Copa do Mundo empurra vendas do varejo para o precipício

A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas informou há pouco ao editor que a Copa do Mundo e o cenário econômico prejudicam vendas no varejo, mostra SPC Brasil, o que significa que o aumento do turismo não foi suficiente para expandir as vendas no comércio, que caíram pelo quarto mês seguido. 

. No acumulado do semestre, baixa nas vendas chega a -1,45%

. O indicador de vendas a prazo calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) repetiu o comportamento de baixa verificado nos últimos quatro meses e recuou 2,06% no mês de junho, em relação ao mesmo período de 2013.

A Copa do Mal - A queda nas vendas é consequência direta da Copa, porque parcela considerável de trabalhadores foi dispensada pelas empresas no meio da tarde e algumas partidas foram realizadas no sábado, que é considerado um dos dias que mais movimentam o varejo. Além disso, o gasto do consumidor com bens de ticket médio maior, geralmente parcelados, perdeu espaço para produtos temáticos da Copa e em especial, para os alimentos e bebidas, que em geral são pagos a vista.

A economia em queda - De acordo com a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o encarecimento do crédito, a baixa confiança dos consumidores e a inflação em patamar elevado também contribuíram para o resultado. "Os dados reforçam a tendência de perda de fôlego da atividade econômica. Há queda generalizada entre os principais indicadores de confiança da economia, influenciada pelo aumento dos juros, pela inflação resistente e pelo crescimento moderado da massa salarial", afirma Marcela.

7 comentários:

Anônimo disse...

Mais uma grande vantagem de termos a copa no Brasil

Anônimo disse...

Cada um dá o destaque que quiser. Em compensação a área de turismo lucrou "como nunca antes neste País". E a direita raivosa está morrendo de inveja do sucesso absoluto da melhor copa do mundo de todos os tempos. Ponto para a Dilma e o governo federal.

Anônimo disse...

é o legado, é o legado...

jaco do morro belo disse...

A maioria destes estrangeiros que vieram ou ainda virão ao Brasil, não para compras,eles vem atrás de festas e tudo mais.

Anônimo disse...

Mas cachaça e cerveja está a todo vapor.

Anônimo disse...

Epa! Diz os PTRALHAS aqui que é um sucesso! Que o PIB cresce, que educação aumenta, que segurança é maior, que todos temos saúde, e, que todos, sem o dizer, somos trouxas deles.


Anônimo disse...

esse pessoal, pode os próprios jesus cristo, buda e maomé virem e dizerem que luladilma são os melhores e a copa é ótima, que eles vão tentar achar pelo em ovo pra tentar criticar o governo excelente.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/