Análise, Roque Callage Neto - Constituinte é tese bolivariana do PT

Roque Callage Neto 
Doutor em Ciências Sociais pela UNB 

O Brasil tem que parar de querer mudar completamente sua Constituição a cada período de 30 anos.Trata-se do País mais analfabeto e despreparado do mundo neste assunto. Tenho alertado seguidamente nas redes sociais e também me manifestado com sociólogo, antropólogo e cientista político, em correspondências públicas e acadêmicas, porque este é um País de vira-latas. 
Veja-se por que razão, através da periodicidade de novas constituições que tivemos:

1824-1891-1934-1946-1967-1988

Isto não existe em País nenhum do mundo .Nossos próprios vizinhos demonstram como somos atrasados. A Argentina teve sua Constituição em 1853 e depois uma pequena reforma em 1994. O Uruguai em 1830 e depois somente foi mexer com outra em 1918 e uma reforma pontual após a ditadura em 1997. As reformas constitucionais da América do Sul, incluindo Colômbia e Paraguai, acompanharam o que o grande cientista político Samuel Huntington chamou de "terceira onda das democracias" desde o final dos anos 80, e que começaram a se constituir em meados dos anos 70 com a liberalização do sul da Europa - Portugal, Espanha e depois numa sequência que iria atingir outros países mediterrâneos como a Grécia e replicar na América do Sul.Era o fim dos regimes pretorianos.

. O Brasil precisa de reformas pontuais sobre questões urgentes da sociedade civil e  política, incluindo  um novo referendo sobre sistema de governo Presidencialista/ Parlamentar com voto distrital, e regulamentações de outras questões deixadas pelos Constituintes.

. E nada mais é necessário


. Constituinte é tese  bolivariana do PT.

7 comentários:

Anônimo disse...

Isso não é nenhuma novidade. Basta ver a atuação de todos os dirigente cucarachos: logo que assumem o governo tentam, e algumas vezes conseguem, mudar a constituição para atender seus interesses totalitários.

Anônimo disse...

Caiu a casa polibio, JN, Band e SBT fizeram ampla reportagem do aeroporto construido em 2010 pelo entao governador Aecio nas terras do tio avo dele.

Anônimo disse...

A constituição é cria dos políticos que as fazem e esses são crias do povinho que os elege, e no momento não podemos pensar em modificar a constituição porque o Brasil passa por uma crise moral, ética e cultural nunca antes vivida na história deste país!

Anônimo disse...


Dilma pede que Bom Senso FC levante brechas para democratizar a CBF.
E nós, povo brasileiro, pedimos que a Dilma levante brechas para democratizar o País e não conduzi-lo ao autoritarismo.

Anônimo disse...

Verdade nua e crua! Nova constituinte será salto no precipício!

Anônimo disse...

São como Presidentes de Clubes de Futebol,depois que ganham as eleições a primeira medida é a mudança do Estatuto do Clube para lhes faverecerem.

Carlos E. Petry disse...

É a análise mais lúcida, que já vi sobre o tema.
Curta, objetiva, simples. E é só o que precisa. Não precisa nem desenhar.
Parabéns Roque Callage Neto e obrigado ao titular do blog por ter trazido a informação.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/