Análise - Vieira da Cunha e Ana Amélia encurralam Tarso Genro

O título completo da análise a seguir é "Vieira da Cunha e Ana Amélia encurralam Tarso Genro
 que oferece  “sopa de números” em busca da reeleição".

Com o timming adequado e boa retórica, o candidato Vieira da Cunha (PDT) fustigou Tarso Genro com seu próprio veneno - o “alinhamento das estrelas”- no melhor momento do primeiro debate entre os candidatos ao governo do Estado na noite de domingo.  Ele jogou no colo de Tarso a decisão da presidente Dilma (e da área econômica do governo federal) de impedir que o Congresso votasse a negociação da dívida dos Estados prejudicando o Rio Grande. Vieira indagou: “onde está o prometido alinhamento das estrelas se a presidente, que é do seu partido, impede a negociação da dívida”? Tarso foi às cordas e não teve alternativa a não ser afirmar que está enfrentando o próprio governo federal. Vieira citou ainda “a vergonha do Presídio Central” como uma das tristes realidades do estado, que Tarso não quer ver. Também incisiva, a candidata Ana Amélia (PP) assumiu o tema educação garantindo que vai honrar o compromisso de pagar o piso aos professores, assinado e prometido por Tarso, mas não cumprido. Ela torpedeu os gastos excessivos do governo e recorreu a exemplos como a criação de secretarias e cargos em comissão. Ana Amélia também cobrou o comprometimento futuro das finanças do Estado, com o saque de R$ 5 bilhões dos depósitos judiciais feito pelo petista. Em busca de “embocadura” no debate eleitoral, José Ivo Sartori (PMDB), desgarrado do grupo principal, tem dificuldades de recuperar o retardo de sua candidatura. Buscou certa neutralidade, desfiou exemplos de sua bem-sucedida administração na prefeitura de Caxias do Sul e repisou a cada bloco um bordão sem enredo: “meu partido é o Rio Grande”. O tom do primeiro debate foi ameno, mas permite antever a dificuldade que Tarso terá de encontrar saídas que lhe permitam reafirmar que só ele e o governo Dilma são capazes de salvar o Rio Grande da catástrofe. Ele pede reeleição assumindo uma “versão PIB de governo” e continua zoando aos ouvidos do eleitor “a sopa de números” que sua propaganda verteu à exaustão nos últimos dois meses. Na sequência da reza dos indicadores, Tarso faz um arremate (agora sem bigode): “O Rio Grande vive um momento excepcional”!
Sobre tal momento, Roberto Robaina, candidato pelo PSol (ex-genro do governador no alvorecer do petismo), hoje discorda dele com veemência, devolvendo números de um outro Rio Grande: 700 mil analfabetos; 200 mil na fila da saúde por consultas especializadas; transporte sem qualidade e um PIB desastroso em 2012.

      
O debate, em meio à Copa do Mundo - embora não sirva como desculpa -, pecou pela produção “em cima da perna”. Sem dinâmica e com regras mal explicitadas pelo apresentador. Foi um espécie de mixto-quente que reuniu transmissão conjunta de rádio e televisão (TVCom & Rádio Gaúcha) e acabou criando problemas para a qualidade de ambos. No mínimo, enfadonho. Mas fez a alegria dos candidatos nanicos, respeitáveis, mas apenas ocupando espaço. Pobre eleitor, agora também sem Neymar. 

22 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

Se a Ana Amélia não leva no 1o.Turno, o PT fica fora do 2oTurno.

Eleição POA 2012 é "case" nacional para o PT!!

O PT morreu(afirmo desde 2011). Podem sapatear a vontade que nada muda isto!!

JulioK

Anônimo disse...

Mostrou também o despreparo do candidato Sartori.O PMDB vai amargar mais uma derrota tinha tudo para dar certo se tivesse optado pelo Paulo Ziukoski bem mais preparado que o gringo.

Anônimo disse...

Se ele perder um voto por cada buraco das esfareladas estradas gaúchas, não se reelege nem com o apoio do chefe da seita petista.

Estranho é ver o silêncio da imprestável mídia gaúcha em relação às estradas ... queria ver algum candidato perguntando pro eleitor: e aí, estão contentes com o fim dos pedágios ???

Anônimo disse...

Não sei como Ana Amélia encurralou Tarso se a mesma não teve coragem de fazer uma simples pergunta para o governador. O editor tem cada uma.

Anônimo disse...

E nenhum deles perguntou ao Tarso ou para qualquer candidato o que será feito com a CESA. Com um prejuízo de 62 milhões, com 46 mihões com despesas trabalhistas e civis e mesmo se não tivesse esses gastos o prejuízo seria de 17 milhões o que representa 79% da receita operacional. Só no RS que uma empresa de armazéns não dá lucro. Por quê???? A resposta está com eles.....Pobre povo. Pagando alto para funcionários públicos darem prejuízo em empresas altamente rentáveis.....só no Brasil.

Anônimo disse...

A opinião do editor sempre será tendenciosa em prol dos candidatos de oposição ao atual governo. Perdeu a credibilidade de análise junto à maioria do eleitorado.

Anônimo disse...

Andar pelas "estradas" gaúchas está colocando em risco a vida de muitos motoristas.

Tem trechos em que a velocidade máxima não passa de 40km, para poder desviar das panelas e evitar o pior, pois se pega muito veículo desviando das crateras e invadindo a pista contrária.

Mas os bombachudos quiseram isso, né, reclamavam tanto dos pedágios e agora pedem proteção de Deus quando tem que enfrentar estas estradas assassinas !

Anônimo disse...

Ana Amélia falou 'os gaúchos e as gaúchas'. Está usando o indigente linguajar PeTralha, tal qual dizer mídia no lugar de imprensa. Esses 12 anos de PeTralhismo deixarão marcas tristes na sociedade.

Anônimo disse...

Nem Ana Amélia, nem Vierinha garantiram que vão pagar o piso nacional dos preofessores. Estão se borrando, inclusive com o reajuste que Tarso deu aos fucionários públicos, brigada, policia civil e professores, ou seja, o funcionalismo´público tem um plano de reajuste de GOVERNO e não de PARTIDO, ou seja, a longo prazo, independente de partido.

Anônimo disse...

Opiniao tendenciosa do editor, Ana Amelia decepcionou, gaguejou e nao quiz fazer pergunta pro Tarso, num debate entre os dois ela vai ser destruida, uma coisa e falar texto pronto, outra e debater frente a frente. Ja o vieirinha e boi de piranha, pinta de oposicao mas ninguem acredita. E tem que tirar os nanicos fora, os caras tao fora da casinha.

Anônimo disse...

Esse Tarso é uma piada. Maior patrimônio entre os candidatos ao governo do RS. Isso que é "elite branca".

Anônimo disse...

Fiquei com a impressão de que está corretíssimo o estudo feito pelo consultor político Paulo Di Vicenzi: Vieira é maior ameaça a Tarso e eleição pode ser decidida no primeiro turno (com vitória de Ana Amélia). Claro, tem gente que não consegue (ou não quer) ver a realidade, fazer o quê!?!

Luiz disse...

Minha interpretação é outra:
Eu escutei o debate e afirmo que o Tarso massacrou os demais

chibato disse...

Fui censurado pelo editor sem nenhuma ofensa a qualquer candidato.depois querem imprensa livre.

Anônimo disse...

Ana Amélia gaguejou horrores, estava apavorada, fiquei bastante decepcionado com ela. Por outro lado o Vieirinha me surpreendeu positivamente.

Marcelo disse...

daonde ana amélia encurralou Tarso se ela além de gaguejar dava aquelas travadinhas com medo de errar? a parcialidade do editor ta foda hein...


e o melhor é o Vieira, Tarso Mitomaniaco, Ana Amélia nervosa e sartori sutaque carregadissímo.

Anônimo disse...

o Anônimo das 12:39 disse exatamente TUDO

Marcelo disse...

Luiz fez uso de entorpecentes que nem seu ídolo minomaniaco.

Anônimo disse...

Este tipo de debate já era. Tem candidato que, pelo amor de dio, nem para sindico do meu prédio. Quanta asneira, quanta ignorância do que significa governar e quanta mentira deslavada. Não aguentei dois minutos. Fui ler um livro, que recomendo; O Cavaleiro da terra de Ninguém.
Joel Robinson

Anônimo disse...

Gringo de Caxias decepcionou muito., repetitivo, sem discurso e carisma. Ana Amélia demonstrou desprezarão político e confirmou que é oradora de texto pronto, e ainda fugiu da comparação com Ieda. O Vieira tentou gerar polêmica, mas é muito fraco, pois não tem embasamento. O Tarso está muito bem preparado e respondeu muito bem os ditos pontos fracos do Governo, piso dos professores e renegociação da dívida. Acho que teremos reeleição pela primeira vez no RS.

Anônimo disse...

Luiz, a tua interpretação já sabemos sem precisar bostar texto aqui.


Destro Direitoso disse...

Nao gosto de discursos vazios q nao dizem nada claramente.

Como protesto acho q votarei no candidato do prtb pois foi o unico q teve coragem de falar bem da policia. É o mais a direita.


https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/