Operação Lava-Jato Contadora do doleiro Youssef desnuda seu esquema de pagamento de propina

O repórter Robson Bonin disponibiliza  na revista Veja de hoje o corrosivo diálogo que manteve em Curitiba com a contadora do doleiro Youssef, Operação Lava Jato, capaz de incendiar novamente as investigações e amplificar o escândalo que envolve empreiteiras, políticos como Cândido Vacarezza, deputado do PT, e Fernando Collor, além do ex-diretor da Petrobrás, Paulo Costa:

Meire Poza – "O Beto (Youssef) lavava o dinheiro para as empreiteiras e repassava depois aos políticos e aos partidos. Era mala de dinheiro pra lá e pra cá o tempo todo."
Meire Poza – "O Beto (Youssef) lavava o dinheiro para as empreiteiras e repassava depois aos políticos e aos partidos. Era mala de dinheiro pra lá e pra cá o tempo todo." (Jefferson Coppola/VEJA)

É um clássico. As organizações mafiosas caem com maior
rapidez quando alguém de dentro decide contar tudo. O que se vai ler nesta reportagem é justamente a história de alguém que, tendo participado do núcleo duro da quadrilha que girava em torno do doleiro Alberto Youssef, pego na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, resolve contar tudo o que fez, viu e ouviu. Meire Bonfim Poza participou de algumas das maiores operações do grupo acusado de lavar 10 bilhões de reais de dinheiro sujo, parte desviada de obras públicas e destinada a enriquecer políticos corruptos e corromper outros com o pagamento de suborno. Meire Poza viu malas de dinheiro saindo da sede de grandes empreiteiras, sendo embarcadas em aviões e entregues às mãos de políticos. Durante três anos, Meire manuseou notas fiscais frias, assinou contratos de serviços inexistentes, montou empresas de fachada, organizou planilhas de pagamento. Ela deu ares de legalidade a um dos esquemas de corrupção mais grandiosos desde o mensalão. Meire sabe quem pagou, quem recebeu, quem é corrupto, quem é corruptor. Conheceu de perto as engrenagens que faziam girar a máquina que eterniza a mais perversa das más práticas da política brasileira. Meire Poza era a contadora do doleiro Alberto Youssef — e ela decidiu revelar tudo o que viu, ouviu e fez nos três anos em que trabalhou para o doleiro.


Nas últimas três semanas, a contadora prestou depoimentos à Polícia Federal. Ela está ajudando os agentes a entender o significado e a finalidade de documentos apreendidos com o doleiro e seus comparsas. Suas informações são consideradas importantíssimas para comprovar aquilo de que já se desconfiava: Youssef era um financista clandestino. Ele prospectava investimentos, emprestava dinheiro, cobrava taxas e promovia o encontro de interesses entre corruptos e corruptores. Em outras palavras, usava sua estrutura para recolher e distribuir dinheiro e apagar os rastros. Entre seus clientes, estão as maiores empreiteiras do país, parlamentares notórios e três dos principais partidos políticos. Os depoimentos da contadora foram decisivos para estabelecer o elo entre os dois lados do crime — principalmente no setor tido como o grande filão do grupo: a Petrobras. As empreiteiras que tinham negócios com a estatal forjavam a contratação de serviços para passar dinheiro ao doleiro. Nas últimas semanas, Meire Poza forneceu à polícia cópias de documentos e identificou um a um os contratos simulados e as notas frias, como no caso da empreiteira Mendes Júnior (veja o documento na página 54), que nega ter relacionamento com o doleiro. Os corruptores estão identificados. A identificação dos corruptos está apenas no início.

17 comentários:

Anônimo disse...

NO FINAL DA REPORTAGEM DIZ; ELES FAZIAM FALSOS CONTRATOS COM A PETROBRAS E REPASSAVAM O DINHEIRO AOS POLITICOS. APÓS AS ELEIÇÕES SOBEM A GASOLINA PARA RECUPERAREM A PETROBRAS DOS ROUBOS E NÓS PAGANDO, ETA GOVERNO CORRUPTO, ROUBO E CORRUPÇÃO SEMPRE TEVE NESTE PAÍS MAS NUNCA TINHA VISTO ISSO EM ESCALA TÃO GRANDE.

EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

PT eh um Niagara de denuncias. Sem investigacao nem nada as roubalheiras afloram, dinheiro brota em cuecas, filhos e filhas de presidentes tornam-se milionarios sem motivo aparente, amantes re presidentes achacam figuroes vendendo facilidades e por ai vai.

Culpa do PT? Nao, culpa do povo estupido que se identifica com esses bossais terceiro mundistas w neles vota.

Anônimo disse...

Bando de ladrões !
O país está podre, acabou !

Anônimo disse...

E o povo Ó.

Anônimo disse...

Políbio,

A perda de poder do PT esta começando a dar resultados.

As pessoas já não sentem mais medo de falar sobre as falcatruas e mentiras do PT.

Talvez o Brasil não siga o mesmo rumo da venezuela e argentina(em minúscula).

JulioK

Anônimo disse...

Espero que políticos envolvidos tenha seus nomes revelados para o público eleitor. É um absurdo que sejam poupados para dar continuidade a essa ação bárbara.

Anônimo disse...

Conforme a revista VEJA, PT, PMDB e PP são os grandes envolvidos neste roubo aos cofres públicos. Ladrões que devem ser extirpados da sociedade, presos. Acho que a Polícia Federal deveria assumir os Governos em todas as instâncias. Canalhas.

chibato disse...

È editor tem de dizer que na reportagem estão metidos todos os partidos com o doleiro pelo menos os que se consideram grandes portanto não é só o PT tem os demais porque não das nomes aos bois seu borra bosta.desde cuba

Anônimo disse...

KKKKKKKKKK, esse tal de chibato é muuuuito burro... Cara, lê o artigo... Ops, me esqueci, não deve nem saber ler KKKKKKK

ivo leo hammes disse...

Linguagem esquisita esta do "chibato"...?.. Deve ser dilmês...é isto: O dilmês já está fazendo escola.

Anônimo disse...

Creio que onde as coisas não estão dando certo é porque
colocaram estagiários petralhas
em ação. Mesmo assim tem tudo
para sobrar para os petralhas
seniors.

Anônimo disse...

Será que o chibato baixa o nível por puro desespero?

Anônimo disse...

Depoimento elucidativo, só falta o nome dos politicos, já que os nomes divulgados fica por conta do editor e seus maus elementos afins.

Anônimo disse...

"porque não das nomes aos bois seu borra bosta"! Tá bom, la vai: O nome do boi éeeeeeeeeee CHIBATOOOOO!

Anônimo disse...

Claro que tem mais partido junto
com o PT. Mas como ponteia os partidos que estão no governo,
havendo um campeonato do Partido
mais Bosta o PT é cabeça de chave e franco favorito, isto ninguém lhe tira, até sem campeonato já é respeitadíssimo pelos concorrentes.Tudo é mérito dos
filiados e admiradores, que sentem
grande orgulho dos adjetivos
recebidos pelo partido e lutam
para obter mais e mais conquistas,
tudo dentro da maior falta de
ética que sempre norteou e que
é um requisito inarredável para
os que aspiram atingir o
petralhato.

Anônimo disse...

Mas vai-se saber tudo ou os agentes da PF que estão investigando serão silenciados ou vão para um posto na fronteira do Acre lá onde o sol e põe e onde só há indios?

Anônimo disse...

O que é chibato: sm (de chibo) Cabrito que tem mais de seis meses e menos de um ano....pode uma prática de ganhar dim dim..

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/