "vantajosa aquisição", foi promovido dentro da estatal. Mais recentemente, com a delação premiada de Paulinho, que havia sido nomeado por Lula e do doleiro Yossef, vem a público mais falcatruas estarrecedoras sobre o propinoduto que se instalou na Petrobrás, com o propósito de capitalizar o PT e seus aliados, com vistas a compra de votos e perpetuação no poder e enriquecimento dos seus operadores, Dilma igualmente declara que nada sabia. Lula e ela são os principais mentores de toas essas falcatruas. Quantas haverá ainda que logo virão a público? QUE CREDIBILIDADE tem essa gente do PT para governar um país? Esse é apenas o aspecto da falta de HONESTIDADE, que norteia o rumo do PT e seus aliados. Encheríamos páginas se fossemos falar do outros.
Ontem no debate da Record, o que se viu foi uma candidata acuada por todos os demais postulantes ao cargo. Pela sua fisionomia dava prá ver o seu grau de nervosismo. Não poderia ser diferente porque toda a sua campanha está assentada encima da MENTIRA. A Folha, descaradamente, contrariando todas as evidências vistas por quem assistiu ao debate, ainda vem declarar posição favorável a Dilma. NÃO TENHO DÚVIDAS QUE O DATA FOLHA ESTÁ NA FOLHA DE PAGAMENTOS DO CAIXA 2 DO PT. Vamos salvar o Brasil dessa CORJA DE MALFEITORES que está destruindo nossa pátria. Dia 05 de Outubro é o dia para isso acontecer. Tenho fé em Deus que essa situação vai mudar.

Anônimo disse...

A folha de Sao Paulo a favor da Dilma? Surpresa pra mim, achei que todos estavam contra ela nessa democracia das comunicacoes.

Anônimo disse...

Depois do acidente com o Eduardo Campos um especialista em eleicoes falou que a Marina cresceu demais pela comocao e que com o passar do tempo ela voltaria para o seu patamar eleitoral, em torno de 20%, isso ta acontecendo, mas nao dara tempo pra o Aecio ultrapassala.

Anônimo disse...

O jornal ZH está na mesma linha. No site consta:
"A uma semana da votação

Penúltimo debate acirra disputa entre Dilma e Marina".

Nada como ter quase 1 bilhão em dívidas com a Receita Federal do Brasil.

Glauco disse...

Depois que na semana passada , ficou uma agente do Datafolha na porta de minha loja "entrevistando" somente pessoas que não eram do meu bairro, pois ela só pegava pessoas que desciam dos ônibus e que , digamos, eram nitidamente de classe C e D ou até E, e quando uma pessoa de visualmente , nível melhor dizia: Ahh Datafolha, posso responder?? Nessa hora a moça subitamente dizia: Infelizmente acabei de atingir minha cota de entrevistas e não tenho mais formulários. Assim que o cara virava ela voltava a entrevistar o povão!!!!

Anônimo disse...

Adora ver a direita desesperada.

Anônimo disse...

Folha só não defende mais o PT que o blog do editor hahahaha

Anônimo disse...

Glaudo, você descrever exatamente a técnica correta de amostragem. Tantos por cento da Classe X, tantos da Classe Y, tantos da Capital, tantos do Interior, tantos homens, tantas mulheres, e assim por diante... Estranho seria se a amostragem não fosse dirigida e ela entrevistasse qualquer um que passasse pela frente... Parabéns à entrevistadora...
Don Sandeman

Anônimo disse...

Se a Falha de SP, que bate na Dilma 24 HS por dia, publicou é porque as coisas não estão muito boas para o lado de Marina, ao mesmo tempo, como ela (Falha de SP) tem interesse pq faz campanha para o Tucano aécio neves e, de quebra, num eventual segundo turno entre Dilma e aécio os votos de Marina migrariam para o Tucano, afinal, quem bateu na Marina, segundo a Falha de SP, foi a Dilma, não foi? (quando na verdadem aécio também bateu em Marina).

Anônimo disse...

ver gente defendo a roubalheira do PT é no mínimo hilário....ou são favorecidos por algum cardo público(cabidão de emprego petista) ou por algum tipo de bolsa (esses são os piores que se vendem por 70,00!)

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/